A Sony cometeu 2 erros fatais com o Vita.... Prometer algo para um publico (que não é o meu caso) de mostrar algo que futuramente não viria a ser colocado. Que foi o quesito de streaming perfeito de jogos do PS3/4 na telinha (e isto engatinha e até Android vagabundo tá dando pitacos), e como SEMPRE prometer uma infinidade de jogos absurdos no lançamento e ir soltando a doses homeopáticas no meio de zilhões de indies e ports.
E no meu caso, eu comprei o Vita como principal foco de ter o console que rodasse os jogos mais interessantes do PS3 a meu gosto naquele momento com o BÔNUS dos títulos exclusivos que nasceram com ele e as respectivas doses homeopáticas de jogos próprios. Não me arrependo nem um pouco de ter meu Vita! E é deveras compreensivo os consumidores que (de novo) acreditaram na Sony em suas promessas que ainda não foram cumpridas.... << Aprendam com esta minha própria experiência que console se compra pelo que oferece de IMEDIATO e se ele vai TE SUPRIR sem pensar em esperanças.
Claro que não sou hipócrita em dizer que é tudo "lindo pra mim" porque tem desta leva da "promessa" jogos que não vingaram. Mas no geral, isto faz parte. Não vendo meu Vita nem a porrada e considero o melhor portátil já feito com o que ele me oferece de premissa A MIM ESTABELECIDA na hora da compra.
.......
Agora com relação a disputar no mercado.... Nintendo em termos portáteis Reina.... Sim! Mas a questão é justamente o tamanho do reino. Para consumidores como eu e zilhões de outros com foco em PCs + Old School + Jogos fora do padrão "Mario/Kratos/Halo" << os "androidianos" e outros incontáveis títulos de DÉCADAS de consumo neste seguimento, a Steam perde UMA FORTUNA de oportunidades a cada passo tosco que mercado de portáteis alternativos avançam FORTEMENTE com consoles "de mão" com a qualidade do mais vagabundo "CCE Chinês" padrão JXD e afins da vida a Shield portáteis que fazem maravilhas.
Imagine um produto Steam Portable OFICIAL com uma pegada padrão de 5 polegadas para quem quer algo mais mobile, um 7 polegadas para quem quer ter uma tela mais parruda amigável nas mãos de quem joga, mandando um "te fodem ai" para a concorrência "semi-não-oficial" que vive na base de gambiarra.
Sinceramente, a Steam não ganha dinheiro padrão propina de mensaleiro da Petrobrás porque não quer!