Imagem--------------------------------------------------Imagem
O FÓRUM ESTÁ EM MODO APENAS LEITURA, CADASTROS NO FÓRUM DESATIVADOS, NOVAS POSTAGENS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS A PARTIR DE 20/05/2018. SE PRECISAR DE AJUDA, DÚVIDA, OU SEJA O QUE FOR, CLIQUE NA IMAGEM DO TELEGRAM E PEÇA O QUE FOR PELO TELEGRAM DO NEWSINSIDE.

Como fazer download de jogos e programas na Usenet

Avatar do usuário
SolidBot
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 735
Registrado em: 30/06/2008
Consoles: PSP, 3DS, 360, PS Vita
Titulo: Mais Amor Pfv

10/08/2012

O que é a usenet?
Trocando em miúdos, a usenet é um serviço de troca de mensagens (como um fórum), onde existem grupos (os classicos alt.algumacoisa.outracoisa) onde qualquer usuário pode postar uma mensagem e obter respostas de outros usuários da internet. O charme da coisa é que o pessoal logo descobriu que os servidores usados para a usenet eram extremamente rápidos, sendo assim moveram uns pauzinhos e descobriram uma forma de se enviar ARQUIVOS BINÁRIOS (Entenda-se: jogos, programas, etc) para a usenet.

Como Funciona?
Não vou entrar nos detalhes de upload de arquivos já que o foco da maioria lendo esse tutorial é fazer DOWNLOAD, não UPLOAD, mas funciona basicamente da seguinte forma: O seu cliente de usenet quebra o seu arquivo binário (por exemplo, um .RAR) em diversas mensagens de texto montadas de uma forma especial, e posta essas mensagens na usenet. Quando um outro cilente (o programa acessando a usenet) preparado para ler mensagens desse tipo entra no grupo, ele "sabe" onde começa e termina o seu arquivo RAR, sendo assim é capaz de baixar todas as mensagens de texto, monta-las no seu PC e por consequência, montar o arquivo final (O .RAR enviado pelo upload). Se o upload é composto de diversos arquivos (os clássicos RAR, R01, R02.. etc), o processo de quebra é feito para cada arquivo enviado.

Imagem

Ao fazer o download, o processo invertido do mostrado na imagem é realizado. Entra-se no servidor, acessa-se o grupo, baixa-se as mensagens e monta-se o arquivo RAR no seu PC.

Arquivos NZB, a primeira magia da Usenet
Como você pode ver seria relativamente complicado você entrar em um grupo grande (como o alt.binaries.pc por exemplo) e achar o que você gostaria de baixar, sendo assim inventaram (inventaram?) um negócio chamado arquivos NZB. O arquivo NZB é pra usenet o que o .torrent é para o sistema de Torrents, com a diferença que um arquivo não é amarrado a um servidor único. No torrent, se você baixar um .torrent do tracker X, com raras excessões, o download será feito somente via o tracker X. No caso da usenet, se você baixar um NZB em qualquer lugar, ele poderá ser usado para fazer download em qualquer servidor da usenet.

Você pode usar os seguintes sites para baixar arquivos NZB:
http://binsearch.info/ - Simples e funcional
http://www.nzbsrus.com/ - Bem mais organizado e com categorias individuais para cada tipo de release (jogos, filmes etc);

O que preciso para usar a usenet?
Rapido e rasteiro:
  • Um cliente de usenet; Alt.Binz (Windows, apenas NZB), Newsleecher (Windows, suporte a grupos e nzb)
  • Um servidor de usenet;
  • O NZB do arquivo a ser baixado;
Servidores de Usenet e tempo de retenção
Para poder usar a usenet, você terá que assinar um servidor de usenet. 99% deles são pagos, sem choro. Existem alguns (poucos) que fazem trial gratuito (tipo conta free baixar até 1GB por exemplo), mas a maioria deles só via assinatura. Na teoria todos os servidores são iguais, o que diferencia um do outro basicamente é o que chamamos de Tempo de retenção.

Se você considerar que a todo momento existe gente enviando arquivos para os grupos, dá para imaginar que em algum momento ia ficar financeiramente inviável manter tudo online ao mesmo tempo, sendo assim os servidores possuem uma coisa chamada tempo de retenção, que dita POR QUANTO TEMPO UMA MSG ENVIADA A USENET FICARÁ NAQUELE SERVIDOR ESPECÍFICO. Com isso dá para concluir que quanto maior a retenção, "melhor" o servidor (possui mais arquivos por mais tempo). Por exemplo, se um servidor possui 180 dias de retenção, as mensagens enviadas ao servidor ficarão online no grupo, garantidamente, por 180 dias.

Eu, pessoalmente, recomendo os seguintes servidores:
  • Giganews: O que há. Maior retenção, vários brindes ao assinar, diversos planos para todos os tipos e gostos;
  • Astraweb: BEM mais barato que o giganews e com retenção tão boa quanto. Tem um diferencial de ter planos de "blocos" (você não precisa assinar. Paga X por Y Gigas de download e usa quando quiser);
Arquivos faltantes e PAR, a segunda magia da usenet
Considere o seguinte cenário:
Imagem

Em um caso como esse, já que você não teria de onde conseguir a mensagem faltante pra remontar o arquivo, o RAR em questão estaria perdido para sempre, e por consequência TODO O SET BAIXADO, caso fosse um RAR de várias partes (RAR, R01, R02, etc).

