Imagem--------------------------------------------------Imagem

Frontends para Emuladores

Discussão sobre PCs, Macs e outros tipos de computadores, incluíndo Hardware e Software
Avatar do usuário
Romsonline
Usuário
Usuário
Mensagens: 41
Registrado em: 02/08/2015
Consoles: PC
Titulo: Colecionador de Roms
Live ID: Viva a Aventura

23/02/2017

Pesquisei muito sobre opções de frontend para emuladores e roms no Windows com o intuito de encontrar a melhor opção que concilie praticidade, leveza, funcionalidade e aparência na sua utilização, vamos às opções que encontrei:


1 - EmuCenter2

EmuCenter2 é um programa para facilitar a vida de quem gosta do mundo da emulação e precisa de uma forma prática para acessar seus emuladores e jogos, já que ele organiza toda a sua biblioteca de roms e traz os emuladores dos principais videogames pré-configurados para que a sua única preocupação seja rodar os jogos e se divertir.
SpoilerShow
Emuladores

Confira a lista com todos os sistemas contidos no EmuCenter2:

Atari: Jaguar, Atari ST computer
Amiga: CD32, computers
Bandai: Wonderswan
NEC: Turbo Grafx
Nintendo: Nes, Super nes, Gameboy, 64, Gamecube, DS, Wii
Panasonic: 3DO
Sega: Master system, Genesis, 32X, Mega-CD, Gamegear, Saturn, Dreamcast
SNK: Neo-Geo, Neo-Geo CD
Sony: PlayStation 1, 2, PSP
Outros: PC, MS-DOS, Arcade systems (Capcom CPS, Sega Model 2 & 3, Naomi, Pioneer laser disc, Taito, Zinc, ...)

Atualizações automáticas

Os emuladores em sua grande maioria são Open-source, o que significa que várias pessoas contribuem para que eles tenham atualizações diárias.

Com o EmuCenter2, você não precisa se preocupar em atualizá-los manualmente, pois o programa logo ao abrir já procura por atualizações e as realiza automaticamente.


Configurando as suas pastas

Apesar do EmuCenter2 facilitar muito a nossa vida no sentido de organização e praticidade, para que ele funcione corretamente é necessário fazer algumas configurações manuais para a detecção dos jogos.

Para configurar as nossas pastas, basta seguir os passos:


1-Ao abrir o programa, clique em "Options";
2-Na parte superior do programa selecione a opção "Files";
3-Em "Directory for Storing Games", selecione o videogame que deseja configurar;
4-Clique em "Add" e selecione a pasta onde as suas roms estão armazenadas.
Imagem

Configurando os emuladores

Além de configurarmos as nossas roms no menu "Files" mencionado acima, nele nós também podemos configurar as BIOS utilizadas pelos emuladores que não acompanham o EmuCenter2. Caso você não configure as BIOS dos emuladores, alguns deles podem não funcionar corretamente, já que as BIOS funcionam como se fosse o sistema operacional dos videogames.

Uma das grandes vantagens no EmuCenter2 é que apesar de você não precisar configurar os emuladores para funcionarem de forma satisfatória, é que caso você queira alterar uma configurações específica para vídeo por exemplo, esta alteração já é aplicada em todos os outros emuladores, assim eliminando a necessidade de configurar emulador por emulador.
Navegue pelas suas roms

Pronto, agora que já estamos com as nossas configurações efetuadas chega a parte mais legal do programa, que é onde você poderá acessar as suas roms de uma forma fácil e eficaz.
No menu esquerdo do programa, você tem uma lista que contém todos os videogames que ele emula. Ao clicar em um deles, na parte direita, será carregada a lista das suas roms.

Ao abrir a sua coleção pela primeira vez, você notará que as roms ainda estão sem as imagens de suas capas como na imagem abaixo.
Imagem

Para obter as imagens de seus jogos é muito simples, basta clicar neles e o programa tentará obtê-las automaticamente, porém nos casos em que o programa não conseguir fazer isto automaticamente, basta clicar com o botão direito no jogo desejado e selecionar a opção "Cover > Search". Dentro do próprio programa, uma página de busca personalizada do Google aparecerá com os resultados referentes a imagem do jogo selecionado. Selecione a imagem que preferir para ilustrar e salve-a como uma imagem normal da internet, usando o botão esquerdo do mouse e a opção "Salvar imagem como". Com ela já salva, utilize o botão "Cover" e selecione-a para que o EmuCenter2 associe a imagem com o jogo.

Imagem

Além de você ter todos os seus jogos com suas ilustrações no emulador, uma função interessante para quem tem ROM sets em sua máquina, é que o EmuCenter adiciona uma descrição em inglês para cada jogo da sua coleção. Isso é ideal para pessoas que baixam um monte de jogos desconhecidos e ficam na dúvida do que jogar, já que talvez nem conheça o estilo e história do jogo.


