[ATUALIZADO]NewsInside 2.0: Todas as Novidades do Fórum.

Imagem------------------------------------------------Imagem

Raspberry Pi

Nipoman
Usuário
Usuário
Consoles: Todos
Titulo: O Incrível Ninja

29/04/2015

Imagem

Olá aqui é o Nipoman :D

Criei este Post afim de ajuntar a galera que , assim como eu ,
é Fan deste pequeno e Maravilhoso Computador .
Imagem

Sobre o Raspberry Pi ( via Wikipedia )
SpoilerShow
Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas.

A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 29 de fevereiro de 2012.6

É um pequeno dispositivo que permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.7

Além do mais, o Raspberry Pi tem a capacidade de interagir com o mundo exterior, e tem sido usado em uma ampla gama de projetos fabricante digitais, de máquinas de música e detectores de pais para enfrentar as estações e birdhouses twittando com câmeras infra-vermelho.

O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835,8 que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPU VideoCore IV,9 e 512 MB de memória RAM em sua última revisão. O projeto não inclui uma memória não-volátil - como um disco rígido - mas possui uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados.10

Historia

Em 2006, os primeiros conceitos do Raspberry Pi foram baseados no microcontrolador Atmel ATmega644. Nesse tempo seus esquemas e layout de PCB foram disponíveis ao público. A Fundação trustee Eben Upton reuniu professores, academicos e adimiradores da computação para criar um computador que motivassem as crianças a desenvolverem algo criativo. O computador é inspirado da Acorn BBC Micro de 1981 Modelo a, Modelo B e Modelo B+ são referências aos modelos originais de escolaridade do computador BBC Micro britânico, desenvolvido pela Acorn Computers. A primeira versão de arquitetura ARM do Raspberry Pi foi montado em um pacote do mesmo tamanho de uma memoria stick USB.Tinha uma porta USB em uma extremidade e uma porta HDMI no outro.

O objetivo da Fundação era oferecer o computador por um preço bem acessivel, em duas versões: US $ 25 e US $ 35. Eles começaram a aceitar encomendas pelo modelo B que era o de maior preço,(US $ 35), em 29 de fevereiro de 2012, e o pelo modelo A, de menor preço(US $ 25), em 4 de Fevereiro de 2013. A diferença entre o Modelo A para o Modelo B, é que o primeiro não tem interface de rede. 11
Modelos
SpoilerShow
Existem atualmente o modelo A
Imagem

O modelo A+
Imagem

Modelo B
Imagem

Modelo B+
Imagem

E Raspberry Pi 2
Imagem
Site oficial
http://raspberrypi.org

Alguns Projetos feitos com Raspberry Pi
SpoilerShow
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Retrogaming Com Raspberry Pi
SpoilerShow
Para quem , assim como eu , gosta de Arcades existem inúmeros projetos usando nosso querido Raspiberry Pi :D

Cheguei a testar alguns Sistemas dedicados a Retrogaming , e vou fazer uma listinha Marota aqui pra galera :dorgas:

RetroPie Project
Imagem

O RetroPie é uma distribuicao linux , que reune programas e emuladores que são gerenciados a partir do Frontend EmulaStation
Roda os jogos muito bem a 60FPS , e está muito bem otimizado para o limitado Hardware do RPi .
Um ponto fraco dele , é ainda precisar usar o terminal para configurar algumas funções como controle , strorage e video .
Fora isto , um excelente Sistema .
Link do Projeto http://blog.petrockblock.com/retropie/r ... downloads/
Video Demonstrativo

Lakka
Imagem
Lakka é uma distribuição baseada no OpenELEC e Retroarch com uma interface muito parecida com o XMB da SONY :dawg:
Diferente do RetroPie , este tem todas as configurações no próprio frontend mesmo .
Tem versão para nove sistemas diferentes :
Raspiberry Pi , Raspiberry Pi2 , CuBox-i , HummingBoard , Odroid-C1 , Banana Pi , CubieBoard 2 , CubieTruck e PC . Ufa !! :dorgas:
Um ponto fraco dele , é que nem todas as configurações funcionam , pelo menos na versão que eu testei , para RPi2 que ainda é Beta :ffuuu: .
Link do Projeto http://www.lakka.tv/get/

Video Demonstrativo

RecalBox
Imagem

Este sistema é de longe o melhor de todos .
Apesar de usar o mesmo frontend do Retropie , traz todas as configurações possível no menu do EmulaStation .
A instalação é um show a parte , extremamente fácil de fazer , bastando descompactar o arquivo no SDcard e ligar no RPi .
Ao contrario dos outros acima que necessita de um programa para gravar a ISO no SDcard, este usa o Multiinstalador do NOOBS .
O Sistema já vem desde o inicio com suporte a controles de Xbox360 , PS3 , Wii , GPIO entre outros . E suporta conexão Bluetooth bastando ter um Dongle espetado na USB .
E o mais bacana de tudo , é que ele vem também com o KODI Media Player instalado , bastando seleciona-lo no menu do frontend .
Link do Projeto http://www.recalbox.com/diyrecalbox
Video Demonstrativo

Por enquanto é so Pesoal :D
Podcast sobre o Raspberry Pi
http://www.newsinside.org/podcast/podca ... asperry-pi

Sempre que Puder , vou postando algo Bacana relacionado ao Raspberry Pi e similares .
Obrigado e Comentem :D

===============================================================================================================================================================================================
Tutoriais Raspberry Pi :flashing: :banana: :loituma:

Criando um SDcard para inicializar o Rasperry Pi
SpoilerShow
Para Inicializar o Raspberry Pi você precisa de um sistema operacional.
NOOBS (offline and network install) trata-se de um Sistema Operacional , que serve para instalar outros diversos sistemas operacionais de forma fácil no Raspberry Pi.

Você vai precisar de um cartão SD (8GB recomendado ou maior ), e baixar NOOBS gratuitamente para instalá-lo em seu cartão.

BAIXAR

Usando um computador com um leitor de cartões SD, visite este link oficial https://www.raspberrypi.org/downloads/ .
Clique no botão " Download ZIP " abaixo de 'NOOBS (offline and network install)', e salve em seu computador .
Extraia os arquivos do zip.

FORMATE SEU CARTÃO SD

É Recomendável formatar o cartão SD antes de copiar os arquivos NOOBS para ele. Para fazer isso:

Visite o site da SD Association e baixe o SD Formatter 4.0 para Windows ou Mac.

Siga estas instruções para instalar o software :

Insira o cartão SD no leitor de cartão SD computador ou laptop e anote a letra de unidade atribuída a ele, por exemplo, G: /
Em SD Formatter, selecione a letra da unidade para o seu cartão SD e formatá-lo.

ARRASTAR E SOLTAR ARQUIVOS NOOBS

Uma vez que o cartão SD foi formatado, arraste todos os arquivos que foram extraídos na pasta NOOBS e solte-os unidade de cartão SD.
Os arquivos necessários serão então transferidas para o cartão SD.
Quando esse processo terminar, remover com segurança o cartão SD e inseri-lo em seu Raspberry Pi.

PRIMEIRA INICIALIZAÇÃO

Conecte os cabos de teclado, mouse e monitor.
Agora, conecte o cabo de alimentação USB ao seu Pi.
Seu Raspberry Pi irá inicializar , e aparecerá uma janela com uma lista de sistemas operacionais diferentes que você pode instalar. Recomendamos que você use Raspbian - marque a caixa ao lado de Raspbian e clique em Install .
Raspbian será executado através de seu processo de instalação. Nota , isso pode demorar um pouco.
Quando o processo de instalação for concluído, o menu de configuração Raspberry Pi (Raspi-config) será carregado. Aqui você é capaz de definir a hora e a data para a sua região e permitir uma placa com câmera no Raspberry Pi, ou até mesmo criar os usuários. Você pode sair deste menu usando Tab no seu teclado para mover-se para Finish .

FAZER O LOGIN E ACESSAR A INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO

O login padrão para Raspbian é nome de usuário pi com a senha raspberry . Note que você não vai aparecer nada escrito quando você digita a senha. Este é um recurso de segurança no Linux.

Para carregar a interface de usuário gráfica digite startx .
Video Tutorial Pescado no Youtube :dorgas:

Nao se esqueçam de dar Like no video do cara :)
Editado pela última vez por Nipoman em 04/05/2015, em um total de 5 vezes.

