Imagem--------------------------------------------------Imagem
O FÓRUM ESTÁ EM MODO APENAS LEITURA, CADASTROS NO FÓRUM DESATIVADOS, NOVAS POSTAGENS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS A PARTIR DE 20/05/2018. SE PRECISAR DE AJUDA, DÚVIDA, OU SEJA O QUE FOR, CLIQUE NA IMAGEM DO TELEGRAM E PEÇA O QUE FOR PELO TELEGRAM DO NEWSINSIDE.

Lançado Mantle API / AMD Catalyst 14.1 (BETA)

Discussão sobre PCs, Macs e outros tipos de computadores, incluíndo Hardware e Software
BrazMii
Usuário
Usuário
Consoles: TODOS DA SONY
Titulo: OH,REALLY!? KKKKxD
PSN ID: RaioAzul

02/02/2014

Imagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mantle é uma API de baixo-nível desenvolvida pela AMD em parceria com a DICE, como uma alternativa ao Direct3D e OpenGL, para ser usada primeiramente no PC.2 Atualmente só funciona nas placas de vídeo da AMD da arquitetura Graphics Core Next (GCN),3 embora haja especulações de outras empresas como a nVidia e Intel podem ser capazes de implementá-la no futuro.2 Essa API foi criada para permitir que jogos e outras aplicações utilizem a placa de vídeo com maior eficiência.

O download da versão 14.1 ainda em beta, pode ser feita no link a seguir...
http://support.amd.com/en-us/kb-article ... -beta.aspx

Como trata-se de uma versão ainda em beta, pode haver efeitos reversos de performance para alguns!

Caso não tenha o Jogo BF4 que atualmente é o único jogo compatível com a API, baixe um benchmark chamado "Star Swarm" na Steam, compatível para fazer testes....
Lembrando que, para quem tem uma Placa de vídeo HD 7xxx series GCN, precisa atualizar a sua Bios para UEFI Bios a fim de poder usufruir da nova API!
Uma atualização de Bios pode ser encontrada no site da fabricante de sua VGA.

Atenção!
O aplicativo ainda não é compatível com multi GPU, segundo informações contidas no próprio site do Mantle.
Suporte para tal será implementado em uma atualização no aplicativo via Steam.
Por isso desative Multi GPUs para poder testar o aplicativo.

Imagem
Editado pela última vez por BrazMii em 06/02/2014, em um total de 3 vezes.

Scarecrow7
Usuário
Usuário
Consoles: Not even once
Titulo: Falta de Classe

03/02/2014

Agora só falta jogos bons que o utilize em todo potencial, de preferência para melhorar a experiência visual e não somente espremer alguns FPS a mais.
É ótimo ter uma performance boa com pouco hardware, mas ter jogos muito mais bonitos tem que ser prioridade (e BF4 é um jogo descartável para mim de qualquer jeito, esperar mais um tempo antes de trocar de GPU).

E quem tem uma GNC ai e esta pronto para testar, utilizem um aplicativo chamado DDU para desinstalar COMPLETAMENTE os drivers instalados só pra depois instalarem esse novo beta. Na verdade, isso deve ser obrigatório para qualquer update que você faça no seu driver gráfico.

Só falta a AMD consertar logo a porcaria do downsampling e colocar mais mão de obra nos drivers para Linux, para ir aos poucos deixando de sugar pintos.
Ter que ficar editando os registros pra jogar em > 1440p toda vez que atualizar o driver é pra cair o c* da bunda.
Para uma internet repleta de butthurt e lágrimas deliciosas.
Imagem
Imagem

BrazMii
Usuário
Usuário

04/02/2014

Scarecrow7, Boa! realmente agora queremos é jogos com capacidade gráfica que use todo o poder do hardware, fps nos 60 já vai longe, rs

para desinstalar as coisas eu uso o wise program uninstaller, mas neste caso eu fui pela dica da própria AMD e desinstalei pelo próprio instalador.
...agora, você tem monitor de 1440p ou é de 1080p e você faz upscaling?
Uma hora você faça o favor de criar um guia de como editar essa budega pra colocar 4K,ok!?

Edit;
Tem estes jogos só! :dawg:

Star Citizen
Thief
Battlefield 4
Sniper Elite 3
Plants vs. Zombies: Garden Warfare

Edit [2]

Caramba! :shock: ganhei o dobro de performance com minha HD 7970 Ghs Edition! + anti-aliasing + Vsinc sem quebra da tela! :surprised:

Amido
Site Admin
Site Admin
Consoles: Wii/DSi/PSP/PS3/PS4
Titulo: Recorte aqui
Contato:

04/02/2014

BrazMii, plants warfare saira pra pc? o_O ou mantle eh no xone tb? XD
Imagem

BrazMii
Usuário
Usuário

04/02/2014

Ps4 e Xone usam Mantle sim porra! xD

Scarecrow7
Usuário
Usuário

04/02/2014

BrazMii escreveu:para desinstalar as coisas eu uso o wise program uninstaller, mas neste caso eu fui pela dica da própria AMD e desinstalei pelo próprio instalador.
Use o DDU, não ouça a AMD.
O desinstalador dela não remove todos os valores do registro e dá vários conflitos em decorrência disso.
BrazMii escreveu:agora, você tem monitor de 1440p ou é de 1080p e você faz upscaling?
Uma hora você faça o favor de criar um guia de como editar essa budega pra colocar 4K,ok!?
Tenho um monitor de 1080p, faço downsampling de resoluções maiores.
1440p para jogar, e às vezes 4K para tirar screenshots (já que ai a performance é irrelevante).
Quando eu tiver meu PC em mãos eu faço, deixei um outro tutorial meu lá inacabado e que também quero publicar.
BrazMii escreveu:Ps4 e Xone usam Mantle sim porra!
* carece de fontes

Na realidade, tanto o PS4 quanto o X1 não precisam do Mantle.
A API própria deles por si só já são bem similares, não existe motivos para a AMD ter o trabalho de suportar ambas as plataformas.

E só lembrando, praticamente todos os jogo vindouros que vão utilizar a Frostbite como engine, já vão suportar o Mantle out of the box.
Imagem
Imagem

BrazMii
Usuário
Usuário

05/02/2014

Scarecrow7 escreveu:Use o DDU, não ouça a AMD.
O desinstalador dela não remove todos os valores do registro e dá vários conflitos em decorrência disso.
Valeu pela info, mas também eu usei o wise registry cleaner para limpar o registro sempre, sem contar que o wise uninstaller também limpa o registro de programas desinstalados por ele.
Mas agora verei esse DDU também,rs :y: :dawg:

Scarecrow7 escreveu:Tenho um monitor de 1080p, faço downsampling de resoluções maiores.
1440p para jogar, e às vezes 4K para tirar screenshots (já que ai a performance é irrelevante).
Quando eu tiver meu PC em mãos eu faço, deixei um outro tutorial meu lá inacabado e que também quero publicar.
Ai sim em! :y: :awesome:
Scarecrow7 escreveu:
BrazMii escreveu:Ps4 e Xone usam Mantle sim porra!
* carece de fontes

Na realidade, tanto o PS4 quanto o X1 não precisam do Mantle.
A API própria deles por si só já são bem similares, não existe motivos para a AMD ter o trabalho de suportar ambas as plataformas.

E só lembrando, praticamente todos os jogo vindouros que vão utilizar a Frostbite como engine, já vão suportar o Mantle out of the box.
Desculpe a minha falta de disponibilidade de expressar o que o Mimido já deveria saber, mas em momento algum eu quis dizer que os consoles Next Gen usam a mesma API da dos PCs,rs
Mas mesmo usando a API própria ou Directx e ou OpenGL já otimizadas para esses consoles de jogos, ainda existe aquele pequeno gargalo dessas APIs, não!? ...onde entra o Mantle que permite o melhor aproveitamento do hardware.

Agora, que os consoles Next Gen já vieram com suporte ao Mantle para Consoles, isso é pura verdade, mas não que todos os jogos já o usam....

Inclusive agora surgiu a dúvida, BF4 que já deveria ter tido o Mantle nos consoles, saiu já suportando ou ainda não, ou vai precisar de um update de jogo? Já que no PC, só agora adicionaram?
Quem tiver a case do jogo poderia olhar ou tirar uma print pra gente ver,rs

Scarecrow7
Usuário
Usuário

05/02/2014

Não cara, nem o X1 e nem o PS4 precisam do Mantle.
A API deles já são low-level o suficiente, praticamente não tem nenhum overhead.

Pode ter certeza que elas são muito mais eficientes que o Mantle, aliás.
Agora, que os consoles Next Gen já vieram com suporte ao Mantle para Consoles, isso é pura verdade, mas não que todos os jogos já o usam....
Não é pura verdade, e ninguém disse que o todos os jogos já o usam, hue

E só um adendo, não é o jogo que deve suportar o Mantle, e sim a engine por trás.
Agora que a Frostbite tem suporte a ele, qualquer jogo que usa ela como base já vai poder estar usando o Mantle.
Desculpe a minha falta de disponibilidade de expressar o que o Mimido já deveria saber, mas em momento algum eu quis dizer que os consoles Next Gen usam a mesma API da dos PCs,rs
É difícil detectar sarcasmo na internet e talz, ainda mais num fórum que tem brigas e gente bostejando por causa de ar-condicionado portátil, hue :dorgas:
Imagem
Imagem

MoisesA7X
Usuário
Usuário
Consoles: PS3--PS4--PSVita--3DS
Live ID: Moises A7X
PSN ID: MoisesA7X

06/02/2014

Testei tb com esse app da steam, agora resta testar no BF4, muito embora pra serie HD 7xxx (a minha alias) e 8xxx vi falando que essa primeira leva de drivers nao fez muita diferença, mas que isso mudara nos proximos.

Assim como ja foi dito, ta na hora de mais graficos, pq apenas pra ganhar FPS pra quem ja tem uma VGA bacana é irrelevante jogar acima dos 60 FPS, por outro lado ter melhores visuais / efeitos ja agrega mais ao camarote kkkk
Imagem

Tenho: SATURN -- GBC -- GBA -- GBA SP -- PS1 -- PS2 -- PS3 -- PSP -- PS VITA -- Wii -- 3DS -- Xbox 360 -- PS4 -- iPhone 4S -- iPad 16gb --
Meu PC: XFX HD 7970 BE - i7 3770 - 8GB DDR3 2133 MHZ - SeaSonic 620W - SSD 120GB - 1,5 TB SATA - Thermaltake Commander - Hyper TX3 EVO - T.Beach DPX21

BrazMii
Usuário
Usuário

06/02/2014

Known Issues

Mantle performance for the AMD Radeon™ HD 7000/HD 8000 Series GPUs and AMD Radeon™ R9 280X and R9 270X GPUs will be optimized for BattleField 4™ in future AMD Catalyst™ releases. These products will see limited gains in BattleField 4™ and AMD is currently investigating optimizations for them.

Tomara que melhore mais e mais sim, pois apenas começou.

Responder
  • Informação