Imagem--------------------------------------------------Imagem
O FÓRUM ESTÁ EM MODO APENAS LEITURA, CADASTROS NO FÓRUM DESATIVADOS, NOVAS POSTAGENS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS A PARTIR DE 20/05/2018. SE PRECISAR DE AJUDA, DÚVIDA, OU SEJA O QUE FOR, CLIQUE NA IMAGEM DO TELEGRAM E PEÇA O QUE FOR PELO TELEGRAM DO NEWSINSIDE.

Como Trocar o HD do PlayStation 3 FAT?

PedreirodoHawaii
Usuário
Usuário
Consoles: Todos da nova Geração!
Titulo: Só Termina quando Acaba!
Live ID: PedreirodoHawai
PSN ID: PedreirodoHawaii

15/11/2010

Galera já faz DOIS dias que estou tentando instalar esse HD no meu PS3 Slim:
A única diferença do modelo da foto abaixo pro meu é a data de fabricação
que é 2010.09

imagem do HDDShow
Imagem
E não consigo !!! :sadgrape:

Burro eu ?!? :umm:

Creio que não !!! :whistle:

Já fiz TODOS PROCEDIMENTOS dos tutoriais que encontrei, vi videos explicativos e nada!!! :cry:

Fiz até a besteira (isso só descobri depois de levar um pito de outros users aqui srsrrsrsrs :roll: ) de
ligar o PS3 retirar o HD nativo, instalar o novo e pedir pra formatar e nada! :n: :ffuuu:

Ontem na minha última tentativa eu fiz o seguinte procedimento!

1- Com o PS3 DESLIGADO retirei o HD nativo
2- Coloquei o HD novo (modelo da foto acima) formatado em FAT32 e fechei o Neguinho da Sony :P
3- Espetei o pendrive com a UPDATE 3.41 NA ENTRADA USB.... com a pasta: PS3/UPDATE/PS3UPDAT.PUP
4- Liguei o PS3, ele pede pra apertar o botão PS... procedimento feito
5- Pede para apertar START/SELECT JUNTOS...procedimento feito
6- E é aí que começa o meu calvário... :cry:

ELE NÃO ENTRA NA TELA QUE PEDE PARA APERTAR NOVAMENTE START/SELECT (na verdade é segurar por 5 segundos)
MAS ESSA TELA NÃO APARECE E ELE SIMPLESMENTE COMEÇA O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA... DIRETO!!!

AQUELE QUE VAI MOSTRANDO A PORCENTAGEM.

E QUANDO TERMINA, REINICIA O PS3 E VOLTA NOVAMENTE PARA A TELA DO INTEM 5 CITADO ACIMA.

Deixo com o pendrive e nada!!!
Tiro o pendrive e nada!!!

O mais estranho é que; nesse meu DESESPERO eu já tentei várias coisas, tipo:

Coloquei de volta o HD de 160GB Nativo do PS3 (marca Toshiba) e pedi pra formatar TOTAL...
no menu diz:
O Processo de Formatação pode demorar 9 Horas e 20 minutos :surprised:
Mandei bala!!! :D Mas... (desisti de esperar tanto) :whistle:
em 30 minutos eu apertei o botão O (bola - retroceder) e parei o processo e desliguei o PS3 :whistle:

PS.
Penso eu que; isso cai por terra o post que eu postei alertando
sobre usar o HD nativo do PS3 só depois que tudo der certo.

:ffuuu: :ffuuu: :ffuuu: ...... será ?!?

Tirei o PS3 da tomada esperei uns 2 minutos e liguei o PS3 novamente... eeee ??? :twisted:

O fidamãe procedeu da FORMA COMO DEVERIA SER COM O HD SAMSUNG...

Aparece a tela de apertar o botão PS... a de START/ SELECT ... verifica e entra na tela do START/SELECT 5 segundos
e FAZ O PROCESSO TODO BUNITINHO, REINICIA O PS3... E???

Voi-láááá :idea: :idea: :idea:

Tudo ok!

O mais estranho é que; com o HD da Toshiba as mensagens na tela inicia-se em INGLÊS
e quando faço com o Samsung é em PORTUGUÊS.... que diabos!!! :evil: :evil: :evil:

Será o meu PS3 não aceita esse MODELO De HD para ser usado internamente ?

