Agradeço as sugestões, e vou explicar a minha situação atual.
Eu possuo 3 ferramentas para trabalho atualmente: meu desktop, usado principalmente para gaming e que roda o Windows 7; um notebook velho de no mínimo uns 6 ou 7 anos, que agora roda o Linux Mint, e por fim, meu Surface Pro, o qual disse que rodaria exclusivamente o Ubuntu 15.04, mas que atualmente roda o W10.
Para quem não está familiarizado, o Surface é a mais nova aposta da Microsoft no mercado de notebooks hibridos (notebook e tablet) e ele concorre diretamente com os MacBooks. Estamos na 4ª geração de Surfaces e o meu modelo é um modesto i5 com 4gb, mas meu Surface Pro é da 1ª geração. Estou seguindo um tutorial cujo modelo utilizado é da 3ª geração, então posso estar me adentrando num caminho que ainda não é estável e que pode ainda não funcionar. Quem um dia for mexer com isso, segue o tutorial, que envolve uma caralhada de coisas incluindo recompilar o kernel:
https://www.youtube.com/watch?v=oXuYg5P4EHo" onclick="window.open(this.href);return false;
Hoje vou tirar o dia exclusivamente para isso, então posto meus resultados aqui a tarde/noite.
TL;DR: Consegui fazer tudo funcionar nessa jossa. Conforme problemas e bugs vão aparecendo eu posso ir postando aqui. Tá selo Raikou de qualidade, mas mais voltado pro Entei. Caso não funcione como deve tentarei outra distro.
Edit: comecei as 9 da matina a mexer no Surface e parei agora a pouco. Como havia dito, tentei/estou tentando instalar o Ubuntu 15.04 no aparelho, seguindo o tutorial postado acima. Vamos aos fatos:
- O tutorial é utilizado para a 3ª geração de Surfaces Pro. Eu uso a 1ª geração;
- Bugs conhecidos para o aparelho são: type cover (o teclado do Surface) não funciona, driver de rede também não, nem os botões físicos do volume. Interessante, pois no meu Surface não tive nenhum dos problemas citados. Provavelmente por ser da 1ª geração;
- Problemas que encontrei até então: O driver de rede funciona, mas quando acesso qualquer coisa que necessite de internet o sistema congela. TODO. Tenho que reiniciar o aprelho via hardware;
- Possuo aqui em casa um dongle USB de driver de rede. Quando conectado, ele acessa a internet, mas a mesma dropa após segundos de uso.
- As vezes na tela de login a type cover trava, me forçando a tirá-la e colocá-la de volta.
Cada um dos problemas tem suas devidas soluções, mas a que mais me incomoda (obviamente) é o driver de rede que congela tudo. Pesquisas me retornaram dizendo que o problema era o Kernel e que eu necessitava utilizar o Kernel 3.16.0 para que o driver funcionasse sem maiores problemas. Já passei pro 3.19, 4.0.5 e 4.2 e no momento estou tentando fazer um downgrade no Kernel. Volto logo mais com os resultados.
Edit 2: Depois de um susto porque meu Surface não queria mais ligar por nada, percebi que posso escolher o Kernel apertando pelo próprio Grub através das Advanced Settings. No momento estou postando isso do meu Surface com o Ubuntu 15.04 devidamente instalado e, aparentemente, sem maiores bugs. Nada de congelamentos e drops de conexão. Agora a meta é conseguir usar o kernel 3.16 como padrão.
Edit 3: Eclipse IDE 3.8 instalado com sucesso via Terminal. Agora é só começar a estudar.