Imagem--------------------------------------------------Imagem

[Programação e Web Dev] Alguém aí mexe com isso?

Discussão sobre PCs, Macs e outros tipos de computadores, incluíndo Hardware e Software
RedMonkey
Usuário
Usuário
Consoles: 24 no total.
Titulo: Squirtle, squirtle!
Live ID: Macakaio
PSN ID: greencezar

03/01/2016

Pois bem, amigos.
Dessa vez venho pedir uma recomendação para vocês a respeito do Linux. Aconteceu um milagre de Natal e minha irmã me cedeu um Notebook velho dela cujas configurações são:

Dual Core (sabe-se lá quantos Ghz)
1gb de memória Ram

Cheguei da praia hoje e vou começar amanhã a aprender programação, então existe alguma distro que vocês recomendem para essas specs?
Imagem
Imagem

Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Consoles: Wii,X360,PS3,NDS,N64,GBASP,PS1
Titulo: Ippen... Shinde miru?
Live ID: Wolfct2v
PSN ID: Wolfterro2v
Contato:

03/01/2016

kaiobj, para uma configuração dessas, eu recomendaria o Xubuntu ou o Linux Mint XFCE Edition (isto é, a versão com o desktop XFCE, mais leve e consome menos memória que a versão comum com Cinnamon).
Xubuntu também usa o XFCE.

Há quem recomende também o Lubuntu, que possui o desktop LXDE, que também é bem leve porém um pouco feio.
Mas é uma alternativa caso as distros que citei acima sejam um pouco pesadas para o notebook que você vai usar.

Mas vai começar a programar com qual linguagem? Java?

White_Paladin, achei um site interessante que ensina o básico de diversas linguagens de programação e ainda conta com um terminal online para você compilar e fazer alguns exercícios que o site mostra:

http://www.tutorialspoint.com/codingground.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Tenho mais alguns sites relacionados a outras linguagens que irei adicionar no primeiro post. :y:
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

RedMonkey
Usuário
Usuário

04/01/2016

Valeu pelas dicas, Wolfterro. Já estou providenciando o Xubuntu.
Se ficar bem pesada eu parto pro Lubuntu.

Então, acho que pra começar vou pegar C# e/ou Java, mesmo. Talvez Java porque já tenho todo o material necessário para um bom start.
E gostaria também de agradecer ao Ransen pelas dicas sobre o Unity3D e as linguagens para quem quer começar no GameDev.
Imagem
Imagem

Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

04/01/2016

kaiobj, se for começar com Java, recomendo utilizar o Eclipse como IDE e o OpenJDK 7, a não ser é claro que você queira trabalhar com o código proprietário do Java e em sua versão 8.
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

RedMonkey
Usuário
Usuário

04/01/2016

Excelente, cara. Já vou providenciar também pra começar.
O Eclipse já usei beeeem pouco no Windows, então já estou mais ou menos familiarizado.

Edit: Tentei instalar o Xubuntu no Notebook e nada. Aparece uma mensagem de erro chamada: ACPI PPC Probe failed, depois disso aparece a logo do Xubuntu e o monitor fica piscando e não sai disso. Tentei instalar via nomodeset e via ACPI = off e nada. Vou tentar a outra distro.

Edit 2: Linux Mint 17.2 Rafaela XFCE edition instalado com sucesso. Estou postando essa mensagem iretamente do notebook. O driver de rede wireless não foi detectado, mas já consegui resolver o problema e agora estou instalando o Eclipse IDE nele. Irei atualizando conforme vou evoluindo.
Imagem
Imagem

Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

04/01/2016

kaiobj, imaginei que você teria problema com o driver da placa wireless, mas não com o Xubuntu inteiro.
De qualquer modo, o Linux Mint com o XFCE é equivalente e também suporta as mesmas aplicações e repositórios PPA que o Xubuntu. :y:

A instalação do Eclipse IDE é bem simples.
Apesar de ser uma versão um tanto antiga (3.8 se eu não me engano), ele atende a todas as expectativas e é mais leve que as versões mais novas.
Imagem
Imagem
Imagem

RedMonkey
Usuário
Usuário

04/01/2016

Pois é. Também não sei o que aconteceu e não tive muita paciência pra procurar. O Mint teve o mesmo erro, mas como eu logei via modo de compatibilidade, consegui instalar sem maiores problemas.
Agora, esse Notebook é muito lento, então vou chutar o pau da barraca e instalar o Linux no Surface.
Vai o Ubuntu 15.04 mesmo.
Imagem
Imagem

Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

04/01/2016

Se o notebook é lento, você pode usá-lo para outras funções, como um servidor de backup e gerenciado remotamente via SSH por exemplo.
Não precisaria de Desktop desta maneira, se você souber usar bem a linha de comando, é claro.

Mas o que vai fazer?
Tem outro PC pra instalar?

Tome cuidado se for usar dois sistemas ao mesmo tempo! Preste bem atenção na hora de instalar o Linux se quiser manter o Windows intacto!
Lembre-se também de que o grub deverá estar instalado para poder reconhecer os dois sistemas.
Imagem
Imagem
Imagem

Ransen
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - PSP - PC
Titulo: I'll be there for you...
PSN ID: RansenIkari

04/01/2016

Wolfterro escreveu:Lembre-se também de que o grub deverá estar instalado para poder reconhecer os dois sistemas.
Nos equipamentos mais novos não é bem assim por conta do UEFI, tanto no meu notebook quanto no da minha esposa, o UEFI faz o primeiro SO instalado inicializar automaticamente, normalmente o Windows, para corrigir isso você deve desabilitar a opção de "Secure BOOT UEFI" e usar a tecla de atalho do notebook para abrir o menu do UEFI e selecionar qual SO inicializar, se não precionar nenhuma tecla ele abre o primeiro SO instalado, e caso tenha instalado o GRUB ele vai aparecer só pra fazer a mesma pergunta que o menu do UEFI, "Qual SO deseja inicializar?", só que o GRUB só vai consegui iniciar o primeiro SO da lista por causa do UEFI. Se ele estiver usando um notebook, mesmo que "low end", de uns 2 anos, no máximo 3, é bem provavel que ele caia nessa cituação e o GRUB se torne inútil.

kaiobj, caso ainda pretenda desenvolver games eu recomendo também preparar um ambiente Windows para isso, recomendo fortemente Windows 10 com as versões mais atualizadas do .net framework, JDK, Visual Studio 2015, Unity3D e Blender, além do Android SDK com as API's 15 e 23 atualizadas. No meu ambiente Windows eu ainda mantenho Netbeans 8 e Android Studio, que utilizei para desenvolver e testar uma aplicação Rest para APP, na mesmá máquina também tenho um ambiente Linux, no caso o Mint Mate, nele trabalho com Java e Python, então mantenho instalado Python 2.7.11, Netbeans 7.4 e JDK 7, além disso também é bom ter uma ferramenta de banco de dados a mão, então mantenho MySQL instalado em ambos SO's.
Imagem
PSP-1K (Black Piano)
PSP-2K (Gundam Axis no Kyoui Bundle)
PS3 Slim SSD 256GB (Casemod Black-Piano Aventador)
Xbox 360 120GB Jasper JTAG
Imagem

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

04/01/2016

Ransen, já é comum a maioria dos notebooks atuais virem com UEFI?
O meu notebook CCE de 2011 ainda usa o método antigo e alguns PC's mais novos que tenho visto sempre possuem uma opção de Legacy ativado, portanto nunca precisei lidar com isso.

Mas foi bom o aviso, não sabia. :y:
Imagem
Imagem
Imagem

Responder
  • Informação