Sera que o PedreirodoHawaii aqui,
que há tempos espera uma promoção para MestredoHawaii e Engenheiro
tá regredindo e terá que voltar pra ServentedoHawaii ? :D :D :D

Será ???
:(

Já, usando o bendito HD Samsung (modelo citado acima) Externamente...
Instalei os seguintes jogos:

Uncharted
God Of War III
Resistance 2
Killzone 2
Geinji - Days of Blade

E todos rodaram de boa.

Tô frustradão com isso! :( Comprei esse bendito pra usar internamente pra
não ter problema com os arquivos maiores que 4GB que não funfam em
FAT32 e no interno não tem esse problema!!!

Mas ainda tenho esperança e estou aqui pedindo ajuda.

Quero tentar TODAS ALTERNATIVAS ANTES DE DESISTIR E COMPRAR OUTRO HD. :/

As vezes deixamos passar algum detalhe que outro enxerga e acaba nos ajudando.

Já entrei no RECOVERY e a MENSAGEM É QUE NÃO ACHOU O HD... :n:

Se tiverem alguma dica por favor me ajudem!!!

Mais uma vez obrigado pela paciência em ler esse tópico enorme.
Editado pela última vez por hunter0617 em 22/11/2010, em um total de 1 vez.
Razão: Po manolo... Olha o tamanho do seu post... pra que isso...
My Portable Number One !.......Imagem

PS3 Slim CFW4.53 - Wii + HD500GB - 360 Slim RGH + Kinect - PSVita 3G/Wi-Fi 32GB
3DS XL + Supercard DSTwo 8GB - PSP / LCFW 6.60 ProB-9 + 8GB

My Portable Number Two !Imagem

Ransen
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - PSP - PC
Titulo: I'll be there for you...
PSN ID: RansenIkari

15/11/2010

Não entendi muito bem, o HD de 500GB Samsung funcionou como HD interno?

O seu é o primeiro caso que conheço de ter tido problemas ao fazer a troca do HD do PS3.

Se ainda tiver interesse eu posso ti mandar um tutorial de como clonar o HD do PS3, porém vou ensinar a fazer com o Ghost 32 ao invés do Acronis, pois tive problemas com drivers no Acronis ao tentar usar ele em um notebook, como o Ghost eu posso iniciar dentro do SO não haveria problema com drivers.

Quanto a usar como HD externo para rodar jogos, não conte comigo para testar isso, eu não destravei e nem pretendo destravar meu PS3.
Imagem
PSP-1K (Black Piano)
PSP-2K (Gundam Axis no Kyoui Bundle)
PS3 Slim SSD 256GB (Casemod Black-Piano Aventador)
Xbox 360 120GB Jasper JTAG
Imagem

PedreirodoHawaii
Usuário
Usuário

15/11/2010

Ransen escreveu:Não entendi muito bem, o HD de 500GB Samsung funcionou como HD interno?

O seu é o primeiro caso que conheço de ter tido problemas ao fazer a troca do HD do PS3.

Se ainda tiver interesse eu posso ti mandar um tutorial de como clonar o HD do PS3, porém vou ensinar a fazer com o Ghost 32 ao invés do Acronis, pois tive problemas com drivers no Acronis ao tentar usar ele em um notebook, como o Ghost eu posso iniciar dentro do SO não haveria problema com drivers.

Quanto a usar como HD externo para rodar jogos, não conte comigo para testar isso, eu não destravei e nem pretendo destravar meu PS3.

Pois é... como HD interno essa budega aqui não funfa... já externo tá tudo blz.
Me sinto um babaca em não conseguir fazer essa troca que é algo muito simples.

Só pode ser o modelo, não tenho outra explicação!

Penso que o PS3 não reconhece alguma trilha Ø do HD, para mandar formatar.
Já com esse método da clonagem talvez funcione. :roll:

Pode mandar bala nesse tuto do clone com o Ghost, que acho vai ser minha última tentativa!

Quanto a questão dos jogos esses pode ficar tranquilo, porque já fiz o procedimento do
Tuto do BrazMii com o Filezilla e deu tudo certo! :D
Embora na verdade o meu interesse na instalação do HD INTERNO é mais pra evitar o problema com arquivos
maiores que 4GB, mesmo pq eu nem irei baixar jogos, apenas alugar os jogos exclusivos do PS3 (já que tb tenho um XBOX360) e copiar pro hd interno, o que dá muito menos trabalho! :whistle:

Por hora obrigado!!! :y:

Tear
Moderador - NDS
Moderador - NDS
Consoles: PSP, PS4, PS3, Vita, 3DS, WiiU
Titulo: Cirilla of Vengerberg <3
PSN ID: TearRehem

15/11/2010

PedreirodoHawaii, já considerou testar em algum notebook ou então ir na loja trocar o HD?
Quando eu peguei o meu de 320gb pra usar no PS3, fui numa assistência de laptop (ali perto, o cara faria de graça pra mim :whistle:♪) pra formatar antes de ir pra casa e o HD não quis formatar de jeito nenhum. Fui obrigada a voltar na loja que comprei o HD e trocar pra conseguir formatar.

Outra coisa que reparei, o modelo da foto que vc postou tem um JI no final. O meu é II no final.
Será que isso interfere ou é especulação demais? :dorgas: :dorgas: :dorgas:
Imagem Imagem > hahaha Imagem
Lista (em atualização) de jogos PS3/4 e PSVita - Isto não é um fórum! Isto aqui é um hospício! - by Eddie

PedreirodoHawaii
Usuário
Usuário

15/11/2010

Tear escreveu:PedreirodoHawaii, já considerou testar em algum notebook ou então ir na loja trocar o HD?
Quando eu peguei o meu de 320gb pra usar no PS3, fui numa assistência de laptop (ali perto, o cara faria de graça pra mim :whistle:♪) pra formatar antes de ir pra casa e o HD não quis formatar de jeito nenhum. Fui obrigada a voltar na loja que comprei o HD e trocar pra conseguir formatar.

Outra coisa que reparei, o modelo da foto que vc postou tem um JI no final. O meu é II no final.
Será que isso interfere ou é especulação demais? :dorgas: :dorgas: :dorgas:
Então, querida Tear ...

A loja que eu comprei tem um laboratório para isso mesmo.
Eles formatam na nossa frente, então esse não é o problema, mesmo porque
ele funciona corretamente quando usado como externo. :P

Tb andei reparando nesse lance do JI e outros modelos...

Nesse exato momento acabei de fazer a Clonagem do HD nativo do PS3.
Achei um tutorial de um Italiano (e usei a traducione, eco ? via google :D ) e parece ter dado certo.
Foram 3 horas :surprised: pra criar uma imagem de 149GB em outro HD que tenho aqui.
Agora vou montar essa imagem no BENDITO :evil: HD SAMSUNG e testar no Neguino da Sony :D

Vai ser minha última tentativa, se isso não funcionar ...
penso que não haverá mais dúvida que realmente é o modelo que NÃO É COMPATIVEL COM PS3 !!!

Se for o modelo eu vou tentar trocar na loja que comprei.
Se não trocarem (e eles tem todo direito, já que não há problema com o HD)
terei que comprar outro, que na verdade seria o preço de um Jogo Original... nem tudo é flores hehehehe
E de certa forma vai servir de ALERTA pra galera quando for comprar já saber que esse modelo é do ...
capeta :evil: :evil: :evil:

Obrigado por tentar ajudar!!! :y:

Ransen
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - PSP - PC
Titulo: I'll be there for you...
PSN ID: RansenIkari

15/11/2010

E meu HD lá fincado na USB do Phenon fazendo a clonagem denovo pro tutorial :ffuuu:

Pelo menos o tutorial de clonagem já vai estar pronto para o caso de mais alguém precisar :evil:
Imagem
PSP-1K (Black Piano)
PSP-2K (Gundam Axis no Kyoui Bundle)
PS3 Slim SSD 256GB (Casemod Black-Piano Aventador)
Xbox 360 120GB Jasper JTAG
Imagem

BrazMii
Usuário
Usuário
Consoles: TODOS DA SONY
Titulo: OH,REALLY!? KKKKxD
PSN ID: RaioAzul

16/11/2010

Cheguei! :awesome:

Bom pelo visto agora você decidiu pedir ajuda de forma correta, porem como eu disse, deveria ter postado no mesmo tópico do tutorial em vez de criar outro e ....não o fez? :umm:

Não vou comer seu fígado por ter criado outro tópico, mais logo lhe explicarei porque lhe darei outro puxão de orelha, mais um peteléco e um cascudo,rsrsrrsrsrrsrrsrrsrsrsrrrssrsrrsrrs :D