Kuroi
Usuário
Usuário
Consoles: NES SNES PSX GBC GBA XBOX PSP
Titulo: I was there
Live ID: CompoundNutria1
PSN ID: Stark_Rider
Contato:

29/04/2015

Interessante, muito interessante, vou acompanhar esse tópico com certeza, vai que eu me animo a brincar com esse bichinho mas minhas férias haha
Imagem
PSP-2001 ta88v3
CFW PRO-B 6.60

Imagem
TELEJOGO, ATARI, NES, SNES, PSX, GBC, GBA, GBASP, N64, NGC, XBOX, PSP

Nipoman
Usuário
Usuário

29/04/2015

Kuroi escreveu:Interessante, muito interessante, vou acompanhar esse tópico com certeza, vai que eu me animo a brincar com esse bichinho mas minhas férias haha
Também estou brincando com um aqui , mas esperando chegar as telinha LCD que comprei pra ele para postar algo .
Se quiser um Raspberry Pi , aproveita que tem aqui na Lojinha do Newsinside :pedobear: , Somente um Jabazinho :dawg: .

Kuroi
Usuário
Usuário
Consoles: NES SNES PSX GBC GBA XBOX PSP
Titulo: I was there
Live ID: CompoundNutria1
PSN ID: Stark_Rider
Contato:

29/04/2015

Lojinha NI :wub:
Ainda não comprei nada, mas é do NI
Imagem
PSP-2001 ta88v3
CFW PRO-B 6.60

Imagem
TELEJOGO, ATARI, NES, SNES, PSX, GBC, GBA, GBASP, N64, NGC, XBOX, PSP

HawkMorb1us
Usuário
Usuário
Consoles: PS3, LG-G3, PC, JXD s7800b
Titulo: Cai drento

29/04/2015

Comprei um pelo Aliexpress, chegou rapidinho (3 meses junto com o case).
Quero montar uma mesa arcade com ele integrado rodando os Metal Slugs e KOFs da vida.
Minha "mesinha vai ter dois controles, estilo fliperama atual mesmo, com as saídas na parte traseira pra ligar na tela.
Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Consoles: Wii,X360,PS3,NDS,N64,GBASP,PS1
Titulo: Ippen... Shinde miru?
Live ID: Wolfct2v
PSN ID: Wolfterro
Contato:

29/04/2015

Pensei em pegar um pra montar um servidor de FTP de rede local e outras coisinhas mais, porém ouvi um papo de que a taxa de transferência dele engasga muito.
É verdade isso?
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

Yskar
Site Admin
Site Admin
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha

29/04/2015

Muito em breve vou montar meu PI 2 arcade controller, meu console "fliperama" :dorgas:
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Nipoman
Usuário
Usuário

29/04/2015

Wolfterro escreveu:Pensei em pegar um pra montar um servidor de FTP de rede local e outras coisinhas mais, porém ouvi um papo de que a taxa de transferência dele engasga muito.
É verdade isso?

Nao cheguei a testar para ver se o bixo engasga , mas como o Raspberry Pi 2 tem processador Quadcore , pode ser que já nao ocorra mais isso .
Aproveite e procure a imagem do SD card para criar um NAS , dai nao precisa quebrar muito a cabeça em configs .

Yskar escreveu:Muito em breve vou montar meu PI 2 arcade controller, meu console "fliperama" :dorgas:
Faz sim , e compartilha com a gente aqui , pois logo mais vou postar algo relacionado a isso :dawg:

Yskar
Site Admin
Site Admin
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha

30/04/2015

Ainda mais agora que eu soube que o KADE suporta o pi2, agora sim falta só $ pra minha ideia decolar. :dorgas:

Pule para 5:49 para ver essa maravilha da engenharia brasileira! :awesome:

Ou talvez eu pegue o novo quando sair:

Com a diferença que esse além de tudo ainda dá pra conectar os controles clássicos nele, adoraria colocar um controle de mega de 3 botões nele...
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Nipoman
Usuário
Usuário

30/04/2015

Yskar escreveu:Ainda mais agora que eu soube que o KADE suporta o pi2, agora sim falta só $ pra minha ideia decolar. :dorgas:

Pule para 5:49 para ver essa maravilha da engenharia brasileira! :awesome:

Ou talvez eu pegue o novo quando sair:

Com a diferença que esse além de tudo ainda dá pra conectar os controles clássicos nele, adoraria colocar um controle de mega de 3 botões nele...
Nos videos que voce postou , o cara usa uma placa adaptadora USB para montar controles arcade , como esta
Imagem

Mas eu tenho uma EXCELENTE noticia para quem pretende montar arcade com o Raspberry PI :flashing:
Nao precisa desta placa USB , pois as ligações são diretamente feitas na interface GPIO do Raspberry Pi.
Veja como fica
Imagem Imagem

E os esquemas de ligação
Imagem

Inclusive , da para ligar portas de varios controles exatamente pela porta GPIO
Imagem

Seu projeto acaba de ficar mais barato :awesome: :dorgas:

Responder
  • Informação