Ver mensagens sem resposta | Ver tópicos ativos | Ver tópicos novos Hoje é 28/02/2017
Novo anúncio global importante!

Responder Tópico  [ 141 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 15  Próximo
Linux Geral 
Autor Mensagem
Site Admin
Site Admin

Consoles: DSi,PSP,PSVita,NES, PC fodinha
Responder com citação
Mensagem Linux Geral
Aproveitando o lançamento do SteamOS resolvi criar esse tópico fixo para dúvidas de Linux, principalmente focado ao uso em Desktops, rodar programas de windows (ou sugerir alternativas) e jogos (nativos ou não).

Estarei sempre monitorando esse tópico e respondendo com o pouco que sei.

Quer algo relacionado a emulação? Me manda um Imagem.

14/12/2013
Karma desse Post: 0 
Offline Perfil
Site Admin
Site Admin

Responder com citação
Mensagem Re: Linux Geral
Perguntas frequentes:

P: Não sei NADA de Linux e são tantas opções de Distribuição diferente, qual eu devo usar?
Para iniciantes eu recomendo sempre o Linux Mint MATE, o XUbuntu e o ElementaryOS , não use o ubuntu comum ou você provavelmente vai estranhar a interface, quando você aprender mais recomendo o DEBIAN, de certo modo você usando qualquer uma das 3 distros que recomendei acima você já vai estar aprendendo o Debian, pois todos estes 3 usam ele como base.

Quais interfaces gráficas são mais amigáveis para quem está acostumado com o Windows?
Recomendo as interfaces MATE, Cinnamon, KDE e Gnome 2 (Gnome 3 é uma droga e Cinnamon é instável e consome recursos exageradamente como o Gnome 3).

P: Tenho de saber linha de comando para usar o Linux?
R: DEPENDE, para uso básico, não, mas se você resolver aprender só vai ser melhor para você (procure pelos "GUIA FOCA LINUX" no google, baixe e leia), mas você pode usar certas distribuições para usuário iniciante sem nunca ter de se importar em aprender.

P: É verdade que Linux não tem virus.
R: DEPENDE, no geral SIM, de forma simples, se você instalar programas apenas usando APT-GET ou a central de software do Mint/Ubuntu e sempre atualizar o sistema quando ele pedir você estará imune, o Linux não "pega" vírus vindo de arquivos, apenas de PROGRAMAS que você instalar de fontes não oficiais, digamos que é como um iPhone.

Caso tenham alguma dúvida para adicionar aqui sugiram.

14/12/2013
Offline Perfil
Site Admin
Site Admin

Responder com citação
Reservado para Distros.

14/12/2013
Offline Perfil
Site Admin
Site Admin

Responder com citação
Reservado para indicie.

14/12/2013
Offline Perfil
Usuário
Usuário
Nya!

Consoles: 3DSXL, GBA SP, PSP, PSV, PS3
Live ID: MrNascimento
PSN ID: dnascimento
XLink Kai ID: dnascimento
Responder com citação
Ótima idéia Vou aproveitar para adicionar meus 2 cents.

Mr. Olhinhos Cintilantes. escreveu:
Perguntas frequentes:

Quais interfaces gráficas são mais amigáveis para quem está acostumado com o Windows?
Recomendo as interfaces MATE, Cinnamon, KDE e Gnome 2 (Gnome 3 é uma droga e Cinnamon é instável e consome recursos exageradamente como o Gnome 3).

Confesso que não conheço o MATE, mas darei uma olhada assim que possível.
:right: O que é uma interface?

Linux é o kernel (núcleo) do sistema, é basicamente o que faz a interação entre o usuário e o Hardware do seu computador.
As interfaces (Gnome, KDE, XFCE, MATE, etc) são apenas uma camada visual para facilitar o uso do sistema. Assim como é feito no Windows.

A principal diferença no linux é a capacidade de personalização através da escolha da interface que te agrada mais.

:right: KDE
Na minha opinião é a interface recomendada para os marinheiros de primeira viagem no mundo Linux. Por ser organizada de uma forma bem semelhante ao Windows ajuda a não causar muita estranheza com o novo sistema. Particularmente não gosto dessa interface, pois existem outras opções mais simples e que funcionam mais rápidamente.

Screenshot KDE Plasma mostrar
Imagem

:right: Gnome
O Gnome foi minha inteface padrão durante muito, mas muito tempo mesmo, porém depois da mudança para o Gnome 3 eu deixei de usar por não conseguir me adaptar e por achar a performance do Gnome 2 muito melhor que o Gnome 3.

O Gnome 2 era uma interface simples baseado em menus (assim como o OSX). Para quem estava acostumado com o ambiente Windows poderia se atrapalhar um pouco, mas depois que você se acostuma nunca mais quer usar outra coisa :)
Já o Gnome 3 reformulou totalmente a interface, indo na linha de adaptação para telas de toque. Ficou mais bonita, mas na minha opinião menos funcional.

Gnome 2 mostrar
Imagem

Gnome 3 mostrar
Imagem

:right: XFCE
Depois da mudança do Gnome 3, o XFCE virou minha interface padrão. Simples, leve, rápida e super fácil de usar funciona super bem em pcs mais parrudos quanto pcs mais antigos.

Apesar de todas as interfaces que eu comentei aqui parecerem ser feias, todas são muito facilmente personalizáveis, permitindo deixar o SO com a cara que você quiser.

P: Tenho de saber linha de comando para usar o Linux?
R: DEPENDE, para uso básico, não, mas se você resolver aprender só vai ser melhor para você (procure pelos "GUIA FOCA LINUX" no google, baixe e leia), mas você pode usar certas distribuições para usuário iniciante sem nunca ter de se importar em aprender.

Tenho uma ótima analogia para essa pergunta: Preciso entender de mecânica para dirigir um carro?
Não precisa. Sabendo o básico você já consegue se virar, agora quanto mais você conhecer mais poderá fazer manter o sistema funcionando perfeitamente e / ou corrigir algo quando ele te deixar na mão.

Terminal / Linha de comando é a mesma coisa. Quase tudo você consegue fazer via interface gráfica, mas é muito mais rápido e prático fazer via linha de comando. Sem contar que, ao estudar a linha de comando, mais você conhecerá sobre o sistema e mais liberdade terá para resolver problemas ou simplesmente administrar sua máquina.

P: É verdade que Linux não tem virus.
R: DEPENDE, no geral SIM, de forma simples, se você instalar programas apenas usando APT-GET ou a central de software do Mint/Ubuntu e sempre atualizar o sistema quando ele pedir você estará imune, o Linux não "pega" vírus vindo de arquivos, apenas de PROGRAMAS que você instalar de fontes não oficiais, digamos que é como um iPhone.

NÃO. NÃO É VERDADE!
Todo sistema tem programas maliciosos, a única diferença é como cada sistema lida com a execução de seus programas.

No Windows, todos usam usuários que possuem permissão de administrador - Logo, qualquer programa malicioso executado no seu usuário (que possui altas permissões no sistema) irá causar um dano maior.

No Linux existem basicamente dois tipos de usuários, o super usuário(root) e o usuário comum.

Usuário comum
Usuário do dia a dia. Com poucas permissões.
Esse é o usuário que você vai usar 98% do tempo em um sistema linux. Tem pouquíssimas permissões e o risco de causar problemas ao sistema é pouco pois tem acesso somente a sua pasta de documentos (home)

Root
O super usuário. O Deus do ambiente linux.
Imagem
Sudo - comando utilizado por um usuário comum para ter permissões de super usuário temporariamente.

Esse usuário tem todas as permissões sobre o sistema e como dizia o Tio Ben: Com grandes poderes, grandes responsabilidades.

No dia a dia, esse usuário é utilizado apenas para tarefas administrativas, como gerenciar aplicativos instalados, usuários e gerenciar o computador em geral.
Utilizar o root como usuário principal é o mesmo de dar a todos os aplicativos da sua máquina, permissão total no sistema, podendo destruir qualquer coisa.

Resumo:
Executar um programa com um usuário comum - Risco baixo. Impacto apenas na pasta do usuário
Executar um programa com super usuário - Riscto alto. Impacto em todo o sistema.

Dicas - Monster Hunter Freedom Unite
Dicas - Monster Hunter Portable 3G
Dicas - Monster Hunter 3 Ultimate

Imagem
Imagem

16/12/2013
Karma desse Post: 1 
Offline Perfil
Site Admin
Site Admin

Responder com citação
dnascimento, Excelente! :y:

07/01/2014
Offline Perfil
Usuário
Usuário
Falta de Classe

Consoles: Not even once
Responder com citação
http://www.phoronix.com/scan.php?page=home

Recomendando esse site aqui, tem muito artigo bom e é excelente para companhar a evolução das distros\drivers e como hardware mais novos se comportam sob linux.

18/01/2014
Offline Perfil
Usuário
Usuário
Falta de Classe

Responder com citação
http://www.phoronix.com/scan.php?page=n ... px=MTYxNjI

OpenGL tomando rumo em busca da dominação mundial junto ao Linux.
AMD, Intel e Nvidia trabalhando juntas para diminuir em +10x o overhead da API, e incluir conceitos do Mantle em forma de extensões.

Feliz vai ser o dia em que a balança esteja pesando mais para o OpenGL do que para o DX (que se melhorar alguma coisa, vai te obrigar a trocar de OS pra qualquer bos** que a MS estiver forçando no momento).

26/02/2014
Offline Perfil
Site Admin
Site Admin

Responder com citação
Mas que novidade maravilhosa!

26/02/2014
Offline Perfil
Usuário
Usuário
Falta de Classe

Responder com citação
http://www.phoronix.com/scan.php?page=n ... px=MTYzNDI
http://www.gog.com/news/gogcom_soon_on_more_platforms

Bom ver outra loja digital famosa entrando na festa.

18/03/2014
Offline Perfil
Responder Tópico   [ 141 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 15  Próximo