De boa, entendo que você esta furioso pelo acontecido, mais não fique de cara comigo, pois terei que unir os tópicos e por favor não interprete isso mal como se fosse outra coisa, você sabe..... :/

Concerteza o método do Ransen vai ser a sua salvação, mais se mesmo assim não der certo, não perca as esperanças ainda, pois EU ESTOU AQUI!......rsrs :whistle:

Peço tambem que, não fique tacando aquele tópico sempre dizendo que ele é super importante para todos saberem que o HD não é compatível sem antes ter exata certeza deque não é por culpa de outra coisa, se alguem mais tiver o mesmo problema com o mesmo HD ai sim, porem não precisa usar aquele tópico daquele jeito, basta que a informação esteja nos comentários que você está postando, assim como agora, discutindo sobre o assunto e tentando resolver primeiro antes de botar fogo na coisa, entende?

Bom, começemos;

Primeiro ví que você editou o post ai,....ou não? pois antes tinha lido que você tinha cancelado a formatação e que daí tinha desligado o PS3 retirando ele da tomanda, porque é isso que aconteçe quando se cancela a formatação do HD, e se desligar assim, ferra tudo.

Pois nunca desligue o PS3 da tomada quando ele estiver ligado, por ter travado/congelado ou ter dado tela preta!

Desligue ele segurando pressionado o botão POWER sem soltar até que ele dê 3 apitos e deligue por completo!

E tambem não desligue ele nesses casos apenas apertando uma vez e soltando o botão POWER!

Porque?

Porque, esse é o meio comum usado para desligar o PS3, que fáz com que seja feito o save das configurações do sistema que estejam travados no momento, causando gravação corrompida,(principalmente em casos em que o jogo trava ou dá tela preta).

Já se você desliga ele com o botão POWER pressionado direto até dar os 3 bips, isso cancela a função de save e quando o PS3 é religado, ele usa o último save que estava válido e antes do travamento.

E, apesar de que não foi esse o caso, já que você estava formatando o HD, ...mais em outros casos pode causar danos nos arquivos do HD, perda de dados, erro no HD e pedir para formatar e perder tudo, e na pior das hipóteses,..... riscar o prato do HD e perder o HD pela falta de corrente elétrica repentina causada por esse meio de desligamento, (mesmo efeito da queda de energia que todos tem medo ai no brasil).

Logo ví que você fala, que desligou o PS3 tambem da tomada, depois ligou e formatou o HD original sem problemas.

Sim! éra isso que queriamos dizer quando todos nós dissemos para você, (troque o HD com o PS3 DESLIGADO!)

Tem que desligar ele ta tomada tambem e não apenas deixar ele em standby conectado na tomada......................

Assim deve dar certo com o novo HD.

E mais......Como você falou ai, pelo HD original fica em portugue e pelo novo HD fica em ingles.

Certo!

O HD original possue uma encriptação única diferente e talvez parte restrita do HD não seja formatada.

Já o HD genérico não, e não possue nenhum arquivo do PS3 dentro e por isso acontece diferente, mais não deveria....

Por isso eu disse, ( Se preciso, aperte o botão POWER por alguns segundos para resetar as configurações), vou ser mais exato....

Você tem que desligar o PS3 e tambem tirar ele ta tomada, instalar o novo HD dentro do PS3 e ao ligar , em vez de apenas apertar uma vez o botão POWER, você deve apertar e segurar ele apertado sem soltar, depois de alguns segundos você ouvirá 3 bips e o PS3 reincia, mais mesmo assim não solte o botão para ter certeza deque resetou tudo, por isso deve voltar a ligar e mostrar as letras maiores como no PC que esta sem drive de vídeo, mais logo ele configura uma resolução apropriada, logo vai resetar denovo fazendo os 3 bips e ai sim, agora você solta esse botõa POWER para ver oque acontece depois na telinha.

Isso vai ter que dar certo!

Se não der, ainda temos outros truques debaixo da piruca!

Como por exemplo, se você já formatou o HD novo, então ele deve ter partições não vizíveis ai, e é claro, essa ultima partição que foi formatada aparece para o PS3 formatar denovo, só que quando ele reinciar para continuar, deve que primeiro encontra a partição primária, ou melhor o setor da primeira partição que foi feita no HD e não foi deletada quando a nova formatação foi feita para formatação, isso existe sim para quem recuperou HD's que foram formatados erroneamente, as vezes é possível encontrar rastros de mais de uma partição FAT32 ou NTFS, sendo que você tinha formatado e criado apenas uma.

Por isso, se a primeira não der certo, então pegue o HD, conecte no PC e delete a partição que existe, deixando o HD sem uso.

Logo instale o HD no PS3 novamente e repita o processo, desligando ele ta tomada, ligando novamente, segurando o botão POWER para resetar e assim por diante.

Se mesmo assim não der certo, espero que você não se canse, delete novamente a partição do HD e sem remover ele da case, conecte ele na USB do PS3 rodando pelo HD original e mande formatar o dispositivo USB pelo PS3, logo remova ele da case e substitua o HD original por esse que você acabou de formatar.

E se mesmo assim não der certo, ai veremos novamente quando a cabeça voltar a tabalhar e lembrar de novos truques, mais espero que o do Ransen funcione, pois ele fez no dele e foi OK!

Já para Tear e Ransen, deixo o recado!

Melhor dizendo, .... para a Tear que tinha essa dúvida na cabeça.

Não duvidem mais sobre se um HD de 500GB funciona trocar no PS3 e passar essa dúvida para outros, porque lhes afirmo que funciona sim, eu mesmo tinha dito que, estou usando um de 620Gb e ta tudo OK!

Então porque no PS3 diz que de até 500GB?

Porque esse é o padrão atual de tamanho máximo dos HD 2.5 inchi (de notebook)
Antes nem existia desse tamanho devido ao espaço pequeno do HD, mais agora toda case slim ou HD de note apenas, que é vendido tem esse tamanho de 500Gb.

Já, aos poucos estão surgindo maiores como esse que eu tenho aqui,que na verdade acho que éra 640Gb,rsrs

tem até maior de 700 e poucos GB......

E para minha surpresa, esse dias finalmente surgiu um novo HD 2.5 inchi de 1TB!...comprarei-o,rsrs

E como fica se quizermos colocar um HD de 3.5 inchi de Desktop?

Como eu tambem tinha dito, existem adaptadores que extendem a saida SATA para fora da case do PS3 permitindo que assim seja conectado HD bem maiores que podem chegar a 2TB, sem limitações.

E esse adaptadores são dos mais diversos formatos, como um que possuem uma armação emborrachada para evitar trepidação.
Foi numa revista muito conhecida daqui no JP que ví testes feito com HD de 3.5 inchi de vários tamanhos, que verificava o tempo de formatação e desempenho do mesmo, sendo usado para execução e instalação de dados dos jogos e no lugar do HD interno do PS3 é claro.

Eu tenho um que nada mais é doque um armação de ferro que se encaixa no lugar do HD do PS3 e dele é enviado a saida SATA para ser conectado o HD do lado de fora.

Apenas um exemplo de um modelo que nem eu nunca tinha visto, mais aqui perto tem vários outros modelos.

Imagem

Já saimos um pouco do assunto ,mais fica ai a dica, e espero que o PedreirodoHawaii, fique mais calminho comigo e consiga tambem domar essa budega de HD.

Abraços do BrazMiilho! :dawg:

PedreirodoHawaii
Usuário
Usuário

16/11/2010

BrazMii vc é o cara!!! (um dia bate, no outro elogia kkkkk tô falando de mim rsrsrs)

Fiz uma clonagem do HD do PS3 com um programa chamado HDCLONE.
Achei um comentário de um user italiano em um Forum Carcamano hehehehe... segui as dicas dele
e arrisquei, mas.... :whistle:
Ferrei mais de 20GB de Músicas e + 300GB de filmes em FullHD que eu tinha em um HD de 1,5TB aqui :ffuuu:

Quando fui passar a imagem do HD Nativo eu NÃO PRESTEI ATENÇÃO no ÍCONE do programa e acabei fazendo mer**
com meus arquivos.... :P

Massssssssss!!!! .... eu recupero tudo depois.

Foram 3:40 minutos :surprised: (meu notebook é fraquinho mesmo) pra FAZER A IMAGEM DO HD PS3.

Mais 3:50 minutos pra MONTAR A IMAGEM NO HD SANSUNG (que queria usar) e após o término....

Fazer o Teste no PS3... e ???

NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

PQP... :rant: QUE CA#@$%%** :rant: QUE BOS%$#$@$^& :rant: (.... FDP DE HD DO CARVALHO :smash:

Fiquei muito :afuu: e ao tirar o MALDITO HD DO PS3 ... eis que olhando pro sacana eu reparei que na "grade"
que prende o HD ( aquela que a gente tira os parafusos ) e percebi algo que o
"ANEL NÃO PREVIA.... " ele fora pego pela criatura mais improvável... ops!!! Viajei agora rsrsrsrs :D

Na grade há duas pontas ( uma na direita e outra na esquerda ) e eu pensei:

Putz... tô achando que essa mer** tá muito arrebitada e o HD não tá encaixando e dei dois apertos nelas
abaixando mais as pontas, introduzio o maldito de novo e???

BINGOOOOOOOOOO !!!

PQP!!!! :rant: :rant: :rant:

Juro que na hora OUVI O CHAVES DIZER NA MINHA ORELHA...

QUE BURROOOOOOOOO, DA ZERO PRA ELE!!!! :D

Mas a felicidade de ver resolvido o problema foi maior e fez eu "JOGAR O ANEL NO VULCÃO DE MORDOR" srrsrsrs

Quero pedir aqui minhas sinceras desculpas.
Agradecer HÁ TODOS pela PACIÊNCIA E PELA TENTATIVA DE AJUDA e o que criticaram minha
atitude desesperada rsrsrrs :whistle:

A única coisa que tô meio bolado é que o HD é de 500GB oque na verdade seria 465GB ... mas no PS3 ele
tá mostrando 412GB de espaço livre... que roubo!!!

Mas já tô aqui lotando de jogos, o agora novamente BENDITO HD rsrsrsrs

Valeuuuuuuuuu :y:

BrazMii
Usuário
Usuário
Consoles: TODOS DA SONY
Titulo: OH,REALLY!? KKKKxD
PSN ID: RaioAzul

16/11/2010

Tambem estou feliz pelo seu sucesso em encorajar esse maldito HD que não estava é encaixado direito,rsrs foi foda manolo!

Que bom, agora sim vai!

O gb a menos são necessários mesmo, tanto para o sistema quanto para updates e tal, deixa assim e não quebre mais a cabeça,rsrs

PedreirodoHawaii
Usuário
Usuário

16/11/2010

BrazMii escreveu:Tambem estou feliz pelo seu sucesso em encorajar esse maldito HD que não estava é encaixado direito,rsrs foi foda manolo!

Que bom, agora sim vai!

O gb a menos são necessários mesmo, tanto para o sistema quanto para updates e tal, deixa assim e não quebre mais a cabeça,rsrs

Valeu :y:

Obrigado mesmo!!!

Mas mesmo assim, (sou teimoso bagarai) fiquei me sentindo um bos**, e queria tirar a dúvida.
Foi a Clonagem ou o Aperto nas ABAS ?
Acabei de Retirar o HD Samsung de 500GB do PS3, coloquei ele na case de novo.
Espetei no Notebook e mandei formatar em FAT32 com o EASEUS Partition Manager ... tirei do notebook,
espetei no PS3 e ???

....choreiiiiiiiiiiiiiii largaaaaaaaaadooooooooo !!! :cry: :cry: :cry:

Eu sou um bossstaaaaaaaaaa!!! :sadgrape: :sadgrape: :sadgrape:

Era mau encaixe mesmo!!! :/

O procedimento de instalação foi normal.
Mais simples que tomar água.

Perdi 3 dias da minha vida, briguei com vcs, com minha esposa que vinha aqui
buzinar na minha orelha pra eu relaxar, e os 500GB de arquivos entre filmes e músicas !!!
Tudo por causa de duas "orelhinas" da grade de encaixe do HD do PS3...afff :(

Claro que olhando por outro ângulo tiramos lições do ocorrido !

1- NUNCA DESISTIR !!! :D
2- TER PACIÊNCIA !!!
3- O SEU PROBLEMA VAI AJUDAR OUTROS !!! (mesmo vc sendo um bos**, rsrsrs)

Gostei do intem 3 mesmo porque a frase no meu AVATAR DIZ TUDO !!! hehehhee... :dawg:

Valeuuuuuuu !!! :y:

Responder
  • Informação