Adicionando jogos de computador

Além de adicionar os jogos de seus videogames favoritos no EmuCenter2, também é possível adicionar jogos de computador normais de forma um pouco diferente dos emuladores.

Para isto basta seguir os passos:

Acesse a opção "PC" no menu à esquerda do EmuCenter2;
Na área de listagem de jogos, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Add";
Procure pelo arquivo executável do jogo.


Pronto, com o jogo já adicionado você pode colocar uma capa para ele tal como em suas Roms. Para isto, basta seguir os mesmos procedimentos que descrevemos acima.

Roda em XP/Vista/7/8/8.1/10
Download

http://emucenter.2.free.fr/website/ENG/download.html" onclick="window.open(this.href);return false;

fonte: http://www.emulapc.com.br/2015/06/emuce ... dores.html" onclick="window.open(this.href);return false;
SpoilerShow

https://www.youtube.com/watch?v=BfFoaFvdjmA" onclick="window.open(this.href);return false;
2 - LaunchBox

É um excelente frontend com suporte a emuladores, jogos de DOS, Windows e Steam. Muito parecido com o Openemu do Mac, mas muito mais customizável. Já pré-configura seus emuladores, importa suas ROMs, jogos de computador, de forma automática, baixando informações e imagens. Programa totalmente traduzido para o Português do Brasil, feito meio na correria (pode conter alguns erros) por mim. Estou pensando em postar esse tópico na pasta PC, mas acho que o público de lá não iria se interessar muito.
SpoilerShow


LaunchBox inclui processos automatizados para Steam, D-Fend Reloaded, ROMs, e jogos de MS-DOS para que você configure e comece a jogar o mais rápido possível. Arte dos jogos e metadados podem ser baixadas automaticamente do TheGamesDB.net, e da Wikipédia.

Imagem

LaunchBox permite que você ordene ou filtre sua lista de jogos por qualquer forma que preferir.

Imagem

Alem, de baixar artes de capa LaunchBox também baixa screenshots e Fanarts deixando a experiência completamente imersiva.

Imagem

Mais algumas Screenshots:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.ph ... ox.427770/" onclick="window.open(this.href);return false;

Download: http://www.launchbox-app.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
SpoilerShow

3 - EmulationStation

EmulationStation é um front-end que permite organizar todos os seus jogos de emuladores em uma única interface, que é simples e muito mais prática de se utilizar. Com ele, você pode ajustar acessar aos seus títulos preferidos e jogá-los rapidamente, evitando acesso contínuo a menus e outras configurações.
SpoilerShow
Pra quem tem dificuldade em configurar o Retroarch e acha confusa a navegação dos menus dele fiz esse pack com o Retroarch já configurado juntamente com uma versão portable do frontend EmulationStation. Ele possuí um visual totalmente clean e muito bonito, por ele você pode navegar pelas listas de jogos e consoles, baixar descrições detalhadas dos jogos, artworks, etc. tudo sem precisar usar mouse ou teclado, tudo pelo controle. Assim que o jogo é escolhido a emulação fica a cargo do Retroarch.

Download
Versão 64-bit: http://www.4shared.com/archive/AE4Mqbf1 ... h_64-.html" onclick="window.open(this.href);return false;?

Instruções
1 - Descompactar em qualquer pasta que preferir. Pode ser em pendrive, HD externo, partição, etc.

Imagem

2 - Na pasta "roms" várias há subpastas, uma pra cada console. Coloque os jogos dentro dela de acordo.

Imagem

3 - Execute pelo emulationstation_retroarch_64-bit.exe, como é a versão portable arquivos necessários ficam todos ali.

Imagem

Erro ao executar o EmulationStation ou Retroarch: No primeiro caso instale o Visual C++ Redistributable Packages for Visual Studio 2013 - https://download.microsoft.com/download ... st_x86.exe" onclick="window.open(this.href);return false;.
Se der o erro 0xc00007b ao executar o Retroarch instale o DirectX End-User Runtimes - http://download.microsoft.com/downl...- ... redist.exe" onclick="window.open(this.href);return false; (Lembrando que primeiro deve-se extrair e depois ir até a pasta e executar o DXSETUP.exe)

Se preferir, ao invés de instalar esses programas separadamente pode instalar uma demo de um jogo atual qualquer (FIFA 15 por ex), nos jogos já vem todos esses programas inclusos. Assim que fiz isso executei novamente o EmulationStation e funcionou normalmente.

4 - Ao abrir EmulationStation pela primeira vez, ele irá pedir para mapear o controle, caso tenha, se não tiver um pode mapear pelo teclado também. Depois
ele irá procurar os jogos que você colocou dentro da pasta "roms". Os consoles só serão exibidos se tiver pelo menos um jogo pra cada sistema. Portanto, se um sistema não aparecer na tela principal é porque ele não reconheceu a ROM/ISO. Pra evitar esses problemas recomendo sempre o romset No-Intro.

Imagem

5 - Uma vez que o EmulationStation escanear os jogos ele cria uma lista simples. Se quiser incrementar a apresentação com artworks e informações, entre em "MENU>>SCRAPER>>SCRAPE NOW"

Imagem

Deixe a opção "USER DECIDES ON CONFLICT" ON, pois assim quando tiver jogos parecidos você escolhe qual é o certo, depois de tudo o resultado é esse:

Imagem

Imagem

A navegação no EmulationStation é bem simples. É basicamente selecionar o jogo, uma vez dentro do jogo pode sair com ESC ou dando quit pelo menu do Retroarch, e estará de volta ao menu do Emulationstation.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.ph ... le.406301/" onclick="window.open(this.href);return false;
SpoilerShow

4 - Rom Collection Browser

Rom Collection Browser é um poderoso add-on para o KODI capaz de transformar o nosso media center ou htpc num espetacular e incrível maquina de jogos!
Este add-on é praticamente indispensável para todos os que querem juntar num htpc uma boa maquina de jogos com toda a informação desde as capas e imagens aos vídeos! Tudo em modo de biblioteca como existe no KODI e a semelhança dos vídeos e das musicas.
SpoilerShow



Download KODI: https://kodi.tv/" onclick="window.open(this.href);return false;
Download Rom Collection Browser: http://addons.kodi.tv/show/script.games ... n.browser/" onclick="window.open(this.href);return false;
5 - GameEx

Perfeito para quem deseja transformar o computador em uma perfeita máquina multimídia. Nele, você pode configurar e-books, feeds, votos, vídeos, séries de TV, músicas, emuladores, jogos e muito mais. Além disso, ele ainda se conecta diretamente ao YouTube e permite que você coloque sua conta da Steam no programa, para rodar os jogos de lá por ele. E quem deseja iniciar o programa diretamente com o sistema operacional, sem a necessidade de esperar a inicialização de todo o Windows para depois abrir o GameEx, é possível baixar o InstatShell, um plugin feito para que o Windows abra diretamente no programa, com velocidade e eficiência. É possível configurá-lo com diversos layouts também. O lado bom é que o programa, além de rodar de tudo, é bem autoexplicativo quanto a suas funções. O ruim é que é preciso conhecê-lo ou ter um mínimo de conhecimento em programas desse tipo para criar o caminho das pastas. Mas não se preocupe, pois, clicando no link do programa, você verá um tutorial sobre como utiliza-lo.

Também é importante lembrar que esses programas são úteis pois extraem arquivos direto de outras pastas do computador. Por isso, para facilitar, crie uma pasta com o nome do programa e diversas subpastas, separando seus arquivos (músicas, vídeos, jogos etc.), sempre deixando nos arquivos seus nomes corretos. Isso facilitará e muito durante a instalação.
SpoilerShow
1. Clique em "Iniciar" e vá até a pasta do GameEx. É importante notar três pontos presentes dentro da pasta: GameEx, Setup Wizard e Other Versions. Em "GameEx", você irá iniciar o aplicativo para utilizar (mas para isso ele precisa estar configurado). A outra, "Other Versions", é uma pasta com diversos aplicativos. Eles permitem que você rode o GameEx de forma simplificada, voltada para um só tipo de função. Por exemplo: se você clicar em "GameEx (MAME Only)", irá abrir o programa, mas somente na parte que contém os jogos do emulador MAME. Esse tipo de função é muito útil caso você deseje utilizar somente uma área do assistente de mídia, pois dessa forma irá poupar memória do seu computador.

Imagem

O ponto mais importante e que daremos foco aqui é o "Setup Wizard". Isso porque, apesar de existir uma pasta "Configuration" (configurações), é em "Setup Wizard" que você vai alterar as configurações do seu aplicativo. Logo ao instalar o programa, esse setup será iniciado, mas caso você queira alterar alguma coisa é só clicar nele novamente.

Imagem

2. Após abrir o Setup Wizard, você será jogado para uma página que vai perguntar qual tipo de instalação e gerenciamento você deseja fazer. Escolha "Avançado", pois ele permitirá uma série de coisas que o modo "Básico" não possui.

Imagem

3. Agora chegou a hora de definir a linguagem que você quer utilizar no seu programa. Recomendamos escolher "Brasil (Português)", porque esse é um aplicativo um pouco complicado, mas com descrições em cada função que possui. Por isso, utilizar o português irá facilitar caso você encontre alguma complicação futura.

Imagem

4. Na próxima janela, você poderá alterar o nome das funções dentro do seu programa. Por exemplo: na área de músicas, existe um filtro por artistas. O programa mostra que o nome "Por Artista" será mostrado como "By Artist". Você pode mudar isso, basta clicar no campo onde está o nome que você deseja alterar e escrever o que deseja.

Imagem

5. Depois de configurar os nomes para cada função, você deve escolher qual será o tema do programa. Antes de escolher, o próprio GameEx oferece alguns temas extras. Caso você tenha interesse em algum deles, clique na caixa ao lado do tema para que ela fique marcada (igual o "The Goonies" na imagem abaixo). Depois clique em "Download". Você pode fazer o download de quantos temas desejar e, se preferir, pode baixar todos ao mesmo tempo. Caso não queira nada, basta pular essa etapa, pois alguns temas mais simples já são oferecidos pelo programa.

Imagem

6. Agora sim escolha o tema que usará no programa. Como você pode ver na imagem abaixo, ao lado de "Theme Name", existe uma lista com diversos temas já inclusos no programa. Você só precisa escolher aquele que achar melhor. Para ter certeza de que fez uma boa escolha, veja a imagem que aparece após a sua escolha. Aquele será o padrão do programa, caso o tema seja escolhido.

Imagem

7. Ainda é preciso configurar algumas coisas antes de começar a inserir arquivos no programa. Na janela seguinte a de temas, você precisa configurar a visualização do programa. Se preferir, pode deixar tudo como está, a única mudança essencial é na resolução da sua tela. Você precisa colocar a resolução exata do seu monitor para que a sua imagem não fique distorcida. Por isso, insira a resolução em "X Resolução" e "Y Resolução".

Coloque a resolução exata, mas não se preocupe em alterá-la caso você utilize um novo monitor (por exemplo, ligar um notebook na tela de um televisor). Nesses casos, o programa fará a alteração automaticamente.

Imagem

8. Ainda na mesma página, mais para baixo, você pode encontrar algumas configurações de ArcadeVGA. Não altere nada nessa área, a menos que você realmente saiba o que está fazendo. As alterações aqui são desnecessárias e podem causar problemas no funcionamento do programa.

Imagem

9. Finalmente chegou a hora de inserir seus arquivos no programa. A primeira parte é a configuração de áudio. Em "JukeBox Modo", selecione "Media Player Biblioteca" para o programa puxar todas as suas músicas inseridas no Windows Media Player. Essa é a melhor alternativa, pois o programa pode dar erro caso você tente pegar as músicas de outro lugar. Mesmo o iTunes não funciona corretamente. Então coloque suas músicas no Media Player e mande o GameEx pegar elas por lá.

Imagem

10. O próximo passo é configurar entradas de mouse, teclado, joystick etc. Não precisa se preocupar com ela, pois o teclado e mouse serão reconhecidos nativamente pelo programa, assim como a maioria dos joysticks. Por isso, caso deseje, pode pular essa etapa.

Imagem

11. A próxima janela configura aparelhos móveis, como tablets e smartphones. Pode clicar na seta e seguir em frente, pois as configurações oferecidas pelo GameEx já permitem a integração entre os dispositivos, então você só precisa alterar caso queira.

Imagem

12. Chegou a hora de inserir os seus filmes, um dos pontos mais utilizados pelos usuários. O GameEx permite inserir filmes de diversas formas. Nessa primeira parte da janela, insira o caminho para as suas pastas de filmes. Perceba que ele permite criar vários caminhos, para separar os vídeos em séries, filmes, programas de TV e outros. Caso a sua pasta de filmes tenha diversas subpastas com os filmes dentro, você pode escolher somente a pasta principal. Nesse caso, o programa irá mostrar as subpastas e você pode navegar à vontade por elas. Se preferir algo mais prático e limpo, pode deixar todos os seus filmes em uma única pasta raiz, assim o programa vai mostrar todas as suas opções de filmes e cada um deles terá sua própria imagem e um pequeno trailer.

Também é possível selecionar mais de um caminho para as pastas de filmes. Basta clicar no botão "..." novamente e inserir um novo caminho. O programa não vai apagar o caminho anterior, apenas adicionará um novo caminho, permitindo que você busque seus vídeos em vários locais. Só tome cuidado para não selecionar o mesmo caminho duas vezes, pois isso irá duplicar sua biblioteca de filmes dentro do programa.

Imagem

13. Ainda na mesma janela, mais para baixo, você pode permitir o acesso a sua biblioteca NetFlix, caso utilize esse serviço de filmes e séries. Dessa forma, você também poderá usar esse serviço junto com seus outros arquivos, sem precisar fechar o programa.