Como a volatibilidade das mensagens na usenet é bem grande (tudo é, no fim, texto), foi criado um formato de arquivo chamado PAR (de paridade, parity) que pode ser usado para REPARAR um arquivo do set para o qual ele foi criado. Sendo assim quando você ver um upload grande na usenet, ele quase sempre será acompanhado de um arquivo PAR (ou vários) correspondentes, para ajudar no reparo do set em casos como o citado na imagem acima.

O processo do PAR funciona da seguinte forma. Considere o seguinte upload:
Imagem

Se durante o download, uma das mensagens (partes do arquivo) estivesse faltando, o reparo via PAR aconteceria da seguinte forma:
Imagem

Não entrarei em detalhes em como funciona o sistema de PAR / PAR2, mas saiba apenas que é magia negra e funciona. Cada arquivo PAR pode ser capaz de reparar uma OU MAIS mensagens faltantes no set completo. Sendo assim se cada arquivo do seu set tiver 1000KB (o caso do exemplo) e você tiver um PAR com 800KB (no exemplo), TEORICAMENTE daria para aquele PAR ainda reparar mais uma mensagem que estivesse perdida, pois:

Arquivo: 1000KB / 3 (mensagens) = ~333KB por mensagem
PAR: 800KB / 333KB (de cada msg) = ~2,4 mensagens

:idea: Lembrando:
* Um PAR pode reparar uma OU MAIS MENSAGENS faltantes, como visto acima;
* Um PAR não pode ser usado para reparar outro PAR (obviamente);
* Um PAR não pode ser usado mais de uma vez no mesmo set (se voce usou o PAR para reparar o .R01, não poderá usar o mesmo PAR para reparar o R02, etc)

No mais, para clientes como o Alt.Binz (que eu uso) o processo de reparo via PAR é automático. Se você configurar o cliente para extrair os arquivos automaticamente e ele falhar durante o processo por arquivo corrompido, ele automaticamente irá baixar um PAR pra você e executar o reparo.

Usando a usenet
Agora que você entende o principal da usenet, segue um pequeno tutorial com imagens explicando PASSO A PASSO como baixar um arquivo NZB, do começo ao fim.
  • Instale o cliente e configure o servidor:
    Imagem
  • Conecte-se ao seu servidor para ver se está tudo ok com a sua configuração:
    Imagem
  • Configure a pasta de download
    Imagem
  • Faça download do arquivo NZB e abra-o no seu cliente:
    Imagem
  • Se o seu cliente, estiver despausado (default), o download irá começar e você poderá acompanhar pela janela principal:
    Imagem
  • Depois de finalizado, na aba PAR2 você poderá verificar se seu set precisa de reparos:
    Imagem
  • E é isso. Clicando no icone "download" do cliente, a pasta de download que você configurou irá abrir diretamente e seu arquivo estará lá :)
Perguntas frequentes
:?: Porque assinar a usenet se torrent / rapidshare / etc é de graça?
:!: Velocidade, basicamente. Normalmente é dificil topar a velocidade do seu link em um tracker de torrent aberto (sem seedboxes), mas isso sempre irá acontecer na usenet, pois os servidores liberam o máximo de banda para os downloads.

:?: A usenet funciona como um torrent?
:!: Não, o download é feito de uma ponta diretamente para a outra (Servidor > cliente, você). Existem várias vantagens nesse sistema, como não depender de ninguém do outro lado enviando o arquivo pra você (a velocidade sempre é máxima independente de onde você está baixando). Na teoria todos os servidores tem todos os arquivos ao mesmo tempo. Não existe a necessidade de "peers" ou "seeders".

:?: A usenet é segura?
:!: Bem mais que um torrent ou rapidshare, na minha opinião. Se você tem problemas para fazer downloads na internet ou sofre caps como Traffic Shaping, basta ativar o SSL (disponível em 99% dos servidores) para criptografar as conexões e impedir que qualquer pessoa (até o seu provedor) "escute" o que está passando entre você e o servidor da usenet.

:?: MAS TEM QUE PAGAR COMO FAZ PRA TER DE GRAÇA ABAIXAR JOGOS GRATIS ESTALAR FIMWARE HUEHUEHUEHUEHUEBR BR
:!: Imagem

E é isso. Eu pessoalmente gosto de reparar os arquivos PAR manualmente com um programa externo, se pá faço um tutorial explicando isso depois também ;)
Editado pela última vez por Yskar em 12/08/2012, em um total de 2 vezes.
Razão: Edit: FAQ
Dúvidas? Leia as regras do fórum

Outros sites da rede NewsInside:
http://www.newsinside.org - Notícias e tutoriais da cena homebrew

Avatar do usuário
SolidBot
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 735
Registrado em: 30/06/2008
Consoles: PSP, 3DS, 360, PS Vita
Titulo: Mais Amor Pfv

10/08/2012

Sites para fazer download de NZBs:

:right: http://binsearch.info/" onclick="window.open(this.href);return false;
Categorias: Todas (permite filtrar a pesquisa por grupos da usenet)
Requer registro: Não
Descrição: Um dos poucos indexadores abertos existentes. Usa scripts de indexação automática, sendo assim lave as mãos depois de usar
Editado pela última vez por SolidBot em 21/02/2013, em um total de 1 vez.
Razão: Removido os indexadores que ficaram off
Dúvidas? Leia as regras do fórum

Outros sites da rede NewsInside:
http://www.newsinside.org - Notícias e tutoriais da cena homebrew

Avatar do usuário
geekpobre
Usuário
Usuário
Mensagens: 1
Registrado em: 24/07/2009
Consoles: N64, GC, X360, GBA
Titulo: Backup do Google
Localização: NA INTERWEBS VÉIIII
Contato:

10/08/2012

Logo se vê que o tio não manja nada das putarias. Quebrou a regra 1 da rede que não pode ser nomeada e não mandou as coisas maneiras.

SuperNews - É um servidor bem bom, retenção de pouco menos de 1.5k dias e pelo que parece eles na verdade revendem bloco da giganews (então a parada é chupeta mesmo)

SabNZBd - Downloader de NZB maneiro, roda até em batata o treco. faz download de feed do seu RSS de seja lá qual for o seu site preferido pra baixar nzbs, categoriza bonitnho, roda script post-download e tudo mais.

Panic Unison - Tipo um alt.binz para bich-digo, macusers. Acessa grupos e baixa binários. é pago (como tudo no câncer chamado osx)

Tem também uns apps pra automatizar download de música/filme/série com o sabnzbd.
SickBeard - Pra baixar séries
CouchPotato - Pra baixar filmes
Headphones - Pra baixar músicas

E se tu for mais burro que uma porta esse blog tem tutorial de como fazer install e setup disso tudo numa máquina pra fazer seus downloads.

Avatar do usuário
Rike09
Usuário
Usuário
Mensagens: 551
Registrado em: 04/08/2010
Consoles: GBA, PSP, DSLite, Xbox360
Titulo: Newestern Outlaw
Live ID: Ric4o
Localização: Curitiba - PR

10/08/2012

Porra, daqui uns dias tá compensando comprar um pc veinho e deixar no canto, só automatizando e responsabilizando pelos download.

É o PBay, em outros sistemas... correto?

Que parada Fix!
Karmaaão pra vcs =D

Vlw mesmo.
[GUIA] Xk3y / Wasabi e ODDE's em Geral:Clique aqui para ver!

Avatar do usuário
SolidBot
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 735
Registrado em: 30/06/2008
Consoles: PSP, 3DS, 360, PS Vita
Titulo: Mais Amor Pfv

10/08/2012

Rike09 escreveu: É o PBay, em outros sistemas... correto?
Não, o sistema é de download direto (sem necessidade de peers). Sempre vem no TALO da velocidade (a granda vantagem da usenet)
Dúvidas? Leia as regras do fórum

Outros sites da rede NewsInside:
http://www.newsinside.org - Notícias e tutoriais da cena homebrew

Bresso
Usuário
Usuário
Mensagens: 15
Registrado em: 24/02/2011
Consoles: PSP, PS3 e XBOX360

10/08/2012

Aguardando e-mail de confirmação do Giganews =)

Avatar do usuário
Diavolo
Usuário
Usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 01/01/2009
Consoles: 3DS XL e PSP 3001 6.39 Pro
PSN ID: Diavulum
Localização: Rio de Janeiro

10/08/2012

Caraio, nem sabia que isso existia. Valeu mesmo Tio Solid , já fiz o cadastro no nbzxxx.com kkkkkkk

Avatar do usuário
bodosko
Usuário
Usuário
Mensagens: 5
Registrado em: 09/01/2011
Consoles: PS2 PS3 X360 PC
Localização: Campinas

10/08/2012

Boa tio. Mas eu ainda prefiro torrent pelo fato de ter mais conteúdo.
Antigamente sim Usenet achava tudo, mas hoje em dia o forte é torrent.

Hoje mesmo eu queria testar o CS:GO e não acha nada decente na USENET. Ja nos torrent acha um bilhao por aí.
Release de CD também nunca acho o que quero, nem em torrent. Só http em site especializado mesmo.

Enfim, acho que depende da categoria que voce procura, mas no geral Torrent > Usenet nesse quesito.

Avatar do usuário
Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Mensagens: 5128
Registrado em: 16/01/2011
Consoles: Wii,X360,PS3,NDS,N64,GBASP,PS1
Titulo: Ippen... Shinde miru?
Live ID: Wolfct2v
PSN ID: Wolfterro2v
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

10/08/2012

Bom tutorial ae. +Karma! :y:

Mas só acho que isso tinha que estar na área premium...... :whistle:
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

Bresso
Usuário
Usuário
Mensagens: 15
Registrado em: 24/02/2011
Consoles: PSP, PS3 e XBOX360

10/08/2012

Caramba, tô baixando aqui já e realmente a velocidade é fenomenal! Vale a pena!

Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante