Imagem--------------------------------------------------Imagem

Como dumpar seus cartuchos de 3DS e converter em .cia

BrazMii
Usuário
Usuário
Consoles: TODOS DA SONY
Titulo: OH,REALLY!? KKKKxD
PSN ID: RaioAzul

06/07/2016

Mini guia postado inicialmente no blog NewsIsnide!

Neste post irei compartilhar um guia rápido de como converter seus cartuchos de jogos do 3DS para o formato .cia , que permite assim instalar todos os seus jogos no SD Card sem precisar carregar todos aqueles Game Cards na bolsa. Aproveitando e anunciando a nova versão do Decrypt9WIP que recentemente adicionou a função de dump de cartões de jogos de uma forma mais fácil, porque alem de permitir o decriptamento do mesmo, também permite trimmar a rom, o que irá ajudar a economizar o tão valioso espaço no SD Card.

Vamos ao que interessa!

Requerimentos
  • 1-3DS desbloqueado com Custom Firmware (A versão do firmware deve ser a mínima requerida pelo jogo a ser convertido)
    2-Última versão do Decrypt9WIP ( Com suporte ao dump de Game Cards, download aqui!)
    3-Arquivo aeskeydb.bin (Provavelmente você já o tem, mas este processo se encontra no guia Plailect’s A9LH aqui!)
    4-Versão 2.2 ou posterior do 3dsconv (Versão .exe para Windows, download aqui!)
    5-Pacote makerom para Windows x64 (Apenas para sistema operacional de 64bits, download aqui!)
    6-Instalador de arquivos cia FBI (Download aqui!)
Dumpando e convertendo
  • 1-Execute o Decrypt9WIP, via A9LH ou MenuHAX, irá requerer o arquivo aeskeydb.bin na raiz do SD Card.
    2-No menu do Decrypt9WIP vá em “Gamecart Dumper Options
    3-Nas opções de dump, escolha entre (full/trimmed e Encrypted/Decrypted)
    4-Se você escolheu trimmed e Decrypted, execute o processo e aguarde a mensagem “succeeded!” antes de retornar com “B” e desligar com D-Pad “Esquerda + Start“, nunca remova o SD com o 3DS ligado!
    5-Copie o arquivo com extensão “.3ds” criado na raiz do cartão para o PC em uma pasta.
    6-Extraia os arquivos “3dsconv.exe” e “makerom.exe” para a mesma pasta do arquivo “.3ds” (Caso necessário, copiar o “ctrtool.exe” também)
    7-Se você fez o dump decriptado, não será necessário criar arquivos xorpads, basta arrastar o arquivo “.3ds” para cima do arquivo “3dsconv.exe” e aguardar.
    8-Sem muita demora, um novo arquivo com extensão “.cia” com o mesmo nome do arquivo “.3ds” será criado.
    9-Já no 3DS com o aplicativo “FBI” ou outro instalador de arquivos cia, faça a instalação do arquivo “.cia” (A instalação pode ser feita via Wi-Fi , guia aqui!)
Qualquer dúvida, basta comentar aqui que toda a comunidade poderá lhe ajudar na medida do possível. :y: :dawg:

vardeba
Usuário
Usuário
Consoles: psp ps2/3/4 3dsxl jxd7800b
Titulo: Minduim
PSN ID: vardebao

27/08/2016

Tio BrazMii-Lho,

Finalmente criei coragem e fiz os processos no meu 3DS XL e, apesar de demorado e um leve sustinho quando o 3DS não dava boot, consegui desbloquear.
Agora preciso de uma ajuda para converter as dezenas de roms que já tenho para CIA.
Os tutoriais na net são antigos e pedem RX Tools, e ao fim do tutorial que eu segui, não tenho o tal RX Tools instalado.
Qual o melhor modo de converter minhas roms?
Ou me indique um tutorial que alguém que como eu, que acabou de desbloquear o 3DS possa seguir.
"sem assinatura porque sim"

BrazMii
Usuário
Usuário

27/08/2016

Boa vardeba!

Não precisa de rxtools, mas é meio chato de converter 3ds para cia. Pois vai precisar de criar o XORPADS da rom com o decrypt9 para isso, se a rom em formato 3ds não foi feita com o novo decrypt9 que já decripta em formato 3ds para depois ser convertido em cia.

Baixe o 3dsconv.exe neste link e outros arquivos necessários como o decrypt9 http://www.newsinside.org/outros/como-d ... ter-em-cia" onclick="window.open(this.href);return false;

Tente arrastar o arquivo 3ds para cima do 3dsconv.exe para ver, se não for possível converter, vai ter que criar o XORPADS para cada rom que você for converter. Para isso você pode seguir a parte de criação do XORPADS neste link https://www.reddit.com/r/3dshacks/comments/40etaz/" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas se eu fosse você baixaria o que puder novamente e apenas converteria os jogos que não encontrar ou os que não funcionarem, sem contar que você ainda pode baixar os jogos diretamente via freeEshop que recentemente recebeu atualização, mandarei MP!

Edit; o 3DS não dá boot sem o arquivo necessário no SDCard, a menos que você use uma versão não oficialmente lançada que permite bootar a sysnand sem nem mesmo ter o sdcard, ou de preferencia recomendo instalar o shadownand, esse sim é foda!

vardeba
Usuário
Usuário
Consoles: psp ps2/3/4 3dsxl jxd7800b
Titulo: Minduim
PSN ID: vardebao

29/08/2016

Valeu pela responta BrazMii!

Achei interessante saber sobre o FreeEshop e vou instalar sim.
E vou seguir sua recomendação e baixar tudo que puder novamente e somente se não encontrar algo vou tentar converter.

Valeu novamente.
Devidamente Karmado!
"sem assinatura porque sim"

BrazMii
Usuário
Usuário

29/08/2016

vardeba, Bem vindo a turma A9LH, tem muita coisa útil para se usar.
Quem sabe eu faço um resumo dos principais homebrew que não podem faltar... xD

Responder
  • Informação