Imagem

14. Ainda na mesma janela, você pode configurar a reprodução de DVDs, para transformar o seu programa em uma verdadeira máquina de filmes. Com ela, você pode inserir DVDs diretamente no seu driver para serem lidos pelo programa. Na versão paga do GameEx, você também pode utilizar um sistema de ISO, assim não precisa inserir um DVD, pois o programa irá ler diretamente a imagem do arquivo salvo.

Imagem

15. Abaixo dessas opções, Nessa parte, também é possível selecionar o Media Library. Ele transforma seu programa em um tocador de MP3 Player. Isso porque, nativamente, o programa não vai rodar uma música após você selecioná-la. Ele vai inserir essa música em uma lista e vai tocá-la somente quando a música anterior acabar. Se você quiser, no Media Library você poderá mudar isso, para a música iniciar assim que você selecioná-la, da mesma forma que acontece com um MP3 Player. Logo abaixo dessas opções, é possível configurar eBooks em PDF. Para finalizar, você pode permitir que o GameEx tenha acesso ao YouTube enquanto estiver conectado a uma rede de Internet. Assim, você pode procurar dentro do próprio programa por um vídeo e encontrar o resultado no maior site de vídeos do mundo, sem precisar desligar ou diminuir a tela do programa.

Imagem

16. As "Configurações GameBase" são um suporte que pode ser útil caso você queira usar coleções GameBase de jogos. Configure se deseja ou não ativar o suporte e avance para próxima tela. Caso você deseje inserir legenda nos seus vídeos, é preciso baixar o Win7codecs. Basta instalar o plugin e inserir os arquivos de legenda na mesma pasta dos filmes. Lembre-se de deixar o arquivo da legenda e do filme com o mesmo nome, para que a legenda funciona corretamente.

Imagem

17. Antes de iniciar o tutorial, lembra-se do conselho sobre criar uma conta no site da GameEx? Pois bem, isso é importante, pois nessa janela você poderá baixar automaticamente arte e vídeos para jogos. Isso é muito útil e pasta colocar seu nome de usuário e senha para que funcione. Então faça a sua conta, que é gratuita, e coloque seus dados nos campos da página. Caso não queira utilizar esse sistema, basta avançar a página.

Imagem

18. Agora o programa direcionará você para a janela de configuração de karaokê. Ela é bem simples e, se você quiser inserir esse sistema, basta selecionar "Sim" e depois colocar o caminho para os seus arquivos de karaokê (lembrando que não são arquivos de áudio, mas especiais para karaokê).

Imagem

19. A janela de configuração do GameEx vai entrar em outra área importante e famosa de seus serviços, que são os games. A primeira, é a área de screensaver. São configurações que alteram a sua tela de descanso do computador enquanto o GameEx estiver ligado. Você pode configurar para que essas telas sejam previews de jogos que você tenha inserido, que vão rodar por alguns minutos e depois serão trocados pela prévia de outro game. Configure como você deseja que seja essa área do programa e avance para configurar outras áreas dos jogos e emuladores. Na opção "Caminho vídeos", por exemplo, você pode selecionar alguns vídeos seus para serem utilizados como tela de descanso.

Imagem

20. Não se assuste com a opção "Vapor". Na verdade, foi uma má tradução de "Steam", o serviço online de jogos. Caso você tenha uma conta na Steam, você pode adicioná-la nesse ponto, para rodar seus games dela diretamente no GameEx. Se não quiser adicionar, não há problema. É só clicar para a próxima opção.

Imagem

21. A janela seguinte é a do GameExtender. Ele é importante, pois permite que você controle a interface do emulador pelo navegador. Funciona como um serviço de gerenciamento à distância, a partir de outra máquina.

Imagem

22. Antes de entrar na área de emuladores, o GameEx pergunta se você deseja se integrar instantaneamente a diversos jogos em flash gratuitos. Nós indicamos você a não fazer isso, para não correr o risco de lotar o seu PC com games simples e que são pouco utilizados. Altere a janela de "Habilitar Arcade GameEx" para "Sim" ou "Não", de acordo com a sua escolha.

Imagem

23. Chegou a hora de escolher os emuladores. Emuladores, para quem não sabe, são programas que simulam na sua máquina jogos de videogame e fliperama (arcade). Existem vários tipos e todos eles são oferecidos pelo próprio GameEx. Por isso, ele pede que você selecione todos os que deseja ter em seu computador para depois clicar em "Download". Caso você não queira baixar, pois pretende usar um emulador seu, apenas siga para a próxima janela, pois essa opção aparecerá depois.

Imagem

24. O MAME é um emulador famoso por rodar diversos jogos de fliperama, por isso foi colocado à parte em uma janela do programa (para saber mais sobre o MAME, você pode conferir o MAME). Se você deseja inserir esses diversos joguinhos clássicos da era dos arcades, selecione "Sim" na opção "Você quer setup MAME?".

Imagem

25. Caso tenha escolhido sim, o programa irá pedir para você definir os caminhos das pastas do MAME. Nós aconselhamos você a extrair o MAME em uma pasta e colocar o caminho para ela em "Caminho Mame". Em "MAME EXE", coloque o nome do arquivo executável do MAME. Logo abaixo, em "Caminho Rom/s", coloque o caminho que leva até as Roms (jogos) do programa.

Imagem

26. Caso queira jogar os games do MAME online com outras pessoas, você terá de selecionar "Sim" na próxima janela. Pode deixar a área de "Cliente/Servidor Caminho MAME" e "Cliente/Servidor EXE MAME" do jeito que o próprio GameEx indica, assim você será redirecionado para a área certa na hora de jogar online.

Imagem

27. Para terminar, o programa também oferece o AdvanceMAME, feito para quem deseja rodar os jogos oferecidos em uma tela de tubo antiga, parecida com a dos fliperamas. Caso você deseje utilizar somente no seu monitor, pode colocar "Não" e seguir para a próxima página.

Imagem

28. Outro emulador será oferecido separadamente. Dessa vez é o Zinco, voltado para jogos arcade do PlayStation. Apesar de existirem outros emuladores que fazem esse serviço, o Zinco é especialista nessa parte, oferecendo uma melhor jogabilidade em jogos desse tipo que foram lançados para o videogame da Sony. Selecione se você deseja inseri-lo e pode deixar os caminhos como o próprio GameEx oferece.

Imagem

29. Na próxima página, mais um emulador oferecido separadamente. Dessa vez é o Model 2, um emulador de games arcade da Sega. Escolha se também quer ele na sua máquina e vá para o próximo passo.

Imagem

30. Por fim, um último emulador será oferecido. É o Ninfa, especialista em jogos do Laserdisc (games que simulavam algum evento em vídeos com atores reais). Escolha se você quer ou não inserir o Ninfa e pode clicar na seta para a próxima tela.

Imagem

31. Lembra que você poderia fazer a inserção dos seus próprios emuladores? Então, nessa página você pode fazer isso. Caso tenha um emulador ou mais para inserir no programa, escolha "Sim" e clique para a próxima página.

Imagem

32. Você será redirecionado para uma área de seleção de emuladores. Você só precisa pegar os emuladores presentes na sua pasta (listados à direita) e jogá-los na coluna da esquerda. Cuidado, pois, por padrão, o GameEx coloca um outro emulador MAME na lista. Não adicione, pois seria um trabalho desnecessário (já que você adicionou o MAME nos passos anteriores). Por isso, selecione a opção do MAME e clique no botão "X". Depois escolha os emuladores que deseja e clique para ir para a próxima tela para eles serem inseridos automaticamente. Se você tem a intenção de inserir também jogos do seu computador, crie uma pasta no seu PC e coloque todos os atalhos dos jogos que deseja inserir no GameEx. Depois, quando chegar nesse ponto, escolha a opção "[PC] Microsoft Windows".

Imagem

33. Depois de selecionar os emuladores, você precisa configurá-los. Não se preocupe, pois o programa já oferece as configurações básicas. Só lembre-se de colocar o caminho para as Roms em "Caminho ROM". Além disso, a opção "Rom Filter" filtra suas Roms de acordo com a extensão delas. Para adicionar um novo modelo de extensão, basta colocar uma vírgula, asteristo, ponto e o nome da extensão (no exemplo abaixo, "*.sms"). Se você quiser colocar todas as extensões, deixe o espaço em branco e ele reconhecerá todos os tipos de Roms que você tem. Então você pode seguir para a próxima tela. No caso dos jogos de PC, é preciso inserir em "Caminho trabalhar" e "Caminho ROM" as pastas dos atalhos dos jogos. Já em "Rom Filter", é necessário inserir a extensão "*.lnk". Nesse caso, por ter uma extensão inserida, você terá de escrever o nome de todas as outras extensões de emuladores. Para finalizar, em "Linha de comando" escreva (com aspas) "[romfile]".

Imagem

34. Antes de terminar a parte dos emuladores, você precisa agrupá-los. Não se preocupe muito com isso. Se quiser deixar seus emuladores todos juntos (o que é recomendado), selecione "1:" na primeira opção ("Selecione Grupo Emulator"). Caso você queira administrar melhor essa área, pode criar mais grupos, mas é algo desnecessário. Coloque também "Sim" em "Habilitado".

Imagem

35. Algumas aplicações HTML também são oferecidas, mas você pode pular essa etapa. Elas não funcionam muito bem. Em testes, por exemplo, o plugin de temperatura indicava uma temperatura de 50°, mas o ambiente não chegava aos 30°.

Imagem

36. Na próxima tela, também não é preciso alterar nada, apenas avance.

Imagem

37. Chegou o momento de escolher algumas estações de rádio. Selecione as estações existentes do GameEx, para você ouvir, caso tenha vontade.

