Imagem--------------------------------------------------Imagem

Desbloqueio do Wii 4.1 via SoftMod

Todos os tutoriais Wii estão aqui para consulta e ajuda :D

Esse Tutorial é útil? (Favor votar, e se possível comentar o motivo do voto)

Sim. Utilizei ele para desbloquear meu Wii e foi OK.
7
27%
Sim. Não precisei dele, mas está OK.
11
42%
Me ajudou, mas faltaram algumas informações.
2
8%
Poderia ser melhor.
0
Não há votos registrados
Não. Tentei fazer o desbloqueio por ele e não consegui.
3
12%
Esse tutorial é inútil.
3
12%
 
Total de votos: 26
Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

20/02/2010

Tutorial Desbloqueio Wii - Softmodding Wii 4.1


Índice

Introdução / Considerações
.
Olá companheiros!
.........Resolvi criar esse tutorial para auxiliar os usuários de Wii a entrar no maravilhoso mundo do Hacking/Modding existente para o console. Esse tutorial tem o intuito de instruir os usuário que estão com um novo console em mãos e quer desbloquear para a utilização de Backups em seu console. Irei fazer um passo a passo para tentar auxiliar os leigos no assunto.

Antes de iniciar gostaria de reforçar que:
  • Eu não tenho nenhum conhecimento de programação / Hacking / Modding e derivados. Eu apenas sou um usuário curioso que passa muito tempo estudando o assunto para entender sobre tal. Portanto nenhuma ferramenta/programa que eu linkar é de autoria minha.
  • Esse conteúdo eu criei baseado em outro materiais já existentes na internet. Irei me basear em minhas experiências vividas com tal situação e transmitir para aqueles que tem alguma dificuldade. Estou criando esse tutorial pois não encontrei tutoriais que me atenderam 100% e que estavam em português. Até mesmo os tutoriais em inglês deixam a desejam em alguns pontos. Caso você tenha algum bom tutorial em Português, ou mesmo em inglês, ficaria muito grato de receber a contribuição e acrescentar nas recomendações.
  • Qualquer dúvida quanto ao processo poste aqui no fórum que os usuários com certeza te auxiliarão para que você consiga concluir o processo com sucesso e por conta própria.
  • Eu não proíbo a divulgação do conteúdo em lugar nenhum. Apenas peço que mantenham os créditos para o NewsInside.org.
Grato - Limp

PS: Tutorial ainda em desenvolvimento, vou alterar textos e fotos conforme o pessoal for sinalizando. Os passos seguintes estão permitem o desbloqueio de seu Wii. Ainda irei acrescentar mais informações, porém se o seu Wii está configurado conforme descrito, pode realizar o processo sem problemas! :D
-Segui recomendações e coloquei varias Tags Spoilers para diminuir o tamanho do tutorial.


Prefácio - Conhecendo o Mundo do Wii
.
.........Antes de iniciar com os passos operacionais em si gostaria de dar uma introdução quanto a situações e termos utilizados ao longo do tutorial. Esses termos são bastante vistos na cena Wii. Portanto é importante se familiarizar e entender o básico de cada um, para poder engatinhar com as próprias pernas no mundo homebrew.
Se você ainda está em dúvida se deve desbloquear seu Wii via Softmod aqui seguem alertas:

:?: Por que não desbloquear?
  • Sempre que é feito um processo de desbloqueio o console perde a garantia do fabricante. Ou seja, você realizando o processo não terá direito a reivindicar junto ao fabricante ou local onde adquiriu o produto a assistência gratuita, ou troca do equipamento. Mesmo que seja por problema de fabricação.
  • Você está sujeito a que seu console Brick. Ou seja, fique inutilizável para qualquer fim, desde o momento em que desbloqueou o mesmo.
  • Você terá oportunidade de utilizar ferramentas não oficiais, ou então backups ilegais dos jogos. Caso esteja realizando essas operações estará cometendo crime e é por conta e risco.
  • Todo o processo que eu citar no passo a passo para desbloqueio é eficaz, porém qualquer processo incorreto pode resultar em perda do equipamento.
:?: Por que desbloquear?
  • Você terá a opção de utilizar Backups de jogos em seu Wii.
  • Terá aumento das funcionalidades de seu console, podendo executar aplicações que seu console não teria capacidade nativa.
  • Poderá executar jogos de outras regiões em seu console.
  • O desbloqueio por Softmod é feito sem abrir o console, ou modificações físicas. Qualquer pessoa é hábil para realizar a ação.
O processo que será realizado é de inteira responsabilidade do idealizador. Eu não me responsabilizo por qualquer dano que seu console venha sofrer, ou com a utilização inadequada de qualquer ferramenta. Se não estiver seguro com o conteúdo a seguir procure em outras fontes. A internet é livre e eu não vou ficar bravo se você quiser uma segunda opinião.



Glossário:.
SpoilerShow
.
Wii - É um videogame da Nintendo (OK, eu coloquei esse só pra zoar...)

System Menu - Este é o Sistema Operacional do Wii. Ele já vem nativamente com o console. Logo que se liga o Wii, ele entra em uma tela em que são apresentados os canais (os quadros como Disc Chanel, Photo Chanel, Mii Chanel). Essa tela em que você pode acessar os canais e navegar livremente é o System Menu.

Canais (Channels) - Os canais são os atalhos instalados no seu Wii, e são visualizados no System Menu. Sempre que algum programa for instalado no Wii (no próprio HD interno do console) o Wii cria um canal dentro do System Menu que permite que você acesse aquele determinado programa instalado. Você também pode instalar canais para acessar aplicativos que estejam dentro do SD ou Dispositivo de Armazenamento USB.

ModChip - É o Chip que é instalado no Videogame, oferecendo ao mesmo funções que ele não tem liberado em sua fabricação. Quando é feita a aplicação de ModChip é feita uma modificação física no console, ou seja, é necessário abrí-lo, inserir um chip (em conectores e muitas vezes soldá-lo). O intuito desse tutorial é que você não tenha que realizar o processo de modchipping no seu Wii. Porém em alguns casos é necessário que seu console passe por esse processo para que tenha algumas funções ativadas.

Softmod - Softmod é quando se realiza modificações no console através de Softwares, ou seja, modifica o sistema do console apenas com a instalação de programas. É o método mais prático e simples de se fazer, pois não exige nenhuma habilidade motora (com soldas por exemplo), e já existe uma quantidade considerável de programas bons para se realizar o processo.

HomeBrew - HomeBrew são aplicativos "caseiros". Ou seja, são aplicativos que foram desenvolvidos por pessoas/grupos independentes, e que podem ser executado pelo Wii. Nativamente esses programas não são reconhecidos pelo console, porém depois de modificá-lo o Wii executa programas HomeBrew sem nenhum problema.

Boot2 - É o local onde o Wii acessa antes de ligar. Ou seja, se você tiver acesso a Boot2, você consegue acessar as configurações do Wii antes dele, e restaurar de qualquer problema que venha a ter.

Nand - A memória Nand é o coração do Wii. É nesta memória que estão guardadas todas as informações importantes que faz com que o console funcione perfeitamente.

IOS (Internal Operation System) - Os IOS's são como "itens operacionais". Eles são como assinaturas que o Wii aciona para liberar a execução de alguma coisa nele. Por exemplo, se você quer jogar um jogo do virtual console, o Wii irá ativar o IOS do virtual console para que o jogo funcione normalmente. Se você quer que o Wii reconheça seu SD, o Wii precisa ter o IOS instalado que tem a função de reconhecer o SD. // Fazendo analogia com o computador, ele funciona como Plugin e Driver. Se seu computador não tiver driver de mouse, o mouse não funciona. Esses arquivos vão ficar instalados no Wii e você nunca os verá, mas eles serão super que você tenha seu console funcionando.

cIOS (custom Internal Operation System) - OS cIOS's são IOS's que passaram por algum tipo de modificação. Alguém\Algum grupo Hacker verificou que poderia liberar alguma funcionalidade do Wii, e modificou a assinatura para que o Wii fizesse tal função. Elas são IOS's com super poderes! Esses arquivos vão ficar instalados no wii e você também nunca os verá, mas eles serão super importante para seu mundo do modding.

*.DOL / *.ELF - Os arquivos com extensões DOL e ELF são os arquivos que o Nintendo Wii consegue executar. Quando se precisa executar um arquivo no Wii ele estará nesse formato. Em alguns momento você precisará do aplicativo HomeBrew Chanel para conseguir que o Wii os execute. Arquivos com extensões DOL e ELF são para o Wii, o que os arquivos .EXE são para o PC.

*.WAD - São aplicativos que são instalados no seu Wii. São programas que instala no Wii, normalmente pelo WAD Manager, e pode ser qualquer coisa, desde IOS até jogos. Depois que instalou no Wii, normalmente, ele aparece no seu console como um canal. Voltando para a analogia com computadores, é como um arquivo .exe. Você pega o arquivo, instala no pc, e depois ele fica com atalho no desktop para ser utilizado.

HomeBrew Chanel - O HomeBrew Chanel é um aplicativo que Lê os arquivos .dol e .elf. Ou seja, ele traduz as extensões para que o programa que você quer que o Wii execute, seja executado. Ele funciona como o Winrar no seu computador. Se você baixar um arquivo da NET e ele vem "aplicativodowii.rar" e você não tem o Winrar instalado, o seu computador não vai ler, e o arquivo só vai ocupar espaço e ser inútil. Agora se você ler o arquivo *.rar via Winrar o seu computador vai entender o que é e vai executar.

WadManager / Wad Installer - Tem a mesma função que o homebrew Chanel, porém executa arquivos com a extensão *.WAD. Se o HomeBrew Chanel pode ser considerado o Winrar, o WadManager pode ser considerado o Winzip. Eles têm a mesma função, porém reconhecem extensões diferentes de arquivos.

Bannerbomb - BannerBomb é o método atual para que se instale o HomeBrew Chanel em seu console. Por ser um aplicativo HomeBrew O Wii não permite a execução do HomeBrew Chanel. Porém foi desenvolvido o método do Bannerbomb para que o Wii instalasse o canal, e aí sim você iniciasse o processo de desbloqueio.
=========================================================================
Bibliografia e Recomendações:
.
.
Getting Started: Tutorial/Glossário para NOOBS e EXPERIENTES - Guia Criado pelo Toshio. Ótimo Complemento para o Tutorial. Recomendo Ler antes de realizar os passos do Tutorial.

A Cena ! [FAQ] - Guia Criado pelo Lugão. Recomendo Ler antes de realizar os passos do Tutorial, para entender melhor o mundo Hack.

New 3.1-4.1 Softmod for ANY Wii - Guia de Desbloqueio do Wii (Inglês)
Complete Wii Softmodding / Hacking Guide - Guia de Desbloqueio do Wii (Inglês)
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

20/02/2010

Desbloqueando o Nintendo Wii


:right: Vamos por a mão na massa, então. Pra início de conversar é importantíssimo alertá-los que:
  • Esse tutorial está em faze de aperfeiçoamento. Irei atuáliza-lo conforme achar necessidade. Alguns passos para algumas pessoas ainda não constarão no tutorial, porém pretendo acrescentá-los.
  • Apensar siga esse tutorial se o Wii estiver intacto a modificações. Ou seja, se você tem algum Hack instalado, não prossiga com o processo. (Em breve atualizarei com os passos para voltar com o Wii ao estado original)
  • O processo é para quem estiver com o Wii com o Firmware 4.1. Se você estiver com um firmware inferior ao 4.1, atualize com o firmware oficial da nintendo para 4.1. Caso o seu Wii esteja com o Firmware 4.2 NÃO PROSSIGA. O PROCESSO A SER REALIADO É DIFERENTE.


A Preparação
.
O que é necessário para executar o desbloqueio do Wii:
  • O console do Wii no firmware 4.1 oficial, sem nenhuma modificação (conforme citadoo acima);*1
  • Cartão SD de 2GB;*2
  • Wii Conectado a Internet;*3
  • OS arquivos contidos nesse pacote: Download ou Download;*4
1- Se não estiver nas condições não prossiga (sim sou repetitivo, mas tem gente que demora a entender)
2- O Cartão SD não precisa necessáriamente ser de 2GB. Recomendo de 1 ou 2GB. Recomento de 2 para você acrescentar os arquivos e realizar o backup da NAND sem ter preocupações futuras. NÃO UTILIZE CARTÕES SUPERIORES A 2GB. Cartões com maior capacidade de armazenamento já sáo SDHC (em sua maior parte). Cartões SDHC dão zica no processo. Por isso, evite.
3- Esse processo precisa do Wii na internet. Em breve opção Offline
4- Se tiver arquivos de sua preferência pode utilizar, mas recomendo o pacote que eu disponibilizei.



Preparando o Cartão SD
SpoilerShow
.
O cartão SD será exclusivo para a execução dos arquivos no Wii. Portanto não deixe nada nele e faça backup dos arquivos em um PC.
  • Inicialmente formate o SD para FAT32. PAra isso conect o SD no computador.
    • Vá em "Meu Computador"
    • Clique com o botão direito no dispositivo de armazenamento que está o SD
    • Selecione a opção Format
    • Irá aparecer uma nova janela.
    • Selecione o tipo de formatação em Fat32
    • Também marque a opção Formatação Rápida (é opcional e nesse caso não fará tanta diferença)
    • Aguarde a barra de progresso terminar e pronto. O cartão está formatado para funcionar perfeitamente no Wii.
Feito o processo de formatação basta colocar os arquivos que vocE baixou do pacote no SD. Extraia todos os arquivos que vieram compactado na raiz do cartão SD. Por exemplo se o seu cartão SD está sendo reconhecido como "W:" pelo computador, você coloca os arquivos diretamente nele. De forma que ele ficará assim:
  • w:\apps
    w:\private
    w:\wad
    w:\boot.elf
    w:\hacks.ini
    w:\IOS15-64-v257.wad
    w:\IOS15-64-v266.wad
    w:\IOS36-64-v3094.wad
    w:\IOS38-64-v3867.wad
Feito isso seu cartão SD está pronto para meter bronca!
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

20/02/2010

Softmodding Wii 4.1

#1 Iniciando o Desbloqueio - BannerBomb, BootMii e HomeBrewChanel
.
Até agora você fez toda a preparação para começar. A partir desse momento você irá modificar seu Wii. Portanto muita atenção e siga todos os passos em ordem.
  • - Se você inseriu o cartão SD no Wii, retire-o.
    - REMOVA TODOS OS CONTROLES QUE ESTEJAM CONECTADOS AO WII (Controles de GameCube)
    - REMOVA TODOS OS MEMORY CARDS QUE ESTEJAM CONECTADOS AO WII (Memory Cards de GameCube)
    - DESABILITE O WIICONNECT24.*
    - Tenha Certeza que seu Wii Tenha pelo menos 500 Blocos Livres na memória interna.
*-Ligue seu Wii. Passe pelas telas iniciais até chegar no System Menu. No System Menu existe, no canto inferior esquerdo, um logo do Wii. Selecione esse logo.
-Aparecerão duas opções "Data Management" e "Wii Settings". Selecione a segunda opção (Wii Settings)
-No topo aparecerá a mensagem "Wii System Settings". Confirme se está na versão 4.1
-Pressione o botão + no controle para ir para a segunda tela de opções. Selecione WiiConnect24.
-Na próxima tela selecione a opção "WiiConnect24"
-E por fim selecione a opção "Off". E "confirm"
-Feito isso, pressione o botão home e retorne para a tela inicial do Wii.

  • 1)Voltando para o System Menu, agora que você já tem total certeza que seu Wii está OK vamos começar o processo.
    • Novamente selecione o logo do Wii que está no canto inferior esquerdo.
    • Agora selecione a opção "Data Management"
    • Depois entre na opção "Chanels"
    • Vão aparecer os canais do Wii. Na parte superior Direita tem a Aba "SD Card". Selecione a Aba.
    • Ao selecionar a Aba, aparecerá a mensagem "Nothing is inserted in the SD Card Slot."
    • Pegue o SD com os arquivos e insira no Wii nesse momento.
    • Abrirá um quadro com a seguinte mensagem "Load boot.elf?". Selecione a opção "yes".
  • 2)Nesse momento irá iniciar o aplicativo HackMii. É a aplicação do BannerBomb. Aparecerá uma janela com alguns avisos.
    • Pressione a tecla 1 para continuar (primeiro aparecerão os avisos. Depois de alguns segundos aparecerá a opção de pressionar 1 para continuar).
    • Na primeira tela existirão algumas mensagens, selecione "Continue"
    • Ele irá para o "Main Menu". Dentre as opções inicie instalando o BootMii. Selecioner a opção "BootMii...".
    • A tela seguinte te dá duas opções. Instalar o BootMii via Boot2, ou instalar via IOS. A opção de instalação via Boot2 não é disponibilizada para todas as versões de Wii, portanto se apenas aparecer a opção para instalar via IOS é que sua placa de Wii é mais nova e não tem essa possibilidade. Para ter maior segurança, se você instalou o BootMii via IOS, é recomendado instalar o Priiloader (que estará nos passos futuros nesse mesmo tutorial). Se você conseguir instalar via Boot2 não há necessidade de instalar o PriiLoader e seu console estará mais seguro contra Briks. De qualquer forma é necessário instalar o BootMii. Se aparecer "Install BootMii as Boot2" selecione. Caso contrário selecione a opção "Install BootMii as IOS".
    • Na tela seguinte mais avisos, e selecio "YEs, Continue"
    • E por fim na tela seguinte, após rodar alguns patchs, selecione a opção "Yes, Continue" e mais patchs serão instalados.
    • Se tudo deu certo, no fim da página aparecerá a mensagem SUCCESS. Selecione "continue"
  • 3)Quando isso for concluído, quer dizer que seu console já estará com o BootMii instalado! O primeiro passo foi concluído. Agora é preciso instalar o HomeBrew Chanel.
    • Na tela em que ele está, selecione a opção "Return to Main Menu"
    • Ele voltará para o menu principal. Agora selecione a primeira opção "Intall The: HomeBrew Chanel"
    • Na tela seguinte ele irá perguntar se você quer instalar. Selecione "Yes, Continue"
    • Irá iniciar a instalação e, novamente, se tudo der certo, aparecerá Sucess.
      PS: Caso apareça a mensagem Se deseja atualizar o HomeBrew Chanel selecione a opção NÃO, "NO".
Pronto. Agora você também tem instalado em seu Wii o HomeBrew Chanel. Ferramenta essencial para suas peripércias no mundo Hack.

-Para concluir o processo. Selecione a opção "Continue". O aplicativo voltará para o menu principal e você pode selecionar "Exit". Feito isso seu console irá Reiniciar.



#2 Fazendo BackUp da Nand
.
.........Essa etapa do Tutorial não é essencial, mas é altamente recomendada. A Nand é o local onde ficam armazenadas as informações mais importantes do videogame. Em algum momento pode ser que executamos algum processo de forma incorreta, ou venhamos fuçar em algum lugar que não deveríamos, e com isso prejudicar o funcionamento do console. Caso você tenha backup da Nand é possível que se restaure as configurações e não perca seu console pra sempre. O BackUp da nand é feito através do BootMii.
.........O Backup irá ser gravado no mesmo SD que você utilizou para Instalar o BootMii e o HomeBrew Chanel, portanto verifique se existem pelo menos 550Megas livres no SD. Caso não tenha esse espaço libere, ou então utilize um outro cartão de memória.
.........O BootMii tem algumas restrições quanto a qualidade do SD. Não utilize cartões genéricos que você comprou no camelo, ou encontrou no sorvete. Use um SD de qualidade, pois não se esqueça, se precisar recuperar a Nand, é como se fosse realizar um transplante de coração. Eu recomendo sempre utilizar cartões da Sandisk! São altamente confiáveis.

Para iniciar o processo, inicie o BootMii
  • -Caso tenha instalado na Boot2, inicie o Wii com o SD, que tenha os arquivos, inserido no Wii.
    -Caso tenha instalado via IOS, inicie o Wii, e no System Menu acesse o novo canal criado, o HomeBrew Chanel. Assim que iniciar o HomeBrew chanel pressione o botão "Home" no wiimote e selecione "Launch BootMii".
    ATENÇÃO: O Controle do Wii não funciona no BootMii. Para operá-lo você utiliza os botões "Power", "Reset" e "Eject" que ficam no próprio console. Você também pode utilizar o controle de GameCube para operar o BootMii.
    • Assim que o BootMii for iniciado aparecerão 4 ícones na tela. (Wii, he Homebrew Chanel, um SD, e engrenagens)
    • Selecione o último ícone, os das engrenagens.
    • Posterior selecione o primeiro ícone. Que é um Chip com uma seta verde sentido a um SD.
    • Ao selecionar o ícone automaticamente se iniciará o processo de BackUp. Esse processo é muito importante, portanto PARE DE REALIZAR QUALQUER AÇÃO NO WII, NÃO DESLIGUE O WII, NÃO FAÇA NADA. Apenas sente e veja os quadradinhos passando.
    • Depois de completo o Processo aparecerá a mensagem "Verify Succeeded. Hit any button to exit".
    • apete qualquer botão e voltará para a tela do BootMii.
Pronto o Processo de backup da Nand foi feito com sucesso. Agora ela está salva no cartão SD. Já pegue seu cartão SD e coloque no computador e salve a pasta de Backup da Nand em algum local seguro. Se possível grave em mais de um lugar. Feito isso você já pode excluir o arquivo de seu SD.
PS: Durante o processe de BackUp da Nand pode ocorrer de encontrar BadBlocks. É muito Normal isso. Relatos de usuário que acontece em torno de 80 Bad Blocks durante o processo. Particularmente já fiz o processo em Wii com mais de 2 anos de uso e encontrei em torno de 56Bad Blocks. No meu Wii que era novo, ao fazer o processo encontrou apenas 1Bad Block, e em um outro Wii novo de outro amigo, não encontrou nenhum Bad Block no processo. Hoje em dia todos os Wii's funcionam perfeitamente e são felizes!



#3 Brincando com coisa Séria. Alterando IOS's
.
.........Essa etapa é uma etapa bem avançada do tutorial. Vamos modificar as IOS's. Não se esqueçam que as IOS's garantem que seu Wii funcione perfeitamente, portanto algum passo incorreto, ou alguma etapa pulada pode causar danos irreversíveis em seu console. Então Siga atentamente esses passos.

O primeiro passo é acessar o Canal que foi instalado por você em seu console, o HomeBrew Chanel. Se você estiver utilizando o pacote com os arquivos que eu disponibilizei, ao iniciar o HomeBrew Chanel existirá uma lista de aplicativos, deverão conter os aplicativos Trucha Bug Restorer e cIOS38 r17 installer.

PASSO 1 - Downgrade IOS15
SpoilerShow
  • Inicie o Trucha Bug Restorer.
  • Ele te dará a opção de escolher um IOS para carregar, na tela iniciar do aplicativo. Selecione a opção "IOS36", pressionando A
  • Aparecerá uma mensagem de alerta e em alguns segundos a Mensagem para pressionar 1 para continuar. Pressione 1.
  • Existirão algumas opções na tela. Selecione a opção "downgrade IOS15"
  • Na mesma tela aparecerá 2 novas linhas de comando e a terceira você pode optar de onde obterá a IOS. Selecione "Load from SD card".
  • O aplicativo irá efetuar o processo. Acompanhe para verificar se não aparece nenhuma mensagem de erro. Ele pedirá que você pressione o botão A em determinados pontos.
  • Assim que executado o processo com sucesso, automaticamente irá retornar para a tela do HomeBrew Chanel.
PASSO 2 - Patch IOS36
SpoilerShow
  • Inicie novamente o Trucha Bug Restorer.
  • Ele te dará a opção de escolher um IOS para carregar, na tela iniciar do aplicativo. Selecione a opção "IOS15" pressionando as teclas direita e esquerda do direcional e pressione "A" quando encontrar a opção desejada (IOS15)
  • Aparecerá uma mensagem de alerta e em alguns segundos a Mensagem para pressionar 1 para continuar. Pressione 1.
  • Existirão algumas opções na tela. Selecione a opção "IOS36 menu"
  • Abrirão algumas opções. Nesse momento deixe as opções da seguinte maneira:
    • Install IOS to Slot: 36
      Patch hash check (trucha): yes
      Patch ES_Identify: yes
      Patch Nand Permissions: yes
  • Depois de deixar as opções conforme descrito, selecione "Intall Patched IOS36".
  • Aparecerá nova linha de comando e solicitará para optar de onde obter a IOS. Selecione "Load from SD card".
  • O aplicativo irá efetuar o processo. Acompanhe para verificar se não aparece nenhuma mensagem de erro. Ele pedirá que você pressione o botão A em determinados pontos.
  • Assim que executado o processo com sucesso, automaticamente irá retornar para a tela do HomeBrew Chanel.
PASSO 3 - Restaurando IOS15
SpoilerShow
  • Inicie novamente o Trucha Bug Restorer.
  • Ele te dará a opção de escolher um IOS para carregar, na tela iniciar do aplicativo. Selecione a opção "IOS36", pressionando A.
  • Aparecerá uma mensagem de alerta e em alguns segundos a Mensagem para pressionar 1 para continuar. Pressione 1.
  • Existirão algumas opções na tela. Selecione a opção "Restore IOS15"
  • Aparecerá nova linha de comando e solicitará para optar de onde obter a IOS. Selecione "Load from SD card"
  • O aplicativo irá efetuar o processo. Acompanhe para verificar se não aparece nenhuma mensagem de erro. Ele pedirá que você pressione o botão A em determinados pontos.
  • Assim que executado o processo com sucesso, automaticamente irá retornar para a tela do HomeBrew Chanel.
PASSO 4 - Instalando cIOS38 r17
SpoilerShow
  • Nesse momento você deve selecionar o aplicativo cIOS38r17 installer, no HomwBrew Chanel
  • Ao executar o aplicativo, na primeira tela você deve selecionar a IOS. Selecione a IOS36.
  • Na próxima tela confirme que você deseja continuar (pressione "A")
  • Na terceira tela você tem que escolher o tipo de instalação. Escolha "WAD Install"
  • A partir desse momento o programa fará todo o trabalho sozinho, e assim que encerrar as etapas irá retornar para o HomeBrew Chanel.
Atenção: Muitas vezes ao terminar esse processo o HomeBrew Chanel estará de ponta Cabeça. Recomendo terminar todo o tutorial (não falta muito) e depois reinstalar completamente o canal. Para maiores informações consulte Aqui o Guia do Toshio.
PASSO 5 - Instalando IOS60-patched
SpoilerShow
Muita atenção para esse passo. A IOS60 é uma IOS fundamental. Se você fizer alguma burrada nesse ponto você irá transformar seu Wii em um peso para papel. Importante ressaltar se você chegou até aqui e seu Wii não estava na versão 4.1, ele irá brickar nesse exato ponto. Portanto siga todos os passos e recomendações anteriores para não perder seu amado video-game nesse ponto.
  • Para instalar a IOS60-patched, você irá realizar os passos através do Wad Manager (dentro do HomeBrew Chanel)
  • Assim que iniciar o Wad Manager, ele apresenta uma tela de alera. Pressione "A".
  • Na tela seguinte você pode selecionar a versão da IOS, pressionando para os lados no direcional. Deixe na opção padrão, que é IOS249. Também é possivel selecionar o dispositivo pressionando para cima e baixo. Deixe o cursor em Wii SD Slot e pressione "A".
  • Dessa forma você acessa o SD. Todas as pastas que você copiou estão visiveis. Selecione a pasta WAD.
  • Ao selecionar a pasta WAD, selecione o arquivo IOS60-patched.wad, pressionando A.
  • Na tela seguinte você tem a opção de Instalar e desinstalar. Selecione a opção Instalar, que o programa irá executar o processo e instalar com sucesso o IOS60-patched. Para retornar ao HomeBrew Chanel pressione o botão "Home".
ATENÇÂO: NUNCA DESISNTALE ESSE IOS60 DO SEU WII. CASO VENHA A FAZER ISSO, SEU WII SOFRERÁ DANOS IRREVERSÍVEIS! MUITO CUIDADO!
REFORÇANDO: NUNCA DESINSTALE O IOS60 DO SEU WII!
PERIGO: NÃO DESINSTALE O IOS60 DO SEU WII.




#4 Instalando PriiLoader
.
.........Essa etapa do tutorial é opcional. Se no início do processo de desbloqueio conseguiu realizar a instalação do BootMii através da Boot2, nem perca seu tempo instalando o PriiLoader. Seu console está seguro (desde que tenha feito o backup da Nand). Se no momento em que você instalou o BootMii, o processo foi feito via IOS, é EXTREMAMENTE RECOMENDADO você passar por essa etapa. Eu particularmente tenho ele instalado em meu Wii por segurança, pois sou uma pessoa sensata!

Aviso Importante: Se você deseja instalar o PriiLoader você tem que ter realizado a ultima etapa do tutorial, ou seja, ter instalado a IOS60-patched. Se você foi malandrão e pulou etapas, ou não seguiu a risca esse tutorial, você vai se ferrar e seu Wii irá brickar. Isso é sério. Você corre risco em todo momento desse tutorial, apesar do processo ser bem seguro, mas nesse momento se não possui IOS60-patched, você está assinando o atestado de óbito do seu Wii.


Vamos começar.
  • Depois de ter Instalado a IOS60-patched, via Wad Manager (como eu sou repetitivo.. E tem gente que insiste em pular etapa...) retorne para o HomeBrew Chanel.
  • Dentro do HomeBrew Chanel selecione o aplicativo PriiLoader.
  • Logo que iniciar o aplicativo existem alguns alertar. Pressione o botão "+" no remote controler. Fazendo isso o instalador irá iniciar.
  • Assim que a instalação for concluída, o Wii irá reiniciar e automaticamente irá carregar o menu do PriiLoader. (uma tela branca com opções). Caso isso não ocorra, e ficar em tela preta, ou o Wii desligar totalmente, você deve ligar o Wii com o botão "Reset" do console pressionado. Todas as vezes que quiser acessar o PriiLoader, pode-se realizar esse procedimento de ligar o Wii com o botão "Reset" pressionado.
  • Quando o sistema acessar o menu do PriiLoader navegue com o direcional e acesse a opção desejada pressionando "A". Selecione a opção System Menu Hacks, e ative dentro dela (deixe como enabled) as opções "Block Disc Update", "Block Online Update" e "Region Free Wii Games".
  • Selecione "Save Settings" e aguarde a mensagem de que foi salvo com sucesso.
  • Pressione B para retornar ao menu Principal e acesse a opção "Settings"
  • Determine a opção "Autoboot" como "System Menu".
  • Salve novamente e aguarde a mensagem de confirmação.
  • Pressione B para retornar ao menu principal, e selecione HomeBrew Chanel, para retornar ao canal e sair do PriiLoader.
SpoilerShow
O PriiLoader tem várias modificações interessantes. Não vou descrever cada uma delas, mas quem sabe em um post futuro eu faça isso. Para auxiliá-los vou deixar as configurações que mantenho no meu PriiLoader, caso alguém seja inseguro e queira copiá-las! É apenas uma sugestão. Cada um pode configurar como quiser. Seguem as minhas:
    • System Menu Hacks
        • Replace Health Screem with BackMenu ... enabled
        • Auto-Press A at Health Screem ... enabled
        • Block Disc Update ... enabled
        • No system Menu background Music ... enabled
        • No system Menu sounds AT ALL ... disabled
        • Move Disc Chanel ... enabled
        • Remove NoCopy Save File Protection ... enabled
        • Recovery Mode Press RIGHT on gc pad 4p ... disabled
        • Region Free Wii Games ... enabled
        • Region Free Channels ... enabled
        • Block Online Updates ... enabled
        • Remove NoCopy Protection ... enabled
      .
    • Settings
        • Autoboot: System Menu
        • Return To: System Menu
        • Shutdown to: off
        • Stop Disc: off
        • Light Slot on error: Off
        • Ignore Standy By: Off
        • BackGround Color: White
        • Use System Menu IOS: on

#5 Etapa Final - Ultimos Passos
.
.........Para você que seguiu o tutorial até aqui, não vai ter problema nenhum em realizar os ultimos retoques para que seu Wii esteja completamente desbloqueado via Softmod. Vamos começar logo, para terminar logo.

Para instalar os últimos patchs, você irá realizar os passos através do Wad Manager (dentro do HomeBrew Chanel)
  • Assim que iniciar o Wad Manager, ele apresenta uma tela de alerta. Pressione "A".
  • Na tela seguinte você pode selecionar a versão da IOS, pressionando para os lados no direcional. Deixe na opção padrão, que é IOS249. Também é possível selecionar o dispositivo pressionando para cima e baixo. Deixe o cursor em Wii SD Slot e pressione "A".
  • Dessa forma você acessa o SD. Todas as pastas que você copiou estão visíveis. Selecione a pasta WAD.
  • Ao selecionar a pasta WAD, existirão vários arquivos. Nesse momento você irá instalar os seguintes arquivos:
      • IOS38-64-v3867
      • IOS50-64-v4889
      • IOS53-64-v5149
      • IOS55-64-v5149
      • NeoGamma r8 rc1
      Lembre-se que você não pode instalar todos os aplicativos de uma vez, tem que ser um por vez (não é necessário sair do Wad MAnager após cada instalação, o programa apenas vai permitir a execução de um por vez). Repita todos o processo até instalar todos.
Terminado esse processo, PARABÉNS!!! Você acaba de concluir o processo de desbloqueio do seu Wii via softmod. Agora você consegue executar aplicações Homebrew e jogos via BackUp no seu wii. Existem algumas considerações a seguir, mas o processo bruto já foi concluído. Estude um pouco sobre o Wii para conseguir realizar ações diversas no console e não ter nenhum problema futuro.
Espero que esse tutorial tenha auxiliar no processo de desbloqueio.
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

20/02/2010

Quick Tutorial - Softmodding Wii 4.1

Bom, o tutorial que eu fiz foi para iniciantes. Porém existem aqueles que já manjam do desbloqueio, porque já fizeram anteriormente, e só precisam de um refresh de como processar. Por isso eu coloquei esse quick tutorial Para aqueles que não precisam dos porques, precisam apenas das etapas sistêmicas. :D
Muito mais compacto! Basta liberar a Tag Spoiler abaixo para verificar o tutorial!

PS: Se ainda não está com o SD preparado siga os passos DAQUI
Enjoy!!!!
SpoilerShow
#1 Iniciando o Desbloqueio - BannerBomb, BootMii e HomeBrewChanel
.
  • - REMOVA TODOS OS CONTROLES QUE ESTEJAM CONECTADOS AO WII (Controles de GameCube)
    - REMOVA TODOS OS MEMORY CARDS QUE ESTEJAM CONECTADOS AO WII (Memory Cards de GameCube)
    - DESABILITE O WIICONNECT24.
    - Tenha Certeza que seu Wii Tenha pelo menos 500 Blocos Livres na memória interna.
  • 1)Acesse o SD Card: "Data Management" > "Chanels" > "SD Card".
  • Aparecerá a mensagem "Nothing is inserted in the SD Card Slot.". Coloque o SD
  • Abrirá um quadro com a seguinte mensagem "Load boot.elf?". Selecione a opção "yes".
  • 2)Nesse momento irá iniciar o aplicativo HackMii: Pressione a tecla 1 para continuar > "Continue"
  • Ele irá para o "Main Menu". Selecioner a opção "BootMii...". > Instalar o BootMii via Boot2, ou instalar via IOS.
  • E por fim na tela seguinte, após rodar alguns patchs, selecione a opção "Yes, Continue" e mais patchs serão instalados.
  • Se tudo deu certo, no fim da página aparecerá a mensagem SUCCESS. Selecione "continue"
  • 3)Instalar o HomeBrew Chanel: "Return to Main Menu" > "Intall The: HomeBrew Chanel" > "Yes, Continue" > Se tudo der certo, aparecerá Sucess.
    PS: Caso apareça a mensagem Se deseja atualizar o HomeBrew Chanel selecione a opção NÃO, "NO".
Para concluir o processo. Selecione a opção "Continue". O aplicativo voltará para o menu principal e você pode selecionar "Exit". Feito isso seu console irá Reiniciar.


#2 Fazendo BackUp da Nand
.
.........O Backup irá ser gravado no mesmo SD que você utilizou para Instalar o BootMii e o HomeBrew Chanel, portanto verifique se existem pelo menos 550Megas livres no SD. Caso não tenha esse espaço libere, ou então utilize um outro cartão de memória.

Para iniciar o processo, inicie o BootMii:
  • Assim que o BootMii for iniciado aparecerão 4 ícones na tela. > Selecione o último ícone, os das engrenagens > ícone do Chip com uma seta verde sentido a um SD.
    PARE DE REALIZAR QUALQUER AÇÃO NO WII, NÃO DESLIGUE O WII, NÃO FAÇA NADA.
    Depois de completo o Processo aparecerá a mensagem "Verify Succeeded. Hit any button to exit".

#3 Brincando com coisa Séria. Alterando IOS's
.
PASSO 1 - Downgrade IOS15: Inicie o Trucha Bug Restorer > Selecione a opção "IOS36" > Selecione a opção "downgrade IOS15" > "Load from SD card".

PASSO 2 - Patch IOS36: Inicie novamente o Trucha Bug Restorer. > Selecione a opção "IOS15" Selecione a opção "IOS36 menu" > Abrirão algumas opções. Nesse momento deixe as opções da seguinte maneira:
  • Install IOS to Slot: 36
    Patch hash check (trucha): yes
    Patch ES_Identify: yes
    Patch Nand Permissions: yes
[*]Depois de deixar as opções conforme descrito, selecione "Intall Patched IOS36" > Selecione "Load from SD card".

PASSO 3 - Restaurando IOS15: Inicie novamente o Trucha Bug Restorer > Selecione a opção "IOS36" > "Restore IOS15" > "Load from SD card"

PASSO 4 - Instalando cIOS38 r17: Execute o aplicativo cIOS38r17 installer > Selecione a IOS36 > Escolha "WAD Install"
  • Se o HomeBrew Chanel ficar de ponta cabeça, nesse ponto, execute todo o processo para repois retornar ao normal. Siga Aqui o Guia do Toshio.[/b]
PASSO 5 - Instalando IOS60-patched: Para instalar a IOS60-patched, você irá realizar os passos através do Wad Manager > Deixe na opção padrão, que é IOS249, Wii SD Slot. > selecione o arquivo IOS60-patched.wad. > Selecione a opção Instalar, que o programa irá executar o processo e instalar com sucesso o IOS60-patched. Para retornar ao HomeBrew Chanel pressione o botão "Home".
  • NÃO DESINSTALE O IOS60 DO SEU WII.

#4 Instalando PriiLoader
.
Aviso Importante: Se você deseja instalar o PriiLoader você tem que ter realizado a ultima etapa do tutorial, ou seja, ter instalado a IOS60-patched.
  • Dentro do HomeBrew Chanel > selecione o aplicativo PriiLoader. > Pressione o botão "+" Fazendo isso o instalador irá iniciar.
  • Assim que a instalação for concluída, o Wii irá reiniciar e automaticamente irá carregar o menu do PriiLoader. Caso isso não ocorra, e ficar em tela preta, ou o Wii desligar totalmente, você deve ligar o Wii com o botão "Reset" do console pressionado.
  • Selecione a opção System Menu Hacks, e ative dentro dela (deixe como enabled) as opções "Block Disc Update", "Block Online Update" e "Region Free Wii Games".
  • Selecione "Save Settings" e aguarde a mensagem de que foi salvo com sucesso.
  • Pressione B para retornar ao menu Principal e acesse a opção "Settings", determine a opção "Autoboot" como "System Menu". Salve novamente e aguarde a mensagem de confirmação. Pressione B para retornar ao menu principal.

#5 Etapa Final - Ultimos Passos
.
Para instalar os últimos patchs, você irá realizar os passos através do Wad Manager (dentro do HomeBrew Chanel)
  • Wad Manager > Deixe na opção padrão, que é IOS249, Wii SD Slot > Nesse momento você irá instalar os seguintes arquivos:
      • IOS38-64-v3867
      • IOS50-64-v4889
      • IOS53-64-v5149
      • IOS55-64-v5149
      • NeoGamma r8 rc1
Pronto! Processo Concluído.
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

20/02/2010

Perguntas Importantes / Interessantes / Inúteis / Comuns

1- Acabei de efetuar o desbloqueio. Agora posso efetuar o Update para o firmware mais novo?
Depende. Se você efetuar o processo da forma convencional, ou seja, através do seu próprio console pelo método oficial da Nintendo, você irá se meter em uma fria. Você perderá o desbloqueio, e poderá perder seu Wii permanentemente. Você até pode atualizar através de ferramentas criadas para isso. É extremamente recomendado que você permaneça nessa versão e a apenas atualize as ferramentas utilizadas no videogame.

2- Depois do desbloqueio eu posso conectar meu Wii na internet?
Sim. O Wii não tem, até o momento, nenhuma verificação se o console está modificado ou não que te impeça de conectar na internet. Você poderá navegar, jogar online e ficar conectado através do WiiConnect24, sem problemas nenhum.

3- Existe alguma restrição para instalar os canais oficiais (Check Mii Out, Everybody votes, etc)?
Não. Você pode instalar esses canais sem nenhum problema no seu console. Você pode baixá-los pela internet e instalar através do Wad Mannager. Também tem a opção de baixar pelo WiiShop Channel, porém este último apenas funciona em firmwares atualizados. Para que ele funcione no Wii com Firm 4.1 você precisa instalar um canal hackeado da internet.

4- Como fazer funcionar jogos que exigem Firmwares mais atuais?
Quando você desbloqueia é normal que execute os Backups através do Disc Channel. Caso queira jogar algum jogo que não é liberado pelo Disc Channel, você deve executá-los através do NeoGama. Esse aplicativo possiu algumas configurações que permite que alguns jogos sejam executados. É recomendado que a partir do momento que existe o desbloqueio, todos os jogos sejam executados através do NeoGama.

5- Efetuei todo o processo com sucesso e mesmo assim o Wii não reconhece meus Backups. Por que?
Os modelos mais atuais de Wii, com serial superior a "LU70" têm uma tecnologia diferente de Drive. Desta forma mesmo com o desbloqueio via Softmod, o Wii não executa DVD's de Backup. Neste caso é necessária a instalação de um ModChip. Outra solução é a execução de Backups através de HD's externos, pela porta USB.

6- O que é melhor, desbloqueio por Softmod ou por Modchip?
Não exite melhor ou pior. Cada desbloqueio possui seus pontos positivos e negativos. Busque informações sobre ambos métodos e tire suas própria conclusões.

7- Você me recomenda sites para baixar jogos?
Não.

8- Segui seu tutorial e meu Wii Brickou. Me da um novo?
Não. Até eu já segui meu tutorial e obtive sucesso. Portanto, se vire...

9- Acabei de desbloquear meu Wii, o que faço agora?
AGUARDE EM BREVE UM TUTORIAL PARA VOCÊ!!!!!!
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

21/02/2010

Yeah Dog!
I Heard you like tutoriais! So I put a tutorial in your tutorial section!

Tá Ae!!!!
Terminei a formatação e axo q tá entendível! :D
Ainda vou colocar fotos e tals.. mas já está disponível pra quem quiser utilizar ! :D
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
hunter0617
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 2192
Registrado em: 08/04/2009
Consoles: PSP-1000&2000 / iPhone3G
Titulo: DIE EVERYONE!!!
Localização: Japan from in the a obscure location
Contato:

21/02/2010

limpumper
está ficando fodinha ein :)
mas vai uma sugestão quando terminar tudo/ou agora... Como o tutorial está extenso para powha, que tal sploitar alguns conteúdos como o glossário?
Como é apenas uma sugestão ignore a vontade :y:

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

21/02/2010

Valew!
Eu passei só metade pelo corretor ortográfico...
Tipow..
Vão me apontando os erros de português, que eu deixei passar um momte mesmo! :D

Esqueci de colocar o link dos arquivos de download! :p
Imagem

Ausente, porém presente.

Avatar do usuário
Toshio
Usuário
Usuário
Mensagens: 3015
Registrado em: 02/12/2008
Titulo: ╭∩╮(︶︿︶)╭∩╮
Live ID: _l_ (^.^) _l_

21/02/2010

ou.... nao entendi pq tem q desativar o wiiconnect24.......
eu num fiz isso e funfo de boa
.........O
.._____/|
......../ \
Imagem

===================================

My Assinatura Is In Outro Castle...
ImagemImagem

Avatar do usuário
limpumper
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1706
Registrado em: 29/07/2008
Consoles: Wii,PSP,DS,PS1,PS2,PS3,DC,GBC
Titulo: Fera meu!
PSN ID: limpumper
Localização: Campinas
Contato:

22/02/2010

Eu também não sei..
mas os 3 tutoriais que li a fundo antes de fazer recomendaram.
Eles informan que da problema no bannerbomb
Imagem

Ausente, porém presente.

Trancado
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes