***Importante***
Todos os arquivos foram pegos no site http://www.slightlymagic.net/
Sempre gostei deste jogo e criei este tutorial para tentar incentivar mais pessoas a jogarem e se divertirem com ele.
Espero que gostem.
O que é isso?
Magic Workstation é um programa gráfico (a definição é essa mesmo?) e não possui nenhuma IA.
Os 2 jogadores tem de conhecer as regras, ou pelo menos as principais pois é praticamente tudo manual.
Caso não conheçam o jogo ainda, peguem a ver. do Wagic do Wololo para Win e PsP.
O problema do Wagic é a falta de modo online e claro: faltam muitas cartas, principalmente das Planeswalkers e ainda possuem bugs em algumas. MAS o Wagic é MUITO BOM!!! Possui IA para se jogar sozinho e as regras do jogo, como todo o resto são automatizados simplificando muito a jogatina. Como dito roda no PC ou PSP e pode ser utilizado para aprender o principal das regras do MTG. Infelizmente...depois de um tempo cansa jogar sozinho...
O que preciso para jogar?
Antes de listar as coisas necessárias, vamos ponderar o seguinte.
O programa em si não é grande, MWS+MASTER tem apenas uns 15MB e é o suficiente para jogar.
A questão é se você pretende baixar as IMAGENS das cartas. Com as imagens completas, o pack possui 2.06GB+.
Muito? Então tem a opção de usar apenas as imagens da carta, sem a parte de sua descrição, o que faz com que o jogo fique com meros 830MB. A descrição será carregada a partir do arquivo Master que é a mesma da carta, mas ficará um pouco diferente.
Crop

Full

Itens necessários
Todos foram retirados do site: http://www.slightlymagic.net/
Updates e afins poderão ser pegos por lá também caso sejam lançados.
Postarei tudo menos o link das imagens das cartas.
- Magic Workstation Link
- Updates.rar Link
Senha :
SpoilerShow
Como dito no site (vide 1.The torrent), para conseguir pegar todos as imagens, será necessário baixar o .torrent, mas nas opções do torrent, você poderá escolher qual ver. você vai querer baixar.
A ver. Crops com 797MB (apenas o scan da imagem) ou a ver. Fulls com 1.96GB (scan completo da carta). Caso não queira baixar os quase 3GB de arquivos, selecione apenas UM deles.
Este .torrent não está com todas as expansões e será necessário entrar no diretório do MF para pegar as últimas. (vide 2.Direct Downloads do site)
Mas fiz este tutorial apenas utilizando os do .torrent. Caso tenha pego as outras expansões no MF, apenas descompacte na pasta Pics (vide 4.). Eu aconselho pegar o máximo que você puder, pois a beleza do MTG está na arte das cartas e claro, na estratégia.
***Instalação***
1. Instale o MWS no seu computador.
1a. Se estiver utilizando Windows Vista ou Windows 7, mude a pasta de destino e instale em outro lugar (EX: C:\MWS\ , D:\MWS\), pois muitos usuários relataram erros na execução do programa nestes OS's.
2. Deixe marcado a execução do Magic Workstation no fim da instalação. Uma tela de "versão não registrada" irá surgir seguido de uma tela de dicas. Se tiver algum problema no win XP, tente baixar e instalar novamente. No Windows Vista e 7 faça o mesmo ou talvez você tenha esquecido de mudar a pasta de destino (Vide 1a).
Se não aconteceu nenhum erro, feche o Magic Workstation.
3. Extraia os arquivos do Updates.rar dentro do diretório do MWS e escolha "sim" para substituir todos os arquivos antigos.
4. Vá para a pasta Pics que você baixou via .torrent e dentro dela terá várias pastas, mas a que realmente interessa são apenas 2 delas: Crops e Fulls.
Abra a pasta que você baixou (Crops ou Fulls), e você terá vários arquivos .rar.
Extraia tudo dentro da pasta Pics do diretório do MWS.
*Obs: Extraia as pastas e não apenas as imagens, ou seja, dentro da pasta Pics você terá as pastas 4E,4EA,5E, etc.
5. Inicie o Magic Workstation e em "Tools>Preferences>Interface:Graphic Theme" mude o tema para "New Magic" ou outro tema que lhe agrade.
5a. Caso o programa esteja travando ou simplesmente fechando ao tentar mudar o tema, vá para a pasta onde instalou o MWS e delete a pasta "Custom Sets" e tente novamente.
6. Em "Tools>Preferences>Image View" deixe como na imagem abaixo para utilizar as imagens originais do MTG.

7. Em "Tools>Preferences>Languages" mude as 3 opções para português.
Pronto!!!
Como Jogar?
Caso queira ir diretamente para a jogatina, inicie o Online Play.
Na tela aperte F2 ou "File>New Game" e clique em Load Deck. Pegue seu Deck ou escolha algum da pasta Decks que se encontra dentro do diretório MWS.
Em "Game Type" deve estar selecionado "Connect via the internet or lan".
Edite seu Nome, o life inicial (normalmente é 20), quantidade de cartas iniciais e sua frase automática que será dita no inicio da partida dentro do chat.
Clique em Start Game e na janela seguinte, um dos jogadores clica na aba Wait e em seguida no botão Wait. Na caixa irá aparecer seu IP e a porta (prefiro jogar usando o Hamachi pois é mais fácil usar o IP da rede). Caso não esteja usando o Hamachi, passe seu IP e a porta (por "default" é a 4747) para seu amigo e ele vai em "Calling..." e digita lá o IP+porta.
EX: 123.123.123.123:4747
Lembrem também de liberar as portas para o Hamachi e para o MWS para não ocorrer erros na conexão.
Depois de conectado, é só jogar.
Lembrando novamente que este é um programa gráfico (vou chamar assim mesmo LOL). Ele não possui nenhuma IA e os jogadores são responsáveis pelo andamento da partida.
***Nota***
No Magic Workstation, você monta seu próprio Deck ou edita algum pré-montado para se adaptar ao seu jeito e suas estratégias.
Eu prefiro montar um Deck pessoal, mas os pré-montados já quebram um galho e deixam as partidas mais equilibradas com jogadores avançados e os que tenham começando a pouco tempo no MTG.
***Nota 2***
Tem algumas chaves de registros (google), mas é muito chato e prefiro deixar em trial mesmo pois o programa funciona DO MESMO JEITO!
A diferença é que na tela de inicio do Magic Workstation não tem tempo de espera, e no modo de teste você pode mudar o Deck do oponente (que é você mesmo...rs).
É útil? Sim mas o problema é que 2 jogadores não podem utilizar a mesma chave. NÃO PODEM. O programa simplesmente vai acusar o erro e irá fechar. Neste caso um deles tem de editar o registro do Windows e terá de apagar a chave do registro.
***Dicas***
Tentei deixar o mais fácil possível a explicação da tela do MWS.

Na barra de turnos (não sei os nomes técnicos), não é necessário ficar clicando de 1 em 1, isso é mais para o Log do jogo. Nada impede que vocês joguem da forma correta, mas é uma perda de tempo e nas vezes que joguei, utilizamos o Skype para nos organizarmos e para o jogo ficar mais dinâmico, porque SIM Magic é um jogo onde tem MUITAS discussões sobre as regras e vocês discutirão muito sobre elas durante a partida.
Eu joguei Magic a muitos anos atrás e não conheço todas as regras, erro bastanto e também tenho minhas dúvidas. Por isso, caso tenha alguém que realmente entenda e puder dar uma ajuda (pra mim também...rs) esclarecendo as dúvidas que possam surgir seria bem legal.
Por enquando é isso e se tiverem problemas na conf. do MWS ou tenham visto algum erro no tutorial, deixem um comentário.
Lembrando que erros de português não contam e serão ignorados...hum...zoeira. =D