Imagem

38. Caso você tenha feeds de notícias, pode adicioná-los agora. Assim, ficará por dentro das novidades de todos os seus sites favoritos. Se não souber utilizar feeds, leia a nossa matéria especial sobre RSS.

Imagem

39. Essa próxima janela também pode ser deixada como está. Ela apenas ativa e desativa funcionalidades, então já está programada da maneira correta, de acordo com todas as suas escolhas dos passos anteriores desse tutorial.

Imagem

40. Próximo do final das alterações, você deve tomar muito cuidado. Em "Tweaks/Performance", você precisa definir as configurações de desempenho do seu computador. Isso é essencial para um bom desempenho do programa, pois ele vai se adaptar melhor às suas configurações de processador, placa de vídeo, memória RAM etc. Por isso, selecione "Muito Alto", "Alta", "Médio" ou "Baixa", de acordo com as especificações da sua máquina em relação com as especificações dadas como exemplo em cada item.

Imagem

41. Para finalizar, você pode fazer uma verificação geral e ver se todos os caminhos que você deu ao programa estão corretos. Caso ache que tenha necessidade de verificar, clique em "Verify". Depois prossiga.

Imagem

42. Pronto, você terminou! Não se assuste, pois não existe um botão correto para fechar esse instalador/gerenciador. Apenas clique no ícone de "X" grande que está no canto inferior direito da tela. Depois disso, basta abrir o GameEx para começar a utilizá-lo.

Imagem

43. Quando abrir o programa, não se preocupe com a mensagem que vai aparecer (igual a da figura abaixo). Ela dura alguns segundos e depois desaparece. É como uma propaganda, que ocorre sempre que você ligar o programa.

Imagem

44. Com o programa pronto, você pode começar a navegação das diversas áreas de mídia inseridas nele. Caso queira utilizar um controle, ele será reconhecido automaticamente pelo programa. Os controles de Xbox (da Microsoft) funcionam com um desempenho melhor. Agora é só desfrutar do seu novo gerenciador multimídia.

Imagem

45. A imagem abaixo é um exemplo de um vídeo aberto no YouTube pelo gerenciador. A busca foi realizada dentro do próprio GameEx e ele exibiu os resultados do YouTube sem dificuldades, com uma interface limpa e agradável.

Imagem

46. Quando você clicar para sair do programa, ele vai oferecer diversas alternativas. Caso queira apenas sair, basta clicar em "Sair do GameEx". Se quiser, pode desligar a sua máquina, em "Desligar o Sistema". Assim não precisará perder tempo desligando o programa e depois o seu computador.

Imagem

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materi ... imidia.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Download: http://www.gameex.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
SpoilerShow

De todos, eis a minha ordem de qual gostei mais:

1 - Rom Collection Browser: porque integra tudo no KODI e preciso de apenas uma interface para ter tanto multimídia quanto jogos em um único lugar
2 - EmulationStation: simples e muito leve, em conjunto com o retroarch é o par perfeito, além do que, esse conjunto é capaz de manipular todos os sistemas (frontend e emulador) sem a necessidade de teclado, a não ser que precise de alguma alteração por linha de comando, mas isso ainda está na fase de configuração do sistema.
3 - LaunchBox: integra tanto emuladores quanto steam e jogos Windows, o único problema é que a interface Big Picture é paga
4 - Emucenter2: simples no que faz, me pareceu meio "sem sal" apesar de ser relativamente leve.
5 - GameEx: apesar de ser parecido com o KODI na proposta de integrar os jogos com multimídia ele é muito complicado de configurar e fazer funcionar, além de uma interface meio complicada de se familiarizar.

Bom gente, é isso, gosto de usar frontend's porque conseguem catalogar e organizar toda a minha biblioteca de jogos.
Editado pela última vez por Yskar em 23/02/2017, em um total de 1 vez.
Razão: Tags corrigidas
ImagemImagem

Avatar do usuário
Yskar
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5944
Registrado em: 26/05/2009
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Localização: Paraíso do nordeste, Aracaju

23/02/2017

Desses o que eu mais gosto é o LaunchBox, pena que ele é pago e BEM CARO. =/
O emulation station é excelente também e muito usado no Raspberry pi, pena que não é muito intuitivo configurar ele.

Excelente post broder :y: KARMED
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Avatar do usuário
Scarecrow7
Usuário
Usuário
Mensagens: 622
Registrado em: 25/08/2012
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe
Localização: São José dos Campos - SP

26/02/2017

Heh, honestamente usar qualquer coisa que não suporta o framework do libreto é perder tempo.
O próprio RetroArch já dispensa apresentações, ainda mais que na última versão eles explicam o que cada opção faz numa tooltip embaixo da tela.
Vulkan, shaders e retroachievements, libreto é amor. :wub:

Eu uso o Lutris aqui no Linux, porque é excelente para configurar jogos pelo Wine.
Mas ele suporta outros emuladores (inclusive fornece alguns para download pelo próprio aplicativo) e dá suporte aos cores do libreto.

Se o PC é de sofá, eu acho super elegante o Steam Big Picture + Ice.
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Yskar
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5944
Registrado em: 26/05/2009
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Localização: Paraíso do nordeste, Aracaju

02/03/2017

Boa dica esse ICE, não conhecia.
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Avatar do usuário
Romsonline
Usuário
Usuário
Mensagens: 41
Registrado em: 02/08/2015
Consoles: PC
Titulo: Colecionador de Roms
Live ID: Viva a Aventura

06/03/2017

Scarecrow7 escreveu:Heh, honestamente usar qualquer coisa que não suporta o framework do libreto é perder tempo.
O próprio RetroArch já dispensa apresentações, ainda mais que na última versão eles explicam o que cada opção faz numa tooltip embaixo da tela.
Vulkan, shaders e retroachievements, libreto é amor. :wub:

Eu uso o Lutris aqui no Linux, porque é excelente para configurar jogos pelo Wine.
Mas ele suporta outros emuladores (inclusive fornece alguns para download pelo próprio aplicativo) e dá suporte aos cores do libreto.

Se o PC é de sofá, eu acho super elegante o Steam Big Picture + Ice.
Então Scarecrow7, concordo com você, o Retroarch trouxe muitas opções para a emulação, sejam os filtros, seja versatilidade de ter tudo em um e o próprio Retroarch tem como você baixar as capinhas dos jogos para dentro dele.
No caso do emulationstation ele foi feito para trabalhar integrado com o retroarch, vejam esse link que o cara ensina a configurar e também disponibiliza um pack com tudo configurado

Tutorial http://forum.outerspace.com.br/index.ph ... le.406301/
Download tudo configurado https://drive.google.com/file/d/0B9TErU ... J5ZjQ/view
Video Demonstração https://www.youtube.com/watch?v=yLV0z9wyZ98
Abraço.
ImagemImagem

Avatar do usuário
Amido
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5630
Registrado em: 16/01/2011
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

07/03/2017

Romsonline, vou ate usar no meu novo pc com setup de gravação, fazer muito old game no canal do NI :D

e tio roms, aquela ideia de amadurecer o topico do PI, vai rolar? postagem no blog écerta, ó precisa ter mais ifnromações e coisas atuais tb :3
Imagem

Avatar do usuário
Yskar
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5944
Registrado em: 26/05/2009
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Localização: Paraíso do nordeste, Aracaju

08/03/2017

Romsonline, Valeu pelo link!
EDIT: Vish, vi aqui que essa versão é bem defasada, vou atualizar os programas e repostar aqui.
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Avatar do usuário
Romsonline
Usuário
Usuário
Mensagens: 41
Registrado em: 02/08/2015
Consoles: PC
Titulo: Colecionador de Roms
Live ID: Viva a Aventura

08/03/2017

Amido escreveu:Romsonline, vou ate usar no meu novo pc com setup de gravação, fazer muito old game no canal do NI :D

e tio roms, aquela ideia de amadurecer o topico do PI, vai rolar? postagem no blog écerta, ó precisa ter mais ifnromações e coisas atuais tb :3
Fala Amido, blz?

Pretendo sim trazer um tópico do Pi, estou pesquisando mais informações a respeito para fazer um, post mais completo, porém mais falando da plaquinha do que um tutorial.
Falando em tutorial, pretendo trazer alguns tutoriais que encontrei na net sobre o PI, que são bem interessantes.
Antes de postar qualquer coisa, vou te mandar o tópico via PM para você avaliar e colocar no blog.
Yskar escreveu:Romsonline, Valeu pelo link!
EDIT: Vish, vi aqui que essa versão é bem defasada, vou atualizar os programas e repostar aqui.
Fala Yskar, cara, não tinha percebido que estava desatualizado, no caso para atualizar é só abrir o Retroarch e mandar ele fazer o update dos cores, certo?
ImagemImagem

Avatar do usuário
Yskar
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 5944
Registrado em: 26/05/2009
Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Localização: Paraíso do nordeste, Aracaju

08/03/2017

Romsonline escreveu: Fala Yskar, cara, não tinha percebido que estava desatualizado, no caso para atualizar é só abrir o Retroarch e mandar ele fazer o update dos cores, certo?
Isso não atualiza o programa em si, mas é bobagem de fazer, só atualizar com cuidado para não substituir certos arquivos.
ImagemImagem <-- \o/ --> Imagem
ImagemImagem

Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante