Imagem--------------------------------------------------Imagem

[GUIA] ODDE's Xk3y / Wasabi e afins!

Discussão sobre o Xbox (classic) e o Xbox 360
Rike09
Usuário
Usuário
Consoles: GBA, PSP, DSLite, Xbox360
Titulo: Newestern Outlaw
Live ID: Ric4o

28/07/2012

:right: ApresentaçãO :left:
  • :right: O que são ODDES's?
ODDE(Optical DVD Drive Emulator)

:star: São dispositivos que emulam o drive do DVD, possibilitando que você rode os jogos de algum backup via Usb ou sata, dependendo do ODDE. Estão inclusos na categoria de desbloqueios de drive, então não te possibilitam rodar nada mais que jogos que já foram disponibilizados em dvd.
Não é necessário soldas para instalar este tipo de dispositivo!
:starempty: Esse tipo de desbloqueio não inclui jogos baixados da live, nem DLCs, nem XBLA e etc. Você poderá usar esse tipo de conteúdo normalmente, pagando e baixando.

• :right: Como funcionam ODDES's?
Emulando o drive do Xbox360

:star: Eles funcionam duma forma relativamente simples. O drive do Xbox originalmente vai ligado à placa mãe. Quando o ODDE é instalado no Xbox360, o DRIVE passa a ser ligado no ODDE, e o ODDE então é ligado na placa mãe.
Desta forma então, o ODDE passa a ser uma interface entre a placa mãe e o drive, controlando todas as informações enviadas à placa mãe, e manipulando o que for necessário pra "dizer" à placa mãe que há um dvd dentro do drive, e cumprir com todas as chalanges de segurança, enquanto emula os nossos jogos.

:star: Pra que seja possível emular o leitor de DVD é necessário ter a key do leitor. Essa key é uma sequencia numérica responsável por tornar cada drive único. E a chave é casada com a placa mãe.

:star: Depois de instalado a seleção de jogos é simples também. Há algumas diferenças entre Xk3y e Wasabi, nos Reviews está mais detalhado.
Basicamente funciona assim: o dispositivo emula um "DVD de Conteudo Misto", isto é: gera um dvd com pastas, uma pra cada jogo com o nome do jogo. Você navega até o gerenciador de arquivos do Xbox360 e ao abrir uma pasta o jogo é selecionado, então você ejeta o disco apertando Y no menu principal do Xbox360 ou no botão ejetar do console e aguarda que o dispositivo se encarregará de fazer o resto... "colocar o dvd", fechar a bandeja, e etc.
Outra opção similar ao "DVD de Conteudo Misto" é o "MenuDVD", o sistema é basicamente o mesmo: emular um dvd, a diferença é que o dispositivo forja um DVD com um menu do tipo seleção de cenas, apresenta as opções, e você seleciona o jogo, ejeta o disco e aguarda abrir o jogo. No Xk3y essa opção é mais elaborada, veja nos Reviews.

:starempty: Das questões de segurança, falarei mais à frente!

• :right: Quais são os ODDES's do mercado?
Xk3y(X360Key) e Wasabi360

:star: Os mais famosos são estes 2: Xk3y e Wasabi360. Tem basicamente o mesmo funcionamento, o mais famoso é o Xk3y, há uma certa rivalidade com o Wasabi, não vou abordar este assunto mas apresentarei as vantagens e desvantagens de cada um mais à frente, talvez faça uma tabela comparativa.

:starempty: Existem outras soluções menos famosas, que são:
  • x360dock que terrivelmente precisa de um computador pra ser usado, ou comprar um dispositivo à parte pra se tornar indenpendente. Me pareceu uma cópia estúpida do Xk3y. Site: http://x360dock.com
  • Boxzii pareceu uma cópia do x360dock, imaginem :dawg:. Site: http://www.boxzii.com/
Vou escrever sobre os mais famosos primeiro, mas acho que não vou escrever nada sobre estes menos famosos depois. :coolface:

• :right: É seguro usar ODDES's?
Falando do risco de banimento.

:star: Não há como mensurar, nem programar o tempo de duração que estas soluções tem, nem se um dia acabarão, assim como todas as outras destravas, mas analisando tecnicamente os ODDE's tem alguma vantagem sobre outras destravas. Em toda destrava há um risco, do ponto de vista técnico este é a que há o menor.
Tecerei estes comentários e acho que todos os técnicos concordarão, esse tipo de destrava é extremamente seguro por vários motivos:
  • é um hardware de terceiros dentro do Xbox360, e baseado na alegação de que só rodamos backups de jogos que compramos, à fim de poupar tanto a mídia como o leitor, não é uma prática ilegal logo a microsoft não tem direitos de fazer nenhuma alteração neste tipo de dispositivo.
  • Você pode desativá-lo por um botão à qualquer momento pra fazer uma atualização, rodar jogos originais e etc. Esse é o modo Pass-Through(passando direto em tradução livre). Para o sistema do Xbox360 será interpretado como se não houvesse nenhuma alteração, como se o console fosse original.
  • Exatamente por ser um hardware de terceiros, este não estava incluso nos projetos do Xbox360, e isso dificulta qualquer alteração via software(atualização). Podemos ver essa grande vantagem em qualquer solução via hardware. Visivelmente é uma vantagem em relação à iXtreme, que é uma modificação da firmware do drive que estava nos projetos da microsoft. E bem por isso sabemos(pois já aconteceu anteriormente) que ela pode regravar a firmware do aparelho, por uma simples atualização no Xbox360.
:star: Nenhum produtor de ODDE's garante o uso na Live, porém muitos usuários aqui do fórum usam, eu inclusive. Nunca tivemos nenhum tipo de problema.

:starempty: Não há registros de Xbox360 banidos por uso de ODDE's, mas existe sempre um risco de ser banido!
Há um rumor de que o c4eva tem um Xbox360 banido por uso de ODDE's, mas eu acho muita coincidência que ele seja o único, logo ele que é o alfa tester do darkside, e pseudo-concorrente dos ODDE's.

:idea: :!: Peço que os técnicos que trabalham à bastante tempo com games avaliem estes comentários e me enviem o que acharam via PM. Se gente suficiente achar coerente colocarei como uma informação concreta, não apenas como minha opnião :!: :idea:

:right: ReviewS :left:
Analise mais técnica possível.
  • :right: Xk3y - X360key - Xkey
Site do desenvolvedor: http://xk3y.com/
Fórum Xk3y: x360keyforum.com

:star: Descrição
O hardware fica dentro do console, deixando pra fora apenas um slot USB, onde pode ser ligado um controle externo, ou o HD, ou o Acessório Xk3y Wifi.
Esse controle externo que mensionei faz o xk3y funcionar independente, possui uma tela, e nela é só selecionar o jogo e abrir a bandeja. É relativamente mais rápido do que no console, pelos outros métodos mencionados acima. Uma vantagem deste método é que se o "DVDMenu" ou o "DVD de Conteudo Misto" for bloqueado pela Microsoft o controle externo suprirá as necessidades.
Um diferencial do Xk3y é que a sua versão do "DVD Menu" apresenta as capas(Covers) dos jogos ou Banners, já o Wasabi apresenta somente os ícones e os nomes.
O Xk3y também é capaz de rodar alguns Homebrews em linux, o DVDMenu é um deles.

:star: Versões disponíveis
Versões 1.0 e 1.1(também conhecida como R7.2)
Ambas versões funcionam tanto em Xbox360 Fat quando Slim, a diferença é que a segunda versão vem com um cabo flat no lugar de um cabo usb, facilita a instalação e a placa tem uma revisão básica de componentes, mas nenhuma vantagem que fizesse a primeira placa ficar obsoleta.

:star: Fotos do produto & itens do pacote
SpoilerShow
ImagemImagem
Instalado e rodando com o Controle Externo:

Instalado e rodando com o DVD Menu:
:star: Compatibilidade
Imagem

:star: Funcionalidades
  • Suporte à Multi-linguagem.
  • Compatilidade com Xbox360 Fat & Slim.
  • Suporte à Isos Xbox 1.
  • Controle Externo independente.
  • Kernel Linux com suporte à Homebrews
  • Navegação de Isos por "DVD Menu" ou "DVD de Conteudo Misto".
  • Suporte à Isos XGD3 e jogos com proteção AP25.
  • Suporte à Jogos Multi-Disco.
  • Entrada USB 2.0 com velocidade de leitura de até 60mb/s.
  • Suporte à NTFS, EXT2/3/4, e Mac OS X Extended.
  • Aplicativo de seleção de jogos pra Iphone, Android e PC(requer Xk3y Wifi Dongle).
  • Suporte à atualizações e Modo de Recuperação(se algo der errado na atualização, tipo um pico de energia, há como recuperar).
  • Modo Pass-Through.
:star: Acessórios
Xk3y Gecko: Dispositivo USB à ser ligado no pc, serve pra extrair a key, fazer rips completos de jogos e etc.
Xk3y Wifi Dongle: Dispositivo que adiciona a funcionalidade Wifi ao Xk3y, permitindo ser acessado de outros dispositivos como celulares, computadores ligados à rede e etc. Como o Xk3y tem suporte à homebrews, as possibilidades aumentam com o Wifi.

:star: Onde Comprar?Qual o Valor?
O valor vai de 170R$ à 230 R$ importando e 270 à 350R$ no Brasil, dependendo da loja. Uma lista completa de fornecedores oficiais pelo mundo pode ser conferida no site do próprio Xk3y, por este link.
Aqui na loja NewsInside também tem o Xk3y.

:starempty: :y: Prós:
  • Atualizações recentes, bom suporte por parte da equipe.(ultima atualização 13/07/2012)
  • Fórum oficial
  • Suporte à Multi-linguagem.
  • Suporte à Isos Xbox 1.
  • Kernel Linux com suporte à Homebrews
  • Suporte à NTFS, EXT2/3/4, e Mac OS X Extended.
  • Aplicativo de seleção de jogos pra Iphone, Android e PC(requer Xk3y Wifi Dongle).
:starempty: :n: Contras:
  • Não extrai a Key do drive sozinho, é necessário contratar este serviço em uma assistência ou usar o pc pra isso.
**Não vou colocar a velocidade de leitura como um contra e logo abaixo vou explicar porque.**

• :right: Wasabi - Wasabi360
Site do desenvolvedor: http://www.wasabi360.com/
Fórum Wasabi360: procurei e no máximo encontrei fóruns de terceiros com uma área dedicada ao Wasabi360, mas não encontrei fórum oficial.

:star: Descrição
Diferente do Xk3y, o Wasabi não possui nenhuma tela externa, a interação é somente feita direto na tela da TV, via conteúdo misto ou DVDMenu também.
Possui apenas 2 botões e uma chave(esquerda-direita) e alguns leds pra controle do dispositivo, que servem pros serviços de extração da key e atualização do Wasabi.
O design é interessante, mas poderia ser muito melhor, um hardware tão pequeno poderia ser melhor acomodado, e o design melhorado. Ele fica obrigatoriamente acoplado ao Xbox360, na grade "superior". A porta de leitura é o padrão e-sata, com velocidades de até 60mb/s.

:star: Versões disponíveis
Modelo Fat e Slim.
Ambas versões tem as mesmas funcionalidades, a diferença está no design de cada um deles, pois como o Wasabi fica acoplado ao Xbox360, cada um tem o design respectivo ao console usado.

