Imagem--------------------------------------------------Imagem

[Programação e Web Dev] Alguém aí mexe com isso?

Discussão sobre PCs, Macs e outros tipos de computadores, incluíndo Hardware e Software
Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Consoles: Wii,X360,PS3,NDS,N64,GBASP,PS1
Titulo: Ippen... Shinde miru?
Live ID: Wolfct2v
PSN ID: Wolfterro2v
Contato:

31/12/2015

Desde o início do ano, comecei a aprender a desenvolver sites simples com uso de Javascript e front-end através do site Codecademy e w3schools.
Sou ainda novato neste assunto, aqui está alguns exemplos:

Sheogorath's Website - Inspirado no Daedra mais foda da série The Elder Scrolls.

Relógio Digital - Um simples relógio digital, gerenciado pelo script em Javascript.

Já em Agosto, comecei a aprender a desenvolver programas simples usando Python e Ruby, também ensinados no site Codecademy.
Algum tempo depois, seguindo o conselho do meu amigo kaiobj, comecei a aprender Java através de um canal do Youtube que ele me recomendou.

Já no segundo período de Redes de Computadores da minha faculdade, comecei a explorar mais o lado Linux e decidi aprender mais sobre Shell/Bash Scripting, vi que também era possível utilizar linguagens como Python, Ruby e Lua e comecei a me dedicar a criar alguns scripts úteis para mim.

Um exemplo desses scripts úteis é o Youtube-DL-Script:

Imagem

Repositório no Github: https://github.com/Wolfterro/Youtube-DL-Script" onclick="window.open(this.href);return false;

Este script foi criado para facilitar um pouco a minha vida na hora de utilizar o youtube-dl, um aplicativo já bem conhecido entre o pessoal que usa Linux (apesar de estar disponível para Windows também, mas requer o Python instalado), ao invés de utlizar um comando enorme para ripar um vídeo para .MP3 ou converter para outro formato de vídeo, decidi fazer um menu simples onde eu escolho a opção que desejo, insiro APENAS a ID do vídeo, seleciono a pasta que desejo salvar o arquivo (pasta Música se for arquivos de áudio ou pasta Vídeos se for arquivos de vídeo) e pronto, tudo isso com alguns cliques.

Parece bobo, mas é meu primeiro script então não dá pra reclamar muito. :dawg:
O script está disponível em 4 versões: Bash, Python 2.7, Python 3.x e Ruby.

É necessário ter o libav ou o ffmpeg instalado para fazer as devidas conversões de vídeo ou de áudio, extremamente necessário se você deseja obter arquivos .MP3 dos vídeos escolhidos.

==============================================================================

Meu primeiro programa em Java, como mostra também o tutorial no Youtube sobre JFrame, foi um conversor de temperaturas.
No tutorial, ele ensinou a criar uma janela simples, sem muita decoração ou bom design, eu fui um pouco mais além e
decidi criar uma janela mais bonitinha:

Imagem

Repositório no Github: https://github.com/Wolfterro/Conversor- ... atura-2016" onclick="window.open(this.href);return false;

Novamente, parece bobo, mas achei que TALVEZ, QUEM SABE, fosse útil pra alguém, pelo menos para aprender, por isso decidi criar um repositório no Github para ele.

Mas falando em aplicativo bobo, com falta do que fazer nas férias, decidi criar um joguinho simples, também desenvolvido em Java.
Eis então que tive a ideia de criar um simulador de loteria depois de ver o comercial da Mega-Sena da Virada, criei então o Mega-Sena Simulator:

Imagem

Repositório no Github: https://github.com/Wolfterro/Mega-Sena-Simulator-2016" onclick="window.open(this.href);return false;

Você coloca o seu jogo em ordem crescente (na verdade, tanto faz a ordem, o programa reorganiza seu jogo) e aposta clicando no botão 'Jogar!'.
O programa então sorteia os números e verifica quantos números você acertou. Devo dizer que devo ter jogado isso umas 300 vezes (até por questão de debugging, para verificar se não há bugs ou outros problemas) e não acertei mais do que 3 números! HAHAHAHAHA!

Mas de qualquer maneira, devo agradecer ao meu amigo kaiobj por ter me mostrado aquele tutorial.
Se não fosse por isso, não teria tido interesse em programação agora, pelo menos não tanto quanto tenho agora! :dawg:

E percebi também que, aqui no fórum, apesar de tantos hackings e destraves, quase nunca vi alguém discutindo sobre programação e Web Dev.

Alguém aqui se interessa por isso?
Alguém aqui já desenvolveu alguma coisa? Mesmo que um simples script ou programa "Hello World"?

Postem ai! Talvez seja interessante discutir sobre isso, se alguém estiver interessado, é claro! :dorgas:

Aqui está alguns sites interessantes para aprender sobre linguagens de programação, scripting e desenvolvimento web:

Desenvolvimento Web:
Codecademy
w3schools

Hospedagem gratuita de sites estáticos:
Neocities

Programação:
Codecademy
Tutorialspoint
Programming in Lua

Vídeos:
Curso de Java
Curso de Javascript
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

Ransen
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - PSP - PC
Titulo: I'll be there for you...
PSN ID: RansenIkari

01/01/2016

Eu comecei a desenvolver a aproximadamente 10 anos, mais por necessidade do que por vontade, na época eu estudava eletrônica e para utilização de microcontroladores, na época eu utilizava muito PIC da série 16F da MicroChip, era quase uma obrigação saber Assembly e C, trabalhando na empresa de um amigo eu utilizei isso por um bom tempo até me interessar de verdade por desenvolvimento, atualmente estou concluindo minha faculdade, onde recebi muita influência para utilizar Python e Java, inclusive meu TCC foi desenvolvido em Java, porém, atualmente utilizo muito C#, pois havia assumido a responsabilidade de portar algumas aplicações feitas em VB6 para .net, o que não é um problema pois se trata de uma linguagem muito "parecida" com Java.

Vou procurar os links do material disponibilizado pelos meus professores da faculdade e disponibilizar aqui, também vou disponibilizar algumas soluções que desenvolvi em Java.

Com relação a C#, não posso compartilhar minhas soluções pois são relacionadas a aplicações comerciais, mas posso ajudar quem precisar.
Imagem
PSP-1K (Black Piano)
PSP-2K (Gundam Axis no Kyoui Bundle)
PS3 Slim SSD 256GB (Casemod Black-Piano Aventador)
Xbox 360 120GB Jasper JTAG
Imagem

RedMonkey
Usuário
Usuário
Consoles: 24 no total.
Titulo: Squirtle, squirtle!
Live ID: Macakaio
PSN ID: greencezar

01/01/2016

Primeiramente, fico feliz que tenha ajudado o Wolfterro com alguma coisa que tenha passado pra ele. :)

Minha história com programação pretende ter início esse ano. Não entrando em muitos detalhes, eu sou estudante de Engenharia Civil e detesto esse ramo, então decidi acabar minha faculdade e começar uma nova em Sistema de Informação. Meu foco sempre foi game developing, mas ultimamente venho pesquisando muito sobre hacking e essa é uma área que tem me chamado muito a atenção.

Espero poder ter o que compartilhar com vocês logo menos. :)
Imagem
Imagem

Imagem

Amido
Site Admin
Site Admin
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

01/01/2016

kaiobj, joining on failoverflow kaiobj lol
Imagem

Teffy
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 com CFW + PC marromenos
Titulo: Diva da edição
Contato:

01/01/2016

Veja bem.

Entre 2011 e 2013 frequentei três períodos do curso técnico de informática do CEFET RJ, mas empaquei na matéria de estrutura de dados com C# e acabei desistindo.

Entre 2014 e 2015 peguei um cursinho de computação gráfica pelo PRONATEC, mas a minha turma era a primeira, então a ementa foi um negócio meia boca enfiado goela abaixo pelo MEC. Agora em 2016 pretendo pegar uma graduação em Design.

Desculpa aí e wish me luck.

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

01/01/2016

Ransen, já ouvi falar muito sobre C#, mas nunca parei pra dar uma olhada direito.
Sabia que era muito parecido com Java mas muitos dizem que é uma linguagem muito restrita aos produtos da Microsoft e que é melhor desenvolvido num ambiente Windows e que não possui uma presença muito grande em outras plataformas, algo parecido com o Swift (até um tempo atrás) e Objective-C em relação a Apple.

Posso estar errado, mas vou pesquisar mais sobre isso. :y:

kaiobj, o curso de Sistema de Informação da minha universidade utiliza muito a linguagem C, que acho bem interessante mas um pouco "complicado" de aprender (algumas coisas na linguagem C não existem em linguagens de maior nível como Python ou Java).
Mas é uma excelente linguagem de programação e muito bem documentada.

Assim que eu concluir meu curso em Redes, devo fazer Sistema de Informação também. :y:

EstefaneLD, já estão trabalhando bem com C#?
Até um tempo atrás era só Java e C, no máximo Python, como alguns colegas meus de faculdade já relataram.

Bem, o importante é você escolher uma graduação que te agrada, e que você acha que vai te trazer algo bom no futuro.
De qualquer maneira, te desejo sorte. :y:
Imagem
Imagem
Imagem

Wii 4.2U Softmod - Xbox 360 Slim 4GB LT+ 3.0 - Playstation 3 Slim 160GB CFW Rebug 4.46.1 REX + Ext. HDD 1TB - Nintendo DS Lite + R4 Wood + Ez Flash 3 in 1

Ransen
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - PSP - PC
Titulo: I'll be there for you...
PSN ID: RansenIkari

01/01/2016

EstefaneLD, professor que usa linguagem de "alto nivel" em estrutura de dados não sabe direito o que está fazendo, o ideal pra essa matéria é C.

Wolfterro, C# é sim bem restrito a para plataforma Microsoft, apesar de existirem maneiras desenvolvidas por terceiros para utiliza-lo no ambiente Linux e MAC. Mas parece que isso vai durar pouco tempo, ao que parece o código do .net vai ser aberto, ou vai ganhar uma versão aberta igual ao OpenJDK do Java.

kaiobj, para desenvolver games aprender C# e JavaScript você precisa, recomendo fortemente usar a engine Unity3D em conjunto do Visual Studio 2015, claro que você vai precisar Windows para fazer isso, mas nessa plataforma é possível criar jogos para todas as outras, isso inclui os consoles, se tiver as licenças.
Imagem
PSP-1K (Black Piano)
PSP-2K (Gundam Axis no Kyoui Bundle)
PS3 Slim SSD 256GB (Casemod Black-Piano Aventador)
Xbox 360 120GB Jasper JTAG
Imagem

Teffy
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 com CFW + PC marromenos
Titulo: Diva da edição
Contato:

02/01/2016

Obrigada Wolf [emoji106]

Mil perdões pessoal, fiz confusão. As primeiras matérias de programação for real do CEFET são aplicadas com C.

Wolfterro
Moderador - Wii
Moderador - Wii
Contato:

02/01/2016

EstefaneLD, ah sim, mas C também é uma boa linguagem de programação para início de curso.
Também estou me enrolando um pouco para aprender C, tem algumas coisas que eu ainda não captei, mas espero ter disposição para aprender ainda este ano.
Imagem
Imagem
Imagem

Palada
Usuário
Usuário
Consoles: PSP, PS3, PS4, PC
Titulo: Subway!
PSN ID: white_pad

03/01/2016

Faço eletromecânica, então minha área é """longe"""disso, porém tive um projeto escolar em 2015 (e um programado pra 2016) que acabaram me dando em quê de interesse em programação, vou ficar aqui observando as discussões.

Se conhecerem bons tutos (como o que o Kaio recomendou) e materiais interessantes pra ler (C, C#, Java) compartilhem aê com a galerê :dawg:

(Nada contra aparecerem uns posts mais acadêmicos aqui no NI :umm: )
Nick Anterior: White_Paladin
Imagem

Responder
  • Informação