
Introdução aos conceitos e termos utilizados no desenvolver do tutorial.

Identificação da placa-mãe do PSP por métodos alternativos sem o uso de homebrew e, decrição dos métodos de desbloqueio do console.

Comparativo entre os diferentes modelos de PSP disponíveis no mercado.
Introdução.
Este tutorial foi desenvolvido com o objetivo de orientar para a compra do seu console PSP ideal, abordaremos somente técnicas alternativas para identificação da maioria dos modelos de PSP existentes.
Se você puder ter um console usado em mãos antes de comprá-lo, então, se preferir, poderá usar o homebrew PSPTool versão 1.0 para a identificação da placa-mãe do PSP.
Definições.

Consoles: Hoje, no mercado existem 4 modelos de PSP:
- Série 1000 (Phat/Fat);
- Série 2000 (Slim/Slim & Lite);
- Série 3000 (Brite/Shine & Brite);
- Série N1000 (PSP GO).
Região: define a área de distribuição global do console, compondo os dois últimos dígitos (10XX, 20XX e 30XX) do número de série do console:
- 00 - Japão;
- 01 - Estados Unidos;
- 02 - Austrália/Nova Zelândia;
- 03 - Reino Unido;
- 04 - Europa;
- 05 - Coréia do Sul;
- 06 - Hong Kong/Singapura;
- 07 - Taiwan;
- 08 - Rússia;
- 09 - China;
- 10* - México e América do Sul.
* Alguns sítios já estão informando que este código será utilizado para a América do Sul.
- K - Value Pack;
- G1 - Giga Pack.
- BY - Bright Yellow;
- CA - Camouflage;
- CG - Champagne Gold;
- CW - Ceramic White;
- DR - Deep Red;
- FB - Felicia Blue;
- IS - Ice Silver;
- LP - Lavender Purple;
- MB - Metallic Blue;
- MG - Mint Green;
- MN - Matte Bronze;
- MS - Mystic Silver;
- PB - Piano Black;
- PK - Pink;
- PW - Pearl White;
- RP - Rose Pink;
- RR - Radiant Red;
- SG - Spirited Green;
- SV - Silver;
- VB - Vibrant Blue.
Firmware Oficial: Firmware oficial (OFW – do inglês Official Firmware) nada mais é que o firmware disponibilizado pela SCE, desenvolvedora original do console e a sua versão mais atual é a OFW 6.20.

- Por D0UGL45:
- Por hunter0617:
- Por Stranger_Eddie:

Homebrew: Homebrew é um aplicativo produzido por um desenvolvedor de programas não licenciado oficialmente pela fabricante SCE. Estes aplicativos podem assumir diversas funções diferentes das quais o console foi inicialmente desenvolvido, por exemplo: Bookr, IRShell, Odyssey emulator 1.0, Portable VNC, etc.
Plugin: Um plugin, ou plug-in, é um programa especializado que permite a utilização de recursos não presentes ou, expande funções já existentes no firmware que de certa forma estão "escondidas" em menus ocultos ou não. Por exemplo: Ultimate VSH Menu, CXMB, Game Categories, etc.
Exploit: Um exploit é um programa, uma porção de dados ou uma seqüência de comandos que se aproveita das vulnerabilidades (falhas e/ou erros de programação) de um firmware, como o kernel, protocolos de comunicação ou etc. Existem dois tipos de exploits, o "user mode" e o "kernel mode". A principal diferença entre estes exploits é que o kernel mode permite a gravação de dados na flash0 enquanto que o user mode não permite.
Brick: Entendesse por brick a inutilização do console devido o mesmo não conseguir se inicializar. Vários motivos podem ocasionar um brick: Código IPL incompatível, IDStorage Keys corrompida, Arquivos do firmware corrompidos, etc.
Alguns bricks são recuperáveis e outros não, principalmente os que ocorrem com os consoles da série 2000 (placa-mãe TA-088v3), 3000 e N1000, os demais consoles possuem algumas técnicas para reverter quase todos os bricks.
Homebrew Enabler: Homebrew Enabler, ou simplesmente HEN, é um programa que se aproveita de um erro de programação inserido no OFW para habilitar o console a executar homebrews de forma nativa. Atualmente o HEN mais utilizado é o ChickHEN na sua versão 2.0.
Firmware Customizado: Um firmware customizado (CFW – do inglês Custom Firmware) é uma versão modificada do firmware oficial por um programador especializado e não suportado pela SCE . Hoje existem vários times de desenvolvedores de CFW, dentre os quais podemos citar M33, GEN e MHU.
Custom Firmware Enabler: O Custom Firmware Enabler (CFE) é um homebrew, executado “por cima” de um HEN, que habilita o console a executar quase todas as funções de um CFW de forma similar. Simplificadamente o CFE é o desbloqueio parcial do console e existe, atualmente, dois times de desenvolvedores, o GEN e o MHU.
PSP Phat DEM-100: O PSP Phat DEM-100 vendido para desenvolvedores é um modelo especial para desenvolvimento de jogos, sua principal diferença para os demais modelos Phat é que ele possui 64MB de memória NAND.

- Por D0UGL45:
- Por hunter0617:
- Por TioSolid:

Bateria de Pandora: Trata-se de uma bateria onde sua EEPROM (do inglês Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) foi reprogramada, isto é, seu número serial é alterado para 0xFFFFFFFF. Com esta bateria o PSP é inicializado no modo de serviço lendo o IPL do Memory Stick, e assim permitindo escrever na flash0 um fimware gravado Memory Stick.
Pre-IPL: O Pré-IPL é o código de inicialização armazenado na CPU (do inglês Central Processing Unit) do PSP e não pode ser alterado. Ao ligar o console, o Pre-IPL carrega o IPL da área de Bootstrap da NAND, ou do Memory Stick se você estiver utilizando a Bateria de Pandora, decripta-o com auxílio do circuito impresso KIRK, e se algo não estiver correto o PSP é desligado.
IPL: O IPL (do inglês Initial Program Loader) é basicamente o programa responsável pelo carregamento do sistema operacional no console, ele também verifica alguns componentes da placa-mãe para evitar a troca de circuitos impressos. A cada novo firmware um novo IPL é criado.
Kernel: O Kernel de um firmware é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, o seu cerne. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do firmware como um todo.
Placa-Mãe: Placa-mãe (mainboard ou motherboard em inglês), é a placa de circuito impresso que serve de base para a instalação dos componentes, como: a NAND (tipo de memória flash Not-AND), os circuitos impressos Tachyon, Baryon, Pommel e Lepton, etc.
A Sony Computer Entertainment Inc. (SCE), com objetivo de diminuir cada vez mais a chance de desbloqueio de seu console portátil e, por vezes, com o objetivo de implementar novos recursos, vem atualizando a placa-mãe de seu console portátil:
- PSP Série 1000: TA-079, TA-079v2, TA-079v3, TA-081, TA-082 e TA-086;
- PSP Série 2000: TA-085, TA-085v2, TA-088, TA-088v2a/b, TA-088v3 e TA-090;
- PSP Série 3000: TA-090v2, TA-090v3 e TA-093;
- PSP Go: TA-091 e TA-094.
* São utilizados 1MB (no PSP Phat e 2MB no PSP Slim, Brite e Go) da NAND para a manutenção de seus arquivos.
Bootstrap: é uma área da NAND, 1MB, que contém:
- IDStorage: chaves que armazenam informações únicas para cada console, por exemplo: endereço MAC WLAN, chave de decriptação, número serial do UMD, configuração de energia da bateria, etc;
- Código IPL.
- Flash0, 25MB no PSP Phat e 43MB no PSP Slim, Brite e Go, nela está gravado o firmware primário e, a partir do firmware OFW 3.00, metade do DRM (do inglês Digital Rights Management) do emulador oficial da SCE para o console PS1;
- Flash1, 4MB no PSP Phat e 5MB no PSP Slim, Brite e Go, nela são gravadas as suas configurações para o PSP;
- Flash2, 1MB no PSP Phat e 4MB no PSP Slim, Brite e Go, é utilizada para gravar dados relativos a PSN (do inglês PlayStation Store Network) e a outra metade do DRM do emulador oficial da SCE do console PS1;
- Flash3*, 1MB no PSP Phat e 10MB no PSP Slim, Brite e Go, vazia.
* Aparentemente utilizada durante o salvamento de jogos e a transferência de fotos.
Tachyon, Baryon e Pommel:
- Tachyon é a versão do circuito impresso que contém a CPU, ME (do inglês Media Engine), GPU (do inglês Graphic Processing Unit), 4MB eDRAM (8MB eDRAM nos modelos da série 2000, 3000 e N1000), etc.
- Baryon é a versão do circuito impresso responsável pelo Sistema de Controle do PSP.
- Pommel é a versão do circuito impresso GPIO (do inglês General Purpose Input/Output), ele manipula os eventos do PSP e desliga o console quando houver um erro.

Lepton: O Lepton é a versão do circuito impresso que contém o Controlador do UMD, Sinal decodificador DSP, interface ATAPI, etc.

Kirk e Spock:
- Kirk é a versão do circuito impresso responsável pela decriptação/verificação principal do PSP.
- Spock é a versão do circuito impresso responsável pela decriptação secundária do console, ele decripta dados de origem do disco UMD.

- Por hunter0617:
- Por limpumper:
- Por TioSolid: