Imagem--------------------------------------------------Imagem

[Problema] PS4 preso no Stand By, não ligando e travando.

RedMonkey
Usuário
Usuário
Consoles: 24 no total.
Titulo: Squirtle, squirtle!
Live ID: Macakaio
PSN ID: greencezar

06/02/2016

Voltei do Canadá em Dezembro e resolvi ontem dar uma brincada no PS4, visto que não era ligado desde Novembro. A primeira coisa que aconteceu é ele não ligar; a luz azul do aparelho ligou e desligou. Tentei umas duas vezes até que foi. Comecei a jogar Fifa 16 e no meio do jogo a tela ficou preto, fez um barulho de som travado e desligou sozinho. Tentei jogar de novo e aconteceu a mesma coisa minutos depois. Mudei o Ps4 de lugar achando que poderia ser ventilação e super-aquecimento - mesmo que a luz vermelha não tenha aparecido - e até que resolveu o problema. Depois disso percebi que quando o PS4 entrava em StandBy, a luz continuava branca e nada fazia o aparelho voltar a vida, apenas puxando o cabo de força. Pesquisando nos fóruns da Sony, descobri que o problema é mais comum do que parece, mesmo não tendo solução aparente.

TL;DR, vamos aos fatos:

- PS4 ligando e desligando sozinho segundos depoos;
- PS4 travando durante jogatinas e desligando sozinho
- PS4 entrando em modo StandBy, mesmo com a luz branca ativa e forçando a retirada do cabo de força para reiniciar o sistema

Possíveis causas:

- Energia; uso o mesmo filtro de linha que usava no Canadá e lá nunca tive problema, talvez seja a corrente daqui (embora o Ps4 seja bivolt);
- Poeira e pasta termica velha;
- Problemas de hardware, provavelmente causados por pancadas durante a viagem de volta para o Brasil

Possíveis soluções:

- Limpar o aparelho e trocar a pasta térmica;
- Restauração do banco de dados do console;
- Desconectar e Conectar o HD;
- Formatar o HD;
- Se não funcionar com a formatação, trocar o HD;
- Re-solda da GPU (!); li em algum outro fórum que isso pode ser causado também por super aquecimento e que isso também é mais comum do que parece;

Obviamente começarei com as soluções mais simples, deixando pra último e extremo caso a re-solda da GPU. Postarei os resultados aqui quando fizer. E antes que me indiquem a assistência técnica da Sony, a mula aqui perdeu a nota fiscal, e o aparelho faz um ano esse mês.

Diário de bordo, dia Primeiro:
A abertura do PS4 foi interrompida pela falta das chaves de torque tamanho 9 e 8. Agora, só depois do carnaval. O que dá pra fazer/vou fazer agora:
* Reconstrução da base da dados do aparelho.

Diário de bordo, dia Segundo:
Restaurei o banco de dados do aparelho e comecei a jogar Fallout 4. Alguns minutos depois o console travou e desligou. Movi de lugar, coloquei num lugar mais ventilado e com um ventilador de pé nele e aproximadamente 30 minutos depois o problema aconteceu de novo. Restaurei as definições de fábrica do aparelho e estou jogando novamente, até agora sem problemas. Também coloquei no modo de repouso e o console voltou a vida normalmente.
Sobre o modo de repouso: falta testar pra ver se ele voltará a vida quando o console entrar em modo de repouso automaticamente.

Diario de bordo, dia Terceiro:
Depois do problema novamente, removi o HD e usei a aplicação Hyrens pra checar se meu HD tem bad blocks. O programa não acusou nada, mas mesmo assim resolvi reinstalar o firmware de maneira que meu console foi formatado do zero. Incrivelmente ele iniciou normalmente. Agora estou rebaixando meus saves pra continuar os testes da jogatina.
Nota: Ainda irei realizar o processo de limpeza e troca da pasta térmica.

Diário de bordo, dia Quarto:
Depois de instalar o firmware de fábrica, o console ligou normalmente e funcionou por mais de 3 horas sem nenhum tipo de problema enquanto eu jogava Fallout 4. Quando resolvi parar, coloquei o console em modo de espera e o mesmo ficou com a luz branca piscando e não deu mais saída de vídeo. Tirei da tomada, tentei ligar umas duas ou três e a luz azul acendia mas desligava logo em seguida.
É com pesar que estou acreditando que vou ter que fazer reballing no meu aparelho. Não vejo outra saída, visto que tudo indica que é esse o problema. A não ser que seja o HD, mesmo. Vou colocar meu SSD e testar.

Diário de bordo, dia Quinto:
Bem, e é com grande pesar que resolvi levar meu PS4 na assistência da minha cidade (não oficial). Preferi ão abrir o aparelho para que o técnico que olhe não ache que eu fiz cagada ou possa alegar que o serviço será outro por conta disso. É bem provável que um reballing seja feito no aparelho, apesar d'eu não ter trocado o HD, o console apresenta marcas de pancada que antes da viagem de avião não existiam. Uma checagem no aparelho vai me responder se o reballing vai ser necessário ou se o problema é na placa, como rachaduras, por exemplo.
Editado pela última vez por RedMonkey em 15/02/2016, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem

Imagem

Piro_Maniak
Usuário
Usuário
Consoles: Muitos...
Live ID: Piro_ManiakONE
PSN ID: Piro_Maniak

06/02/2016

Meu PS4 tem alguns rolos tipo esse por causa do HDMI, como eu tenho que duplicar o sinal (um pra Avermedia e outro pra TV) eu uso um aparelho no meio, e o PS4 não gosta disso.
Voce usa algum HUB Ou Splitter HDMI ?

Tente tambem resetar as configurações de tela do PS4.
Imagem

RedMonkey
Usuário
Usuário

06/02/2016

Piro_Maniac escreveu:Meu PS4 tem alguns rolos tipo esse por causa do HDMI, como eu tenho que duplicar o sinal (um pra Avermedia e outro pra TV) eu uso um aparelho no meio, e o PS4 não gosta disso.
Voce usa algum HUB Ou Splitter HDMI ?

Tente tambem resetar as configurações de tela do PS4.
Piro_Maniac, uso direto na TV, mas vou seguir a dica de resetar as configurações de vídeo. Grato!
Imagem
Imagem

Imagem

Tear
Moderador - NDS
Moderador - NDS
Consoles: PSP, PS4, PS3, Vita, 3DS, WiiU
Titulo: Cirilla of Vengerberg <3
PSN ID: TearRehem

06/02/2016

kaiobj, me tira uma curiosidade, vê a data de fabricação do seu ps4. Ela fica perto do pé do console quando ele fica em pé.
Digo isso pq os primeiros modelos (de Novembro/2013 até não sei que data) tinham um hdmi muito ruim, fazendo a luz ficar azul pq não conseguia vídeo. Vários solucionaram o problema trocando o hdmi do próprio console. Pode parecer longe e irreal, mas já vi quem comprou o ps4 novo ano passado, e pegou um modelo nov/2013.

Eu já tive uns probleminhas de tentar ligar em outra TV e não sair da luz azul, desde então nunca mais tirei o cabo do console, se vou trocar de TV, o cabo vai junto.

O meu:
SpoilerShow
Imagem
Imagem Imagem > hahaha Imagem
Lista (em atualização) de jogos PS3/4 e PSVita - Isto não é um fórum! Isto aqui é um hospício! - by Eddie

RedMonkey
Usuário
Usuário

06/02/2016

Tear, Tear, acabei de ver aqui, Agosto de 2014. Eu sabia que tinha esse problema de HDMI nos primeiros modelos e foi muito bom você ter me alertado sobre isso.
Eu vou começar a jogar Fallout 4 agora e vou ver se dá algum problema.

- Diário de bordo, dia Primeiro:
A abertura do PS4 foi interrompida pela falta das chaves de torque tamanho 9 e 8. Agora, só depois do carnaval. O que dá pra fazer/vou fazer agora:
* Reconstrução da base da dados do aparelho.
Imagem
Imagem

Imagem

Macarrão
Usuário
Usuário
Consoles: PS4 Pro
PSN ID: Olhe a assinatura

06/02/2016

October 2013, o meu é do primeiro lote, aquele que foi montado sob regime de semi escravidão por jovens estagiários.
O problema destes consoles foi que alguns foram propositalmente mal montados pelos estudantes escravos, em alguns casos os componentes sequer estavam soldados (vi dois casos em que um ou outro componente não estavam devidamente soldados).
Alguns destes (uma parcela maior do que os mal montados) tiveram um dos pinos hdmi entortados para cima (também de maneira proposital), o que gerava o problema da luz azul, além de danificar o cabo e a entrada ao forçar o encaixe.

kaiobj esqueça a chave T8, com ela até dá para abrir, mas tu corre o risco de danificar os parafusos. O tamanho T9 é meio fora de padrão para eletrônicos, então será mais fácil tu encontrar ela em kits de chaves maiores, o que não é de tudo ruim, os kits de chaves maiores (de T9 a T40) geralmente são mais baratos. Não esqueça que a chave tem que ser com guia.
Imagem

RedMonkey
Usuário
Usuário

07/02/2016

Macarrão, agradeço a informação. Eu achei que tinha visto um parafuso menor que o tamanho t9, mas devo ter me enganado.
E o obrigado pela dica do guia! :y:

Edit: Diário de bordo, dia Segundo: Restaurei o banco de dados do aparelho e comecei a jogar Fallout 4. Alguns minutos depois o console travou e desligou. Movi de lugar, coloquei num lugar mais ventilado e com um ventilador de pé nele e aproximadamente 30 minutos depois o problema aconteceu de novo. Restaurei as definições de fábrica do aparelho e estou jogando novamente, até agora sem problemas. Também coloquei no modo de repouso e o console voltou a vida normalmente.

Sobre o modo de repouso: falta testar pra ver se ele voltará a vida quando o console entrar em modo de repouso automaticamente.
Imagem
Imagem

Imagem

Amido
Site Admin
Site Admin
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

08/02/2016

kaiobj, os fusos do PS4 são exatamente T9, rpocuro essa mer** e só acho preços altissimos D=
Imagem

RedMonkey
Usuário
Usuário

08/02/2016

Amido, achei essa chave por 20 reais no ML e alguns kits por 70 - 80 reais que vem ela. Não é tão caro, visto que não é algo descartáveis.

De qqr maneira, o vídeo game travou de novo jogando Fallout, mesmo estando sob as mesmas condições de é ontem. E agora o ps4 não liga, só fica a luz azul piscando.
Vou continuar jogando pra fazer os testes.
Imagem
Imagem

Imagem

Piro_Maniak
Usuário
Usuário
Consoles: Muitos...
Live ID: Piro_ManiakONE
PSN ID: Piro_Maniak

08/02/2016

Ja tentou trocar o HD ?
Imagem