Imagem--------------------------------------------------Imagem

[Guia] PPSSPP 0.9.1 - Emulador de PSP para PC

Avatar do usuário
Scarecrow7
Usuário
Usuário
Mensagens: 622
Registrado em: 25/08/2012
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe
Localização: São José dos Campos - SP

07/09/2013

:!: PPSSPP:
Imagem
:!: Descrição:
  • O PPSSPP é um emulador de PSP escrito em C++ para várias plataformas ARM e x86, incluindo dispositivos android e windows.
    Ele é capaz de ser executado em dispositivos relativamente fracos, desde que ele suporte OpenGL ES 2.0.

    A cada versão do emulador, a compatibilidade e a velocidade aumentam, bem como vários erros são corrigidos.
    Por isso, é recomendado estar sempre atualizando.
  • No Windows, praticamente todos os jogos compatíveis rodam a fullspeed e com um requisito muito menor que o do JPCSP é necessário.
  • Vários jogos que já são completamente jogáveis:
    - Persona 3 Portable
    - Little Big Planet
    - Grand Theft Auto - Liberty City Stories
    - Monster Hunter Freedome Unite
    - God of War - Chains of Olympus
    - Virtua Tennis
    - Final Fantasy Type-0
    - Wipeout Pure and Pulse
    - Saint Seiya
    - Mega Man - Maverick Hunter X
  • Suporte a remasters de jogos de PSP que saíram para o PS3, como Monster Hunter 3rd;


:!: Demonstração:
(Posteriormente adiciono mais screens)
  • Clique AquiShow
    Monster Hunter FU:
    Imagem Imagem

    Project Diva 1:
    ImagemImagemImagem

    Monster Hunter 3rd HD (PS3 Remaster):
    Imagem
    Imagem ImagemImagemImagemImagem
:!: Instalação:
  • 1.  Baixe o arquivo de acordo com o seu sistema operacional (32bits ou 64bits) e extraia com um aplicativo de sua preferência (WinRAR recomendado);
    2. Crie uma pasta ISO dentro da pasta do emulador, por pura comodidade (não é obrigatório) e jogue suas ISOs lá dentro;
    3. O emulador reconhece jogos em .ISO, .CSO, .PBP e .ELF, qualquer formato diferente não será reconhecido.
:!: Configuração:
Para configurar o emulador, você pode tanto acessar a opção Settings na janela principal quanto pela barra de ferramentas do aplicativo.
Por motivos práticos, vou escolher a primeira opção. Não vou setar todas as opções disponíveis, só as necessárias para o bom funcionamento do emulador. Geralmente você pode começar a jogar sem sequer configurar o emulador, mas leia caso quiser aprender mais sobre.
  • Áudio:
    Clique aquiShow
    Imagem
    1. As configurações de áudio são simples, SFX controla os efeitos sonoros enquanto o BGM controla a música de fundo (ou assim deveria ser se o jogo atender a esses padrões);

    2. Alguns jogos utilizam um codec chamado Atrac3+. Para que o emulador reconheça e reproduza esse tipo de áudio, você deve marcar essa caixa e clicar em Download Atrac3+ Plugin. Se você não fizer isso, vários jogos podem ter músicas e efeitos faltantes, então simplesmente faça toda vez que atualizar o emulador.
  • Gráficos:
    Ative ou desative de acordo com as imagens, ou de acordo com sua preferência se você leu e entendeu as opção descritas aqui.
    São duas telas de configuração, basta clicar em "Next Page" para avançar e "Prev Page" para retroceder.
    Clique aquiShow
    Imagem
    1. Mode: Buffered Rendering: Vários jogos utilizam isso para exibir efeitos visuais ou para atingir os 30FPS. Desativar essa opção pode aumentar a velocidade, mas não é recomendado pois pode causar artefatos e outros erros. Algumas outras opções do emulador só funcionam com essa opção ativada (supersampling, por exemplo), então só desative em caso extremo e por questão de testes;

    2. Frameskipping: Caso o jogo não consiga atingir a velocidade máxima de forma constante, ativar essa opção pode melhorar a velocidade pulando frames para atingir o framerate máximo mais facilmente. Ative somente em caso de pouca performance;

    3. Force max 60 FPS: Tenta forçar o framerate interno do jogo aos 60FPS (onde geralmente os jogos de FPS rodam aos 30FPS). Alguns jogos, como God Of War se beneficiam dessa opção e ganham um gameplay muito mais suave. Só ative essa opção caso você tiver pode extra para fornecer esses 30FPS a mais, caso contrário ativar essa opção pode causar o efeito contrário;

    4. Alternative Speed: Indica a velocidade do jogo, recomendado deixar na opção padrão;

    5. Hardware Transform: Utiliza vertex shaders para realizar T&L na GPU ao invés de utilizar a CPU via software. Pode parece idêntico aos resultados obtidos via software mas não é, existem diferenças e pode ser mais rápido em certas GPUs. O recomendado é que fique ativado;

    6. Vertex Cache: É uma otimização que aumenta significamente a velocidade. Desative somente se você presenciar glitches gráficos;

    7. Anti-aliasing: Essa opção reduz o serrilhado utilizando 2xSSAA. Embora aumente e muito a qualidade da imagem, pode causar um hit noticiável na performance. Desative somente se você notar lentidão. Só é possível utilizar essa função se o Buffered Rendering: estiver ativado;

    8. Stretch to Display: Literalmente, estica a imagem para caber na janela;

    9. Mipmapping: Desativar pode fazer certas texturas parecerem mais nítidas, mas aumenta a carga na GPU e pode fazer com que alguns jogos percam velocidade. Você pode ler mais Clicando aqui.

    10. V-Sync: Essa opção, basicamente, sincroniza os quadros renderizados na mesma frequência que o seu monitor. Isso tem alguns aspectos benéficos, como reduzir o efeito de tearing e diminuir a carga na GPU. Pode ter um pequeno hit na performance, em contra partida. Eu deixo desligado por que o emulador automaticamente coloca um limite na taxa de quadros e até então não vi nenhum tearing. Mas caso você presencie, é só vir e habilitar essa função.

    11. Texture Scaling: Aumenta a resolução das texturas utilizando um algorítimo de resampling diferenciado. Essa é uma opção que pode deixar texturas mais nítidas, Em Upscale Level você pode selecionar em quantas vezes a textura será ampliada (O recomendado é 3X) e em Upscale Type qual algorítimo de resampling será utilizado. Pode causar um hit massivo na performance, ative somente se você tiver poder extra para poupar;

    12. Anisotropic Filtering: Deixa texturas em ângulos oblíquos mais nítidas. Ative de acordo com os resultados obtidos, mesmo no nível x16 o impacto na performance pode ser desconsiderado.

    13. Linear Filtering: Essa opção suaviza a imagem como um todo. Pode ser útil para suavizar elementos 2D, se você achar que esta muito pixelizado. Minha opção favorita é ativar a opção Linear on FMV, que suaviza somente arquivos de vídeo do jogo, as cutscenes. O impacto na performance pode ser desconsiderado, portanto altere de acordo com a sua preferência.
  • Sistema (System):
    Altere somente as opções apresentadas.
    Clique aquiShow
    Imagem
    1. Dynarec (JIT): Recompilador dinâmico, deixe sempre ativado. Provem velocidade imensa a emulação para as plataformas suportas por enquanto (ARM e x86-32\x86-64). S]e você achar algum erro gráfico que não é resolvível por nenhuma outra opção, desativar o Dynarec pode corrigir ao custo de um hit gigante na performance.

    2. Fast Memory: Assume que todos os acessos a memória são válidos e evitar checagens, ganhando velocidade na emulação. Esta desativado por que, caso algum acesso inválido é feito pelo jogo, o emulador inteiro pode travar. Ative por sua conta e risco, eu prefiro manter desativado.

    3. GENERAL AND PSP SETTINGS: Aqui você pode configurar algumas coisas do próprio PSP, como o apelido utilizado no sistema, preferência do botão confirmar (no modelo japonês do portátil, X confirma onde O cancela e o inverso ocorre no resto do mundo), configurações de data e hora e outras opções do próprio emulador, como por exemplo o formato em que as screenshots serão salvas.
    Jogos:
    Clique AquiShow
    1. Como já mencionado, o emulador reconhece arquivos .ISO, .CSO, .PBP e .ELF, os mais comuns. Tenha certeza de extrair o jogo corretamente dentro de arquivos .RAR ou .7Z, e tenha certeza de NÃO extrair a imagem do jogo (ISO e CSO);

    2. O PlayStation 3 possui um emulador interno de PSP. Esse emulador simula um portátil muito mais poderoso que um PSP normal, e é assim que as remasterizações em HD para o console funcionam. Logo, é possível extrair o jogo em HD e executar no PPSSPP sem maiores problemas, desde que ele o nível de compatibilidade do emulador tenha evoluído a ponto de suporta-lo. Dito isso, até agora só testei com Monster Hunter 3rd. Essas remasterizações requerem muito mais poder de processamento, então dispositivos Android podem sofrer para rodar ou não simplesmente não rodar at all;

    3. A lista de compatibilidade pode ser acessada licando no seguinte link: http://forums.ppsspp.org/showthread.php?tid=1473" onclick="window.open(this.href);return false;
    Lá cada jogo tem um tópico dedicado com instruções de como faze-lo rodar (se necessário).
:!: Downloads:
Tópico em construção!
P.S: Sempre é bom dar uma olhada nos fóruns oficiais do emulador, tem muita gente fuçando em várias coisas interessantes por lá.
Por exemplo, forçar jogos que são travados aos 30FPS serem executados na glória do 60FPS, ou ainda a compatibilidade dos remasters de PSP que saíram para o PS3.

P.S²: As imagens da configuração estão grande pra cara*** eu sei, depois diminuo. Agora são quase 18:30 de um sábado, ou seja, TF2 time.

Avatar do usuário
Palada
Usuário
Usuário
Mensagens: 1058
Registrado em: 01/11/2012
Consoles: PSP, PS3, PS4, PC
Titulo: Subway!
PSN ID: white_pad
Localização: Rio de Janeiro

07/09/2013

Pergunta Scarecrow7, o Emu tem algum requisito mínimo?
Apesar de ter PSP, é bom saber dessas coisas.
Nick Anterior: White_Paladin
Imagem

Avatar do usuário
Scarecrow7
Usuário
Usuário
Mensagens: 622
Registrado em: 25/08/2012
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe
Localização: São José dos Campos - SP

07/09/2013

O negócio roda em Android, dá para imaginar que os requisitos mínimos são bem básicos.
No site oficial só é mencionado que no minimo o sistema deve suportar o OpenGL 2.0 e estar preferencialmente rodando Windows 7 ou Windows 8.

Bem como ter instalado os últimos drivers de vídeo e a última versão do DirectX (este ultimo é usado para o input, o backend do emulador é em OpenGL).
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Yskar
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5944
Registrado em: 26/05/2009
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Localização: Paraíso do nordeste, Aracaju

07/09/2013

Nossa, eu vi isso hoje e postei no xã, o emulador em PC está EXCELENTE!
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Avatar do usuário
Scarecrow7
Usuário
Usuário
Mensagens: 622
Registrado em: 25/08/2012
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe
Localização: São José dos Campos - SP

07/09/2013

Eu estava com o tutorial desatualizado em outro fórum, aproveitei para atualizar para a última versão e postar aqui também. :dawg:
Mas puta mer** Darkus, sai da minha cabeça cara.
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Stranger_Eddie
Moderador - PSP
Moderador - PSP
Mensagens: 4641
Registrado em: 12/07/2009
Consoles: Portable + Emulators = Epic!
Titulo: Godzilla Old School Gamer!
PSN ID: Stranger_Eddie

09/09/2013

Scarecrow, seu guia está ótimo :pedobear:

Já estou começando a pensar em vender um dos PSPs :P
Imagem

Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante