Imagem--------------------------------------------------Imagem
O FÓRUM ESTÁ EM MODO APENAS LEITURA, CADASTROS NO FÓRUM DESATIVADOS, NOVAS POSTAGENS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS A PARTIR DE 20/05/2018. SE PRECISAR DE AJUDA, DÚVIDA, OU SEJA O QUE FOR, CLIQUE NA IMAGEM DO TELEGRAM E PEÇA O QUE FOR PELO TELEGRAM DO NEWSINSIDE.

[Guia] PCSX2 1.0 - Emulador de PlayStation 2

Scarecrow7
Usuário
Usuário
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe

28/12/2012

! Leia atentamente antes de perguntar!
:!:PCSX2:
Imagem
:!: Sobre:

O PCSX2 é um emulador de PlayStation 2 para Windows, Linux e Mac que foi iniciado pelo grupo que trouxe o PCSX (emulador de PlayStation) a vida. O Projeto PCSX2 é de código aberto (GPL) e possue um SVN mais do que ativo. Qualquer tentativa válida de melhorar o código em termos de compatibilidade, novas funções e otimizações é incorajada.

O PCSX2 não é perfeito, mas esta sendo constantemente trabalhado para melhorar sua compatibilidade e performance.

Dito isso, você terá que ter um computador relativamente bom para a grande maioria dos jogos. Se tiver um Positivo da vida nem se de o trabalho de continuar lendo. Isso também é válido para notebooks, nem todos são compatíveis.
Processadores recomendados:
- Intel Core 2 Duo / Core i3 @ 3.2Ghz ou mais rápido
- Intel Core i5 / i7 @ 2.66Ghz ou mais rápido
- AMD Phenom II / Athlon II (X2, X3 or X4) @ 3.4Ghz ou mais rápido

VGAs recomendadas:
- Nvidia Geforce 9600GT / 8800GT ou melhor
- ATI Radeon 4750 ou melhor

Outras recomendações:
512 MB ou acima de RAM caso utilize:
- Windows XP With Service Pack 3
- Windows 2000
- Windows XP 64 With Service Pack 1

1 GB ou acima de RAM caso utilize:
- Windows Vista 32/64
- Windows 7 32/64

! Levando isso em conta, não poste perguntando "será que roda no meu PC" , tenha bom senso !
  • Vantagens:
    - Renderiza a imagem em uma resolução até 6X maior que a nativa do PS2, melhorando a qualidade de forma significante e deixando o próprio PS2 no chinelo;
    - Save states completamente funcionais;
    - Som perfeito na maioria das vezes;
    - Suporte a diferentes joysticks;
    - Compatibilidade bem alta, apesar de tudo;
    - Suporte a widescreen hack para jogos 4:3.
  • Desvantagens:
    - PC relativamente forte para rodar algo decente;
    - Necessidade de configurar o emulador a cada jogo que executar a fim de tirar um melhor proveito (nem é difícil, mas nem todos tem alguma facilidade com isso);
    - Mesmo tendo uma máquina boa, alguns jogos são injogáveis.
:!: Demonstrações:
  • Comparações:
    Clique aquiShow
    PlayStation 2 vs PCSX2:
    ImagemImagem
    ImagemImagem
    ImagemImagem
    PlayStation 3 retro-compatível 720p vs PCSX2 720p:
    Imagem
    Imagem
    (Upscaling do PS3 é um lixo)
  • Algumas screenshots feitas por mim:
    Clique aquiShow
    God of War (1920x1080) (6X) (Texture filtering):
    Imagem Imagem Imagem
    PES 2011 (1920x1080) (6X) (Texture filtering):
    Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
:!: Configuração:

O emulador possui um guia oficial extremamente detalhado e preciso sobre o seu funcionamento e configuração, completamente em português.
Portanto, achei inválido escrever outro texto enorme retratando esse assunto. Farei apenas algumas recomendações objetivas, bem como adicionando detalhes sobre funções novas que não são abordadas no guia oficial.

É de extrema importância ler esse guia primeiro, ele explica e responde a várias dúvidas a respeito do uso e da performance do emulador.

:right: Configuração recomendada (simplificada):

Vou assumir que você leu o guia acima, então leia-o caso ainda não fez isso.
  • -Gráficos:
    Use o plugin GSdx, é o melhor.
    Escolha a versão de directx compatível com a sua GPU.
  • Configurar para melhor performance:
    Clique aquiShow
    Imagem
    - Note a resolução setada em "nativa", isso vai aumentar em muito a performance, mas vai cair a qualidade de forma notável.
    Você pode ir aumentando até achar um valor adequado entre qualidade e velocidade.

- Também esta desativada a opção "texture filtering", essa opção aplica um filtro nas texturas para deixá-las mais bonitas, mas implica na velocidade.
  • Configurar para melhor qualidade:
    Clique aquiShow
    Imagem
    - A resolução ficará 6x maior que a nativa, o emulador automaticamente aplicará filtros para uma qualidade excelente e sem distorção.
    Existe uma versão modificada desse plugin de vídeo que libera até 8x de scaling, mas não surte diferença tão grande além da velocidade mais baixa. O ideal é achar um valor equilibrado entre performance e qualidade na sua máquina. O recomendado é ficar com um valor mais próximo da resolução do seu monitor, resoluções maiores simplesmente não vão adicionar em nada além de dar um hit na performance. Na minha tela 1080p, de 3x para 4x já esta de bom tamanho.

Lembrando que em certos jogos onde a GPU não é o bottleneck (e levando que você tem uma GPU boa), aumentar a resolução nativa pode sequer ter um impacto negativo no framerate.

- "Texture filtering" ativado completamente;

- Apertando o botão Page Up no seu teclado durante o jogo ativa o FXAA, um método de Anti-aliasing (redução de serrilhado) que equilibra bastante a qualidade gráfica e performance;

- O emulador também dá suporte ao MSAA (Multisample anti-aliasing) que pode ser uma alternativa ao FXAA.
    Ele possui uma precisão maior que o FXAA, e não causa um "embaçamento" na imagem como o FXAA costuma fazer (ao custo de um hit muito maior na performance, teste ambos e veja qual você prefere). Fique atento ao consumo de vRAM, o uso do MSAA aumenta e muito o consumo e pode causar lentidão e crashs caso ultrapasse o limite físico do seu hardware.

O MSAA pode ser ativado marcando a opção Enable HW Hacks, clicando em "Configure..." ao lado e ativando o MSAA na janela que aparece (para habilitar selecione um valor maior que 0, e o inverso para desabilitar);

- Repare na opção Shade Boost.
    Ela pode ser usada para modificar certos parâmetros da imagem, como saturação, brilho e contraste, muito útil para não ter que alterar o seu sistema inteiro por um único jogo.
    -Áudio:
    As opções padrões do emulador dão conta do recado, não é realmente necessário mudar.

-Speedhacks:
    Apenas habilite speedhacks (hacks de velocidade) caso esteja com o framerate baixo, pois podem acarretar em alguns glitchs e bugs aleatórios.
    Preste atenção na descrição e na observação sobre cada um que o emulador oferece ao deixar o mouse parado em cima deles.

- Habilite apenas speedshacks que estejam marcados como [Recomendado] ao lado, pois são considerados estáveis até certo ponto e podem prover um aumento enorme na velocidade dependendo da situação;

- Evite mexer na Taxa de Ciclo EE e Roubo de Ciclo VU. Podem trazer instabilidade e leituras falsas de FPS (ou seja, você vai achar que ele esta provendo aumento na velocidade enquanto esta fazendo justamente o contrário);

- Se você tiver uma CPU com 3 cores ou mais, é altamente recomendado ativar o MTVU (Multi-Threaded microVU1), ele é incompatível com pouquíssimos jogos e quase sempre traz velocidade sem qualquer desvantagem (em Fatal Frame 2, por exemplo, ele me deu um boost de 40FPS);

- Save states e speedhacks nem sempre funcionam bem juntos, lembre-se de desativar speedhacks ao salvar\carregar um save state;

- Em um exemplo mais prático para mostrar o que os speedhacks podem fazer, em uma área aleatória no jogo Silent Hill Origins consigo em média 95FPS sem speedhacks ativados. Com os speedhacks recomendados ativados, a velocidade ficou em cerca de 120FPS. Para quem consegue alcançar e manter os 60FPS estáveis não faz diferença nenhuma, para quem não tem um PC muito forte faz toda a diferença do mundo.

-BIOS:
    Recomendo utilizar a versão USA 2.00, é bem compatível e estável (já inclusa aqui).
    Evite utilizar versões muito antigas, trazem várias incompatibilidades e podem prejudicar a emulação de algum modo.

-Widescreen hack:
    Serve para transformar jogos em 16:9/16:10 sem distorcer.
    Tem duas maneiras de se conseguir isso: usando um arquivo .pnatch exclusivo para o seu jogo, que vai na pasta "cheats" do emulador (lembre de habilitar cheats no emulador, caso contrário o hack não vai carregar) ou alterando o arquivo .ELF do jogo (relativamente avançado, evite se puder, mas note que alguns jogos só podem ser corrigidos por esse último modo).

Pode ir atrás dos hacks para o seu jogo aqui:
    - http://forums.pcsx2.net/Thread-PCSX2-Wi ... #pid215457" onclick="window.open(this.href);return false;
    - http://ps2wide.net" onclick="window.open(this.href);return false;

-Jogos:
    - Evite rodar jogos em DVD/CD.
    Copie para o HD utilizando algum aplicativo como o UltraISO ou IMGBurn, pois a velocidade de leitura do HD é mais alta do que de um DVD/CD, livrando a emulação de travadas e slowdowns;

- Se você esta preocupado com espaço em disco, é possível compactar as suas ISOs caso você utilize um HD em NTFS.
    A perda de performance é imperceptível na prática, então você pode abusar dessa opção sem se preocupar.

Antes de testar algum jogo, dê uma olhada se ele é compatível com o emulador:
:!: Download:

Não vou deixar aqui cada revisão do emulador, por que são bem frequentes.
Deixarei elas acumularem um pouco para testar e atualizar.
A versão 1.0 é o último release estável.
Materiais:
SpoilerShow
http://forums.pcsx2.net/Thread-Guia-Ofi ... AAs-Brasil
http://forums.somethingawful.com/showth ... id=3255267" onclick="window.open(this.href);return false;
http://pcsx2.net/" onclick="window.open(this.href);return false;
P.S: Coloquei as imagens no imagebam, por parecer ser um site decente e gerar as thumbnails novamente (sem saco para ir atrás das thumbs no imageshack), como nunca usei esse serviço antes, qualquer problema avisem.

P.S²: Só ajeitei o layout sutilmente para se ajustar nesse fórum, então né, nem ficou aquelas maravilhas.
Mas é o que tem para hoje.

P.S³: As imagens tem o logo de outro fórum por eu ter postado primeiro por lá, mas sou o "autor original" do guia e fui eu quem tirou as screenshots.
Quando eu for adicionar outras imagens, já aproveito e adiciono o logo do NI também e talz.

YunPi
Usuário
Usuário
Consoles: PC e PS3.
Titulo: 난 탄소 기반 생명체입니다.
Contato:

28/12/2012

Pow vlw vlho, tinha visto esse emulador de PS2, tentei baixar mas não consegui configurar pra que tudo funcionasse direito, agr ta tudo funfando de boas :D
Imagem

SNSD é nóis.

"지금은 소녀시대!
앞으로도 소녀시대!
영원히 소녀시대!"

Stranger_Eddie
Moderador - PSP
Moderador - PSP
Consoles: Portable + Emulators = Epic!
Titulo: Godzilla Old School Gamer!
PSN ID: Stranger_Eddie

28/12/2012

:bounce: Já sei o que vou fazer no feriado :bounce:

Devidamente Karmado :y: :awesome:

....

Apenas uns comentários aqui :umm:

Vendo as screnshoots, :surprised: "Caraio" :shock: O gráfio do GoW está MELHOR do que no PS3 :surprised: É isto mesmo? :shock:

Eu lembro que joguei um pouco do GoW 1 versão remasterizada... Realmente está muito melhor... Mas as partes com filmes (não jogáveis) estão IGUAIS as do PS2 (não mudaram nada em várias partes).... E vendo só a foto do Kratos (primeira CGI), está NÍTIDO pra mim aqui que está MELHOR que a versão remasterizada do PS3 :surprised:
Imagem

Scarecrow7
Usuário
Usuário

30/12/2012

Thanks.

Cutscenes pre-renderizadas vão ficar na mesma resolução em que foram renderizadas, apenas sofrendo upscaling para preencher sua tela.
Gráficos 3D são renderizados em resoluções maiores, como jogos normais de PC.

Essa intro do Kratos da screen não é um "filme" pre-renderizado, são gráficos 3D gerados pelo PS2 mesmo, então também se beneficiam do aumento de resolução.

E sim, a versão de PS3 é provavelmente renderizada em 720p (e ai sofre o upscaling da sua TV ou do próprio PS3 para 1080P), enquanto nas screenshots que tirei de GoW no PCSX2 elas estão sendo renderizadas em um valor 6 vezes maior que a resolução do jogo no PS2. Esse valor provavelmente passa o 1080p do meu PC, e entre os benefícios do downscaling estão texturas mais nítidas e serrilhado menos aparente sem qualquer tipo de AA (Na época que tirei a screenshot, o MSAA e o FXAA ainda não eram suportados pelo emulador, e não me engano).

Só que as texturas e resto vão ficar iguais, óbvio, algo que a versão de PS3 teoricamente teria amplo espaço para melhorar (e pelo que vi em vídeos, nem melhorou tanto assim).
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

Tear
Moderador - NDS
Moderador - NDS
Consoles: PSP, PS4, PS3, Vita, 3DS, WiiU
Titulo: Cirilla of Vengerberg <3
PSN ID: TearRehem

13/01/2013

Stranger_Eddie escreveu:Eu lembro que joguei um pouco do GoW 1 versão remasterizada... Realmente está muito melhor... Mas as partes com filmes (não jogáveis) estão IGUAIS as do PS2 (não mudaram nada em várias partes).... E vendo só a foto do Kratos (primeira CGI), está NÍTIDO pra mim aqui que está MELHOR que a versão remasterizada do PS3 :surprised:
Isso só no GoW1.
No GoW2 eles refizeram uma pancada de cutscene, ficaram ultra fodas.

Chegando aqui pra tentar emular PS2 nesse notebook :P
Um i5 rola né :dorgas:
Imagem Imagem > hahaha Imagem
Lista (em atualização) de jogos PS3/4 e PSVita - Isto não é um fórum! Isto aqui é um hospício! - by Eddie

Stranger_Eddie
Moderador - PSP
Moderador - PSP
Consoles: Portable + Emulators = Epic!
Titulo: Godzilla Old School Gamer!
PSN ID: Stranger_Eddie

14/01/2013

Eu vi o GoW 1 e 2 no PS3... Realmente o 2 ficou bem remasterizado nas cutsene... O primeiro só focaram mesmo no jogo em si... Porque o resto ficou igual ao PS2 em upscale [ou seja, GOW 1 + PS2 (só que no PS3) rodando em telas atuais = um cocôzinho :P ]

...

No meu Core i3 + 4 GB já tinha rodado bem (mas como disse, eu tinha pego uma versão porqueira do emulador que dava umas travadas)... Esta nova estou para testar logo após eu colocar um pouco mais de RAM no meu lap! Então, em um i5 tem tudo para rodar melhora ainda , claro que depende se sua placa de vídeo seja boa né?! :D
Imagem

Amido
Site Admin
Site Admin
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

05/02/2013

Eu lembro deste emulador desde que ele apenas rodava FF X se não me engano x D

ficou muito bom. daqui 15 anos veremos o de PS3.
Imagem

Scarecrow7
Usuário
Usuário

07/02/2013

Na realidade já há um emulador de PS3 sendo trabalhado, mas independente da evolução do software, simplesmente não temos um hardware eficiente o suficiente para emular o Cell em plena capacidade, e não teremos isso por um bom tempo.

Chuto que só teremos quando o grafeno for utilizado efetivamente.
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

Amido
Site Admin
Site Admin
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

09/02/2013

Scarecrow7, disso eu ja vi, existe o POC do mesmo, mas como vc disse não há hardware. nao uero nem saber da Next Gen emulada um dia no futuro O-o'

grafeno, realmente vai rodar qualquer porra que por a quando for viavel xD
Imagem

Piro_Maniak
Usuário
Usuário
Consoles: Muitos...
Live ID: Piro_ManiakONE
PSN ID: Piro_Maniak

28/06/2013

RES.

Funfou perfeito... E está maravilhoso.
Imagem