:star: Fotos do produto & itens do pacote
SpoilerShow
ImagemImagem
Wasabi360 Instalado e Funcionando - DVD Menu
:star: Compatibilidade
Imagem

:star: Funcionalidades
  • Extração semi-automática da key do drive.
  • Navegação de Isos por "DVD Menu" ou "DVD de Conteudo Misto".
  • Suporte à Isos Xbox 1.
  • Suporte à Isos XGD3 e jogos com proteção AP25.
  • Suporte à Jogos Multi-Disco.
  • Entrada E-Sata com velocidade de leitura de até 80mb/s. **(verificar segurança desta funcionalidade)**
  • Suporte à NTFS.
  • Suporte à atualizações.
  • Modo Pass-Through.
:star: Acessórios
Não possui nenhum tipo de acessório.

:star: Onde Comprar?Qual o Valor?
O valor varia de 160R$ à 250R$ importado, e no Brasil uma média de 270 à 350R$.
Uma lista completa de fornecedores oficiais pelo mundo pode ser conferida no site do próprio Wasabi360, por este link.

:starempty: :y: Prós:
  • Extração semi-automática da key do drive.
**Não vou colocar a velocidade de leitura como um pró e logo abaixo vou explicar porque.**

:starempty: :n: Contras:
  • Não há atualizações constantes(ultima atualização: 12/03/2012)
  • Não tem fórum oficial
  • Não suporta outros sistemas de arquivos senão NTFS.

• :right: **Sobre velocidades de leitura, e a segurança que isso envolve**
SpoilerShow
Bem, há um comparativo no site do Wasabi que mostra uma suposta velocidade de leitura e-sata de 80mb/s, e alegam que é até mais rápido que a leitura de um DVD-DL.
Isso não facilita a detecção do uso destes dispositivos?
Afinal se for um pouco mais lento, há muitos motivos lógicos pra isso: dvd riscado, problemas físicos no leitor e etc. Pra leitura diminuir a velocidade muitos fatores influenciam... mas um leitor não tem um problema que gere aumento na velocidade de leitura dos dados, correto?
Isso não facilita a detecção do uso destes dispositivos?
Dêem opniões aí, e como for indo eu coloco como prós e contras nos lugares certos!

Se você acha que faltou alguma coisa, ou há alguma informação equivocada avise! Corrigirei o mais rápido possível!

Fiquem à vontade pra realizar perguntas!

Vlwww :y:
Editado pela última vez por Rike09 em 31/07/2012, em um total de 2 vezes.
[GUIA] Xk3y / Wasabi e ODDE's em Geral:Clique aqui para ver!

arcanine59
Usuário
Usuário
Consoles: Wii, PS2, DS, 3DS, XBOX360
Titulo: Sol
Live ID: LinkSkyWalker
Contato:

29/07/2012

Não há atualizações constantes(ultima atualização: 12/13/2012)
vish UAEIHUEIAHAEIHE

mas enfim, um ótimo guia, parabéns.
me ajudou a esclarecer umas duvidas que eu tinha no x360key. E agora tenho certeza que vou comprar (:

Rike09
Usuário
Usuário

29/07/2012

arcanine59, kkkkkkkkkkkkkkkkk Obrigado pela observação!

Vlw!!
Mais pra frente falo sobre instalação, mas é algo total sem complicação! Mais fácil que escolher qual ODDE usar :P

Até +

T1000
Moderador - Xbox
Moderador - Xbox
Consoles: PS2+PES+TIME DO FORUM
Live ID: TheT1000BR
PSN ID: Firma_Zuera
XLink Kai ID: T1000NI
Contato:

29/07/2012

Fiquei sabendo que agora o xkey suporta os hitachi dos slim...mas precisaa fazer Reset glitch para pegar a dvd key :umm:
-Faço serviço de desbloqueio Xbox 360(Ixtreme e Reset Glitch),interessados Clique Aqui ou entrar em contato pelo e-mail satimara12@hotmail.com.

Rike09
Usuário
Usuário

29/07/2012

T1000, Exatamente! São os 0500, correto?

Pra quem vai usar só o Xk3y, não vejo muita vantagem, mas pra quem já tem RGH + Dualboot no console fica demais!
Era esse o set que eu queria, mas ai a dash atualizou e eu tava sem grana pra fazer o RGH antes, e não queria deixar de logar na live... Quem sabe quando sair uma solução eu tenha grana :D

febatera
Usuário
Usuário
Consoles: PS4-PSP3K1-PS3 Slim
Titulo: Rock 'n Roll 4ever !
Live ID: febatera
PSN ID: febateraps

31/07/2012

Muito bom Rike, parabéns.

Artigo bem informativo, com texto bem montado, alguns destaques (mas sem baianada, nada contra quem nasce na BA), português legal, show de bola.

Tem futuro como redator por ai.

Karmed, abs.
Imagem

T1000
Moderador - Xbox
Moderador - Xbox
Consoles: PS2+PES+TIME DO FORUM
Live ID: TheT1000BR
PSN ID: Firma_Zuera
XLink Kai ID: T1000NI
Contato:

01/08/2012

Tópico pinado!
-Faço serviço de desbloqueio Xbox 360(Ixtreme e Reset Glitch),interessados Clique Aqui ou entrar em contato pelo e-mail satimara12@hotmail.com.

hastangini
Usuário
Usuário
Consoles: Xbox Slim, Pc
Live ID: zangsta

01/08/2012

É isso ae Rike, topico bastante útil, também sou usuário de ODDES's no x360, no meu caso optei pelo wasabi 360s, tinha um ps3 slim e o bolso n agüentou e tmb estava sem paciência de tanto trambique para jogar, quando tomei conhecimento dos ODDES ñ pensei duas vezes em trocar de console. Rgh tmb era uma opção bem interessante comparando os valores, mas oque eu procurava mesmo era uma solução que eu mesmo conseguiria instalar passo a passo com um manual. O Xkey me pareceu uma opção um pouco melhor ao wasabi porem eu teria que mandar extrair a key do meu drive, mas oque me tirou do dilema foi realmente o preço, apos ver o wasabi a 71U$ na deal extreme ñ pensei 2x em efetuar a compra e estou bastante satisfeito com o custo beneficio, Também dei sorte do meu driver ser 100% compatível com a extração automática da key.

Qualquer dúvida tamos ae.
Imagem
Xbox Slim @ Wasabi360s
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
For the Light!

Rike09
Usuário
Usuário

01/08/2012

T1000, Obrigado! Com o tempo vai receber mais atualizações.

hastangini, Exatamente, meu caso foi quase idêntico!
Eu queria uma solução que eu mesmo pudesse instalar, cogitei o RGH+Dualboot, mas eu queria jogar online.
Na verdade só não fiz os 2 por falta de grana.
Eu paguei na época o equivalente à 150R$ também , o valor em dólares do Xk3y era um pouco maior, mas o dólar estava em baixa :P
Comprei na deal extreme também, tentei extrair a Key em casa, mas meu chipset não era compatível, aí troquei a extração da key por um dvd de jogo.

E é isso aí, qqlr dúvida, tamos ae =]

adricci
Usuário
Usuário
Consoles: PS3 - GALAXY SIII
Titulo: Dancing CAT - O MILIONÁRIO
Live ID: adrgamesko
PSN ID: ad_ricci
XLink Kai ID: adricci
Contato:

02/08/2012

:ffuuu: Não gostei do guia está uma bos**!!! :afuu:

Zueira... :whistle: está muito bom parabéns. karma!!! :y: :star: :star: :star: :star: :star:
ADRICCI - Assistência em Games
XBOX 360 - Desb. Atual. Reset Glitch - Dual Boot.
PS3 - DownGrade 3.55 - RSOD
Msn: ad.ricci@hotmail.com / e-Mail: adricci.games@gmail.com
Cel: 19-9287 8299
Americana-SP
site: http://www.adriccigames.com

Responder